10 Perguntas Frequentes sobre o Aparelho Invisalign

Na lista dos tratamentos dentários que suscitam maior interesse o aparelho Invisalign ocupa as primeiras posições. A ideia de conseguir corrigir problemas de forma discreta e eficaz é atrativa, e nesse campo este aparelho dentário é uma das melhores opções, acabando por ganhar cada vez mais seguidores.

Contudo, ainda existem muitas dúvidas sobre o procedimento.

Como para avançar com qualquer tratamento é fundamental ter o máximo de informação sobre o assunto, hoje reunimos algumas das dúvidas mais frequentes sobre o sistema Invisalign e respondemos a todas.
 

1. Como funciona o tratamento Invisalign?

Atuando de forma precisa, utiliza alinhadores que se encaixam nas arcadas dentárias para aplicar pequenas forças na medida certa e nos locais certos, consoante o problema a tratar. Assim, vão alterando, de forma progressiva e eficaz, a posição dos dentes ou o alinhamento dos maxilares.

Planear e implementar o tratamento com este aparelho é um processo altamente tecnológico, que se desenrola da seguinte forma:

 

1. É feita uma avaliação do problema e, com equipamentos próprios, tiram-se impressões das arcadas dentárias dos pacientes para analisar as necessidades;

2. Graças ao ClinCheck, um software avançado, é possível planear ao pormenor o processo de tratamento e visualizar o resultado pretendido;

3. Produzem-se os alinhadores à medida dos pacientes com material termoplástico exclusivo do sistema Invisalign que serão;

4. Entrega dos aparelhos Invisalign!
 

2. Quem pode usar este Aparelho?

O desenvolvimento dos alinhadores Invisalign torna-o um aparelho versátil, que pode ser usado para tratar diversos casos, seja o desalinhamento dos dentes ou dos maxilares ou diastemas, por exemplo.

Mais: este progresso contribui para que hoje possa ser usado para tratar igualmente situações menos ou mais complexas.

Além disso, a idade não é uma restrição – pode ser utilizado em adultos, mas também em crianças ou adolescentes, com métodos de tratamento adequados à fase de crescimento em que se encontram.

Regra geral, é possível também colocar o aparelho Invisalign após a realização de outro tratamento dentário, como aparelho, colocação de implantes ou facetas. Porém, é necessário que cada situação seja analisada individualmente pelo médico.

Assim, a maioria das pessoas pode beneficiar deste tratamento, usufruindo das suas taxas de sucesso elevadas.
 

3. Quanto tempo dura o tratamento?

A duração é variável consoante o problema a tratar, a sua complexidade e as características do paciente. Todavia, em média tende a prolongar-se entre 6 a 24 meses.

Esta é uma questão possível de prever durante o planeamento.
 

4. Como ocorre a troca de alinhadores?

Dado que é um processo que se adapta às necessidades de cada paciente, os alinhadores são trocados ao longo do tempo consoante os progressos alcançados. Assim, é possível ir ajustando as forças exercidas para conseguir o resultado esperado mais rapidamente.

Aquando das consultas de acompanhamento, normalmente a cada 2 meses, os pacientes recebem novos alinhadores, que são trocados pelos próprios, geralmente, a cada 1/2 semanas, de acordo com o planeamento e as orientações médicas.

Desta forma reduzem-se, também, as idas ao dentista.

Quanto ao número de alinhadores necessários, depende da complexidade e duração de cada tratamento.
 

5. Quais as maiores vantagens do tratamento Invisalign?

Comparativamente a outros aparelhos mais tradicionais, o sistema Invisalign apresenta algumas vantagens. As principais são:

  • Apesar das forças exercidas mais suaves, o processo costuma ser mais rápido;
  • O material termoplástico específico SmartForce dos alinhadores tornam-no mais cómodo;
  • Como os alinhadores são transparentes, sem aros metálicos, são muito discretos, beneficiando a parte estética;
  • É removível, logo pode tirar facilmente para comer, descartando restrições alimentares, e para fazer a higiene oral;
  • Como facilita a higienização, reduz a presença de placa bacteriana.
     

6. O aparelho Invisalign provoca dores?

O tratamento é indolor, mas é normal sentir um certo desconforto, como uma sensação de pressão, aquando da troca de alinhadores. Este é um sinal de que estão a provocar as forças necessárias sobre os dentes.

Ao fim de alguns dias, esta sensação tende a desaparecer.

Além disso, o aparelho Invisalign descarta feridas provocadas pela deslocação de arames ou brackets, como pode acontecer com os tradicionais. Ao aplicar a força de uma forma mais suave e controlada, garante um maior conforto.
 

7. Durante quantas horas deve ser usado?

Para evitar comprometer o tratamento, é fundamental que mantenha o aparelho entre 20 e 22 horas por dia, retirando apenas para comer e manter os cuidados de higienização.

Caso contrário, na hora de trocar os alinhadores, estes podem já não ser adequados, atrasando o processo.
 

8. Que cuidados exige?

Para que o tratamento tenha sucesso, é fundamental seguir algumas recomendações que visam garantir o bom estado dos alinhadores. Veja alguns exemplos:

  • Lavar bem as mãos antes de tirar e recolocar os alinhadores;
  • Higienizar os alinhadores de forma completa e consistente para evitar a acumulação de bactérias, segundo as orientações do médico com os acessórios recomendados – evite a água quente pois pode deformar o plástico;
  • Abstenha-se de fumar, beber café, vinho ou chá com os alinhadores – podem provocar manchas;
  • Lavar sempre os dentes antes de os recolocar para evitar acumulação de resíduos alimentares.
     

9. Após o tratamento, é preciso usar contenção?

O objetivo da contenção é manter o resultado alcançado após o término do tratamento. Portanto, é benéfico usá-la, assim como depois de qualquer aparelho dentário.

Porém, só o médico poderá avaliar a necessidade do uso da contenção.
 

10. Como saber se o sistema Invisalign é adequado ao seu caso?

Já sabe que, de forma geral, existem poucas restrições para o uso de aparelho Invisalign.

Mas, ainda assim, só um médico ortodontista poderá avaliar se este é o tratamento ideal para o seu caso, considerando as suas necessidades, características e preferências, e pesar consigo os prós e contras desta solução.

Além do mais, para implementar um tratamento Invisalign é preciso certificação específica. Assim, deve escolher especialistas neste procedimento, que encontra na MEDWAY – além de um processo rigoroso, capaz de alcançar o melhor resultado possível, beneficiará de um acompanhamento baseado na proximidade e transparência, dando-lhe maior confiança no tratamento.

Dr.ª Daniela Paiva
Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria
AnteriorQual a idade certa para colocar Aparelho nos Dentes?
SeguinteEm que consiste a Reabilitação Oral e quais os Benefícios?