Tipos de Aparelhos Dentários

Escolher qual o melhor aparelho dentário

A ortodontia é definitivamente a nossa praia e a Dr.ª Daniela Paiva é reconhecida pela sua prática clínica em mais de 1.000 casos de ortodontia concluídos com aparelhos dentários em várias clínicas do grande Porto. É um privilégio contarmos com médicos dentistas que demonstram todos os dias a sua dedicação e paixão pelo que fazem. 

Se ainda não sabe qual a técnica que vai usar no seu alinhamento dentário marque já a sua consulta para fazer um estudo ortodôntico com a Drª Daniela Paiva e conhecer o diagnóstico para o seu tratamento ortodôntico em Vila Nova de Gaia ou Santa Maria da Feira.

Aparelho Autoligado

Se já pesquisou por "aparelho autoligado" é porque sabe o que quer e sabe que existem diferenças entre os tipos de aparelhos dentários.

Aparelho Autoligado

Invisalign

Saiba que pode corrigir os seus dentes de forma confortável através de alinhadores transparentes e removíveis com o aparelho dentário invisalign.

Conhecer os aparelhos transparentes

Para que serve um aparelho dentário?

Para corrigir o posicionamento dos dentes a Ortodontista usa técnicas e aparelhos ortodonticos adequados a cada caso, dependendo do tipo de força e de deslocação necessária para cada dente. Os aparelhos dentários podem ser fixos ou removíveis, metálicos, estéticos e transparentes.

​A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que tem como objetivo corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares superior e inferior para corrigir a má oclusão.

Dentes tortos ou sobrepostos são um problema muito além da estética. A perda de um dente é normalmente um processo longo, iniciado com uma simples carie, caries essas frequentemente presentes em casos de dentes tortos ou que não se encaixam corretamente e que por isso dificultam o acesso da escova e a manutenção de uma boa higiene oral. Este é o primeiro passo para doenças periodontais que têm riscos sérios e podem levar à perda precoce dos dentes.

correção ortodôntica é fundamental para manter a dentição natural ao longo da sua vida.

Tratamento ortodôntico vantagens

Corrigir a posição dos dentes é de alta importância quer para a estética, quer para a funcionalidade da boca.
A correção ortodôntica resolve os problemas causados pelo deslocamento dos maxilares, que provocam dores e deformações na face. Uma má oclusão é uma desarmonia dentária e dentes tortos criam um desequilíbrio muscular provocando dores de cabeça, problemas temporomandibulares, e dores que se podem estender pelo pescoço, ombros e costas.
apinhamento dos dentes cria zonas de difícil acesso para a escova e fio dentário. Os dentes alinhados permitem manter mais facilmente uma boca saudável, uma vez que não havendo sobreposição dos dentes a higiene oral é muito mais eficaz. Os dentes desalinhados são não raras vezes a causa de cáries e doenças na gengiva que levam à perda de dentes.
O mau posicionamento dos dentes provoca, na maioria das vezes, forças exageradas em alguns dentes. Quando existe oclusão, as forças da mastigação são aplicadas e absorvidas de forma distribuída e desta forma consegue-se eficiência mastigatória. Podem estar também presentes problemas respiratórios e de fonação, razão pela qual existe frequentemente uma abordagem conjunta com a Terapeuta da Fala.

Duração do tratamento ortodôntico

A duração do tratamento ortodôntico depende da sua complexidade e do grau de colaboração do paciente, normalmente estima-se entre 24 a 30 meses.

Para evitar recidivas podem ser necessárias contenções no final para garantir que os dentes permanecem na sua posição definitiva. Em casos severos de anomalias dento faciais, pós fase do crescimento ósseo, recorre-se a cirurgia ortognatica cujo período de recuperação óssea prolonga a duração do tratamento.

Está na hora de mostrar o seu melhor sorriso!

Somos uma referência na área da Ortodontia. Contamos com uma profissional experiente e altamente qualificada, aliada á melhor e mais recente tecnologia.