Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

8 verdades e mitos sobre o dente do siso

Daniel Silva Médico Dentista

Se o dente do siso está a causar-lhe dor e provocar sofrimento, temos uma boa notícia para si: a dor provocada pelo nascimento dos sisos tem solução e está ao seu alcance. Siga-nos neste artigo e conheça todos as verdade e mitos sobre o dente do siso e as soluções existentes para acabar com a dor.

Em primeiro lugar, sentir dor quando os dentes do siso nascem é normal e afeta boa parte da população adulta. Pode encontrar mais informação sobre o tema neste artigo. O primeiro passo a dar para acabar com essa dor incómoda é consultar um médico dentista com urgência para resolver a situação. Mas, vamos por partes, uma vez que os sisos ainda criam muita controvérsia e são alvo de mitos, muitas vezes infundados.

Mitos sobre o dente do siso

1. É essencial extrair o dente do siso entre os 16 e os 18 anos

Este é um mito muito difundido, mas que carece de fundamentação. Na verdade, não existe uma idade concreta para a extração do dente do siso, variando de pessoa para pessoa. O que acontece é que, em pacientes mais jovens, a extração é mais simples porque a raiz ainda não se formou por completo.

2. O dente do siso dificulta a respiração e a fala

Este é mais um mito que não corresponde à verdade. O dente do siso não dificulta nem a fala nem a respiração. Pode, eventualmente, dificultar a movimentação da boca quando a gengiva estiver inflamada ou inchada.

3. A erupção do dente do siso provoca dor

Por si só, a erupção do dente do siso não é dolorosa. Nos casos em que é apenas parcial, pode constituir um ponto de entrada de bactérias e isso causar uma inflamação. Essa inflamação pode causar dores na gengiva, cabeça e ouvidos, halitose e dificuldade em abrir a boca.

4. Extrair o dente do siso é muito doloroso

Este é um mito muito difundido e que não acontece quando os conselhos dados pelo médico dentista para o pós-operatório são seguidos à risca. É possível haver algum sangramento e dor a seguir à cirurgia, mas que serão passageiros se as medidas recomendadas forem tomadas. No que se refere ao procedimento, é aplicada anestesia local, pelo que este não implica qualquer dor.

Verdades sobre o dente do siso

1. O dente do siso pode nascer com cárie

Como está localizado numa zona onde é difícil fazer uma higiene oral eficaz, há uma maior propensão para o aparecimento de cáries. Caso haja uma inflamação na gengiva, as bactérias podem atacar o dente e causar cáries.

2. É possível extrair todos os dentes do siso ao mesmo tempo

Sim, extrair o dente do siso é um processo relativamente simples, pelo que é possível remover todos os sisos ao mesmo tempo, sendo que essa decisão caberá sempre ao médico dentista. Tudo vai depender do posicionamento dos dentes e da tolerância do paciente.

3. O dente do siso interfere com o alinhamento dos outros dentes

Caso não exista espaço suficiente na cavidade oral, o dente do siso pode empurrar os outros dentes e interferir com o alinhamento da restante dentição. Se o paciente estiver a usar um aparelho dentário, o dente do siso pode interferir com o tratamento e influenciar, de forma negativa, o seu sucesso.

4. Os dentes do siso são os últimos a nascer

Sim, os dentes do siso são sempre os últimos a nascer, normalmente entre os 16 e os 20 anos de idade. No entanto, cada caso é um caso e, por vezes, podem nascer alguns anos mais tarde. Há casos de pessoas que só removem os dentes do siso mais perto dos 30 anos.

Para saber qual a situação exata dos seus dentes do siso, deve consultar um médico dentista

Porque é importante consultar um médico dentista?

Seja qual for o posicionamento do seu dente do siso, é importante que solicite acompanhamento por parte de um médico dentista com  a maior brevidade. Só dessa forma poderá saber se é necessário extrair o dente do siso e qual o melhor momento para o fazer.

O médico dentista poderá ainda dar outros conselhos que permitam minimizar a dor que sente e diminuir o inchaço que tem na gengiva, assim como outras dicas para atenuar o sofrimento antes da extração.

Agora que já conhece os mitos e verdades sobre o dente do siso, termine hoje mesmo com a dor e o incómodo e marque uma consulta com um médico dentista especialista numa das clínicas MEDWAY ao seu dispor.

Caso tenha alguma dúvida, contate-nos e obtenha todos os esclarecimentos de que necessita. Ponha fim ao sofrimento provocado pelo dente do siso. Tratamos dos seus dentes e devolvemos o seu sorriso.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais