5 Cuidados a ter com a sua Prótese Dentária

Uma Prótese Dentária é a solução ideal para restaurar sorrisos afetados pela falta de dentes. A sua eficiência é tal que o leque de variedades e opções é vasto, suprimindo todas as necessidades que possam existir.

Ainda assim, como todos os tratamentos dentários, exige algumas responsabilidades por parte dos pacientes. Afinal de contas, o objetivo é que dure o máximo de tempo possível e, de preferência, em perfeitas condições.

Hoje partilhamos consigo os cuidados a ter com a Prótese Dentária que deve seguir com empenho.

 

Porque é importante cuidar da Prótese Dentária?

As Próteses Dentárias são peças que substituem de forma eficiente a parte visível de um ou mais dentes, adaptando-se às estruturas orais e necessidades individuais. Mas para que cumpram o seu propósito, não basta que sejam colocadas – é preciso respeitar alguns cuidados que asseguram que funcionam como é suposto.

Só desta forma é possível usufruir dos seus benefícios, entre os quais:

  • Retorno da autoestima, ao eliminar desarmonias estéticas e seus constrangimentos;
  • Restabelecimento da capacidade mastigatória, eliminando desconfortos ou receios ao comer;
  • Melhoria da dicção, afetada pela falta de dentes;
  • Uniformização da aplicação de forças sobre os dentes, evitando danos nos mesmos.

Além disso, apesar de cada vez mais resistentes, a eficiência destes elementos pode diminuir com o tempo e uso, em especial graças a hábitos negligentes, pelo que cuidar destas peças dentárias garante o aumento da sua longevidade. A mesma coisa quanto ao efeito estético: quanto mais bem cuidadas, mais harmoniosas parecem, prolongando o seu aspeto natural.

 

Quais as principais recomendações para quem tem uma Prótese Dentária

Uma Prótese Dentária pode ser classificada de várias formas, sendo a principal respeitante à sua forma de fixação – pode ser removível, semifixa ou fixa.

Por conta destas diferenciações, em certos casos os cuidados também podem variar consoante o tipo de Próteses. Vamos conhecer os mais importantes.

 

1. Higienize a Prótese e a boca de forma adequada

 

Quando colocadas, as Próteses funcionam como dentes naturais. Isto significa que também elas podem acumular fungos, placa bacteriana ou resíduos alimentares, resultando na deterioração da saúde oral. Então, após a colocação, os hábitos de higienização, como a escovagem, devem ser mantidos ou até melhorados, dependendo dos casos.

 

Contudo, esta rotina pode variar dependendo do tipo de Prótese. Para as fixas, o processo de escovagem é igual ao realizado em dentes naturais. A principal diferença nos cuidados diz respeito ao uso de fio dentário, que deve incluir dispositivos específicos consoante a Prótese para facilitar a sua utilização.

Já as que podem ser retiradas e repostas facilitam a higienização. Veja como limpar uma Prótese Dentária removível:

  • Após retirar, passar a Prótese por água corrente para remover restos alimentares;
  • Escová-la com substâncias próprias;
  • Escovar de forma suave a estrutura oral, incluindo mucosas, língua e palato;
  • Enxaguar de novo a Prótese e recolocá-la na boca.

O ideal é que estes passos sejam efetuados após cada refeição principal. Na impossibilidade de o fazer, passe, pelo menos, a Prótese por água.

 

2. Manuseie a Prótese com cuidado

Apesar de eficientes, as Próteses tendem a ser frágeis, podendo partir, dobrar ou danificar. Portanto, no caso das removíveis, deve retirá-las e recolocá-las com precaução e evitar descuidos, como deixá-las cair, pousando-as num local seguro.

Além do mais, nunca faça ajustes por conta própria, sob risco de causar danos irreparáveis.

Também é recomendado que retire a Prótese à noite, colocando-a num recipiente com água filtrada, de forma a impedir traumatismos involuntários, tanto nas mucosas como na própria Prótese.

Nas fixas, evite palitar os dentes ou usar outros objetos pontiagudos para o mesmo efeito, a fim de prevenir deformações.

 

3. Utilize os produtos adequados para a higienização

Sabia que a pasta dentífrica pode ser demasiado abrasiva para escovar as Próteses? É por isso que, quando são removíveis, deve utilizar substâncias próprias, como espumas, adequadas ao tipo de Prótese, que impedem a aglomeração de microrganismos.

Para uma limpeza mais profunda e eficaz, pode ainda usar pastilhas efervescentes de oxigénio ativo, em especial se a Prótese tiver constituintes metálicos, cerca de uma vez por semana,

Mais: use uma escova própria para a limpar, que incorpore cerdas de diferentes tamanhos, e evite usar água quente ao molhá-la, pois pode criar deformações.

No caso das Próteses fixas, deve escolher também produtos pouco abrasivos.

 

4. Respeite o tempo de adaptação

Hoje, as Próteses são mais resistentes – mas deve evitar abusar da sorte, em especial numa fase inicial de adaptação. Neste período, a estrutura ainda se está a adaptar à boca, sendo natural sentir desconforto, estranheza e até uma certa insegurança. Desconsiderar esta fase pode levar a alguns danos desnecessários.

Para respeitar este tempo deve, por exemplo, evitar alimentos muito duros ou pegajosos que comprometam o bom estado da Prótese.

 

5. Compareça a todas as consultas de rotina

 

Colocar uma Prótese Dentária exige um acompanhamento médico regular. Desta forma, é possível avaliar o estado da mesma, da cavidade oral e averiguar a funcionalidade oral reposta. Se for necessário e exequível, podem ainda ser realizados ajustes.

 

Além disso, ainda que todas as recomendações partilhadas neste artigo sejam importantes, podem existir outras específicas para o seu caso, considerando as suas necessidades individuais e condição clínica, que só o especialista pode fornecer.

Se procura aconselhamento no que refere aos cuidados a ter com a Prótese Dentária, ou caso pretenda avaliar a sua situação e encontrar uma solução eficaz para o seu problema, encontra na MEDWAY uma equipa especializada e experiente capaz de proporcionar um acompanhamento que lhe devolverá o bem estar.

Drª Maria Inês Mateus Ver mais informações
Médica Dentista
AnteriorReabilitação Oral: quais os melhores Tratamentos para um sorriso perfeito?
SeguinteAparelho Autoligado Damon VS. Aparelho Invisalign