3 Tipos de Próteses Dentárias – entenda as diferenças entre eles e conheça as suas vantagens e desvantagens

Colocar uma Prótese na boca permite restituir o sorriso de quem sofre com a falta de dentes. Mas existem vários tipos de Próteses Dentárias disponíveis no mercado.

Esta variedade difere na forma como funcionam, nos seus prós e contras e nos casos para os quais são indicadas. Conhecer estes dados é fundamental para fazer escolhas acertadas.

Se acha que pode vir a precisar destas soluções ou já sabe que é o tratamento indicado para o seu caso, este artigo é para si – damos informações detalhadas sobre os diferentes modelos de Próteses Dentárias para os compreender e fundamentar a escolha.

 

Que tipos de Próteses Dentárias existem?

Todas as Próteses Dentárias permitem devolver à boca a sua funcionalidade natural e aspeto. Isso é possível porque substituem a parte visível dos dentes, conhecida como coroa. Contudo, a forma como o podem fazer é variável, dando origem aos vários tipos de Próteses diferentes.

Um dos principais fatores que as distinguem relaciona-se com o número de dentes que permitem substituir. Neste sentido, podem ser:

  • Parciais – quando substituem um ou mais dentes;
  • Totais – quando substituem a totalidade dos dentes de um dos maxilares ou de ambos.

Além desta distinção, as Próteses Dentárias podem ainda ser agrupadas segundo a forma como são fixadas na boca.

Vamos então conhecer quais são os principais tipos de Próteses Dentárias.

 

Próteses Dentárias Removíveis

Como o nome indica, este tipo de Prótese pode ser retirado e reposto na boca sem a ajuda de um dentista.

Dentro deste grupo, é ainda possível distinguir dois tipos de Próteses:

  • Acrílicas: conhecidas como “dentaduras”. Apoiam-se sobre as gengivas ou sobre alguns dentes que sobram e também no céu da boca;
  • Esqueléticas: têm estruturas metálicas que se apoiam nos dentes que sobram para se estabilizarem no lugar. Regra geral, ocupam menos espaço na boca do que as Acrílicas.
     

Próteses Dentárias Semifixas

Também podem ser retiradas e repostas na boca, mas, quando se encontram colocadas, oferecem maior estabilidade que as removíveis. Porquê?

Este tipo de Próteses implica a colocação prévia de 2 ou 4 Implantes Dentários no maxilar, que substituem as raízes dos dentes. Estes são equipados com peças específicas, assim como as Próteses. Ao colocar a estrutura na boca, estas peças encaixam umas nas outras, como uma mola.

 

Próteses Dentárias Fixas

Este modelo permanece sempre fixo na boca. Pode ser aplicado sobre dentes naturais ou Implantes, à semelhança do anterior.

As Próteses Fixas distinguem-se quanto ao número de dentes que permitem substituir, podendo ser:

  • Coroas Unitárias – apenas uma coroa, para quando existe perda de um dente;
  • Pontes Dentárias – para quando existe a perda de dentes contíguos. As duas coroas das pontas apoiam-se nos Implantes ou nos dentes naturais e as do meio na gengiva;
  • Totais – sucessão de coroas coladas umas às outras. A técnica mais usada é o All-on-4, em que se usam apenas 4 Implantes para sustentar toda a Prótese.

     

Em que casos os diferentes tipos de Próteses Dentárias são usados?

Pelas características que apresentam, a escolha das Próteses Dentárias depende do nível de flexibilidade, estabilidade e durabilidade procurado pelos pacientes.

Por exemplo, as Removíveis são indicadas para quem procura uma solução flexível, que possa ser alterada com relativa facilidade. Já as Semifixas são ideais para quem privilegia estabilidade, mas pretende uma solução móvel. Por fim, as Fixas destinam-se aos pacientes que preferem um tratamento definitivo.

Mas a escolha da Prótese também depende das condições da boca. A colocação de soluções mais fixas implica um bom estado de saúde de algumas estruturas orais, como os dentes que sobram ou os maxilares.

 

 

Conheça as Vantagens e Desvantagens dos Tipos de Próteses Dentárias

As Próteses Dentárias, em geral, já apresentam muitas vantagens a nível estético e funcional, graças ao facto de substituírem os dentes perdidos. Mas cada tipo apresenta as suas próprias vantagens e desvantagens.

 

Próteses Removíveis

Por serem removíveis e substituírem os dentes de forma simples, estas Próteses apresentam benefícios como:

  • Dispensam procedimentos cirúrgicos para colocação;
  • São económicas;
  • Evitam períodos de recuperação;
  • Concedem um efeito imediato;
  • Facilitam a higiene oral.

Mas o facto de serem removíveis também traz desvantagens:

  • Pouca estabilidade na boca;
  • Mais tempo de adaptação;
  • Maior fragilidade;
  • Maior necessidade de trocas e ajustes.
     

Próteses Semifixas

Como as opções Semifixas são uma solução intermédia entre as Removíveis e as Fixas, a principal vantagem é aliar a praticidade de se poder retirar à estabilidade.

Quanto às desvantagens, podem precisar de ajustes regulares e requerem um procedimento mais invasivo, para colocação dos Implantes.

 

Próteses Fixas

Um dos maiores benefícios do tipo de Próteses Dentárias Fixas é a sua comodidade – são tão confortáveis e confiáveis como os dentes naturais. Por isso, são também a opção que permite recuperar com maior eficiência as funções da dentição e um aspeto natural. Além do mais, se os cuidados de higienização forem bem cumpridos, podem ser uma solução para toda a vida.

As suas desvantagens baseiam-se na intervenção mais séria e longa, para fixação da Prótese. Isto também faz com que exista um período de recuperação. Por fim, o efeito final pode demorar um pouco mais a ser conseguido, caso se coloquem Implantes – é preciso respeitar a sua união natural com o corpo.

 

Na Medway, ajudamos a perceber qual o tipo de Prótese Dentária indicado para o seu caso

Já vimos que todos os tipos de Próteses têm vantagens e desvantagens e que são indicados para casos diferentes. Uma boa indicação irá contribuir para o sucesso do tratamento. Assim, é importante ter a certeza de qual é o modelo mais indicado para cada situação.

A equipa da Medway dispõe dos meios para fazer uma avaliação rigorosa e chegar a um diagnóstico, que permite escolher entre os tipos de Próteses Dentárias sem dúvidas.

Dr. Tiago Correia Ver mais informações
Médico Dentista, Cirurgia e Implantes
AnteriorTudo o que sempre quis saber sobre a colocação de Facetas Dentárias na Turquia e as suas desvantagens
SeguinteO que é o Aparelho Dentário de Contenção e durante quanto tempo deve ser usado?