Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária   |   Nutrição

Alimentação e saúde oral: o impacto pode ser bem maior do que o que pensava

Joana Pinheiro Nutricionista

Um dos fatores que maior impacto pode ter na saúde e estética oral é a alimentação. Se se preocupa com a sua alimentação e saúde oral, siga-nos nas linhas abaixo e saiba de que forma uma alimentação saudável pode ajudar a preservar os seus dentes e gengivas.

Conheça ainda os cuidados a ter com a alimentação para preservar a saúde da cavidade oral e prevenir problemas como manchas nos dentes e outros mais gravosos.

A alimentação pode ter influência na saúde oral?

Os alimentos que ingerimos podem contribuir para a diferença entre ter dentes saudáveis e sofrer de problemas na cavidade oral, incluindo halitose, cáries, gengivites ou periodontites. Mas afinal, que real impacto pode a alimentação ter na saúde oral? Vejamos.

Se ingerirmos com regularidade alimentos ricos em vitaminas D e C ou em cálcio e fibras, entre outros, a probabilidade de termos dentes saudáveis é bastante maior. Se, por outro lado, seguirmos uma dieta à base de alimentos com muita gordura, sal e açúcar, então teremos uma probabilidade elevada de contrair problemas nos dentes e gengivas.

Quais as consequências de uma má alimentação na saúde oral?

Sendo certo que existe um impacto negativo da alimentação na saúde oral, sobretudo no que se refere à falta de determinadas vitaminas e minerais específicos e ao excesso de açúcar ou de sal, importa agora saber o que pode uma má alimentação provocar na saúde dos dentes. Ora, venha daí e fique a saber.

Manchas nos dentes

O consumo de alguns alimentos pode facilitar o aparecimento de manchas nos dentes. Alimentos pigmentados e bebidas escurecidas, como o café, o vinho ou os refrigerantes - ricos em corantes - podem deixar os dentes amarelados e desgastar o esmalte, facilitando a formação da placa bacteriana. O tabaco é outro fator que provoca o aparecimento de manchas nos dentes.

Halitose

A halitose ou mau hálito é uma consequência natural da alimentação na saúde oral. Uma alimentação desregrada pode provocar alterações no organismo e causar mau hálito. Por outro lado, a má alimentação reforça a halitose quando não há uma higienização oral correta e o fluxo de saliva é baixo.

Cáries dentárias

As cáries dentárias são uma das piores consequências que uma má alimentação pode ter na saúde dos dentes.

As cáries são fomentadas pelo consumo de alimentos ricos em açúcar, que facilitam o aparecimento de bactérias que provocam cáries. Estão neste leque os doces, as conservas e os refrigerantes, entre outros. Existe ainda a predisposição de certos polimorfismos genéticos que o podem levar a ter tenência a ter mais cáries. Ao conhecer essa predisposição, através de testes nutrigenéticos, é possível corrigir o estilo de vida e diminuir a predisposição a cáries.

Será que tem cáries?

Faça o teste e descubra em 3 minutos

Quais os alimentos que contribuem para uma boa saúde oral?

Já vimos que a alimentação tem uma influência vital na saúde oral. Mas, quais são os alimentos ideais a consumir e que podem contribuir para manter a saúde dos dentes mais robusta?

Siga-nos de novo e confirme:

Água

Além de fazer bem à saúde de uma forma generalizada, a água não engorda e pode ser um elemento importante na prevenção das cáries dentárias.

Laticínios

Alimentos como o leite, o queijo e os iogurtes - com baixos níveis de açúcar - são excelentes para evitar cáries dentárias e têm capacidade de reforçar o esmalte por serem ricos em cálcio.

Maçãs

A maçã é rica em água e fibra, por isso, ajuda a contrariar os açúcares e ainda é excelente para a limpeza da superfície dos dentes.

Frutos secos

Alimentos como as nozes, avelãs ou amêndoas têm muito poucos hidratos de carbono. Além disso, são ricos em sais minerais e proteínas, ajudando a prevenir o aparecimento de cáries.

Carne, peixe e ovos

Como são alimentos ricos em proteínas, a carne, o peixe e os ovos são fornecedores de elementos que podem ajudar a proteger o esmalte dos dentes.

Aposte em alimentos com baixos níveis de açúcar, ricos em água e fibra, sais minerais e proteínas. Acima de tudo, garanta uma dieta equilibrada e variada.

Como atenuar o impacto da má alimentação na saúde oral?

Uma boa higiene oral pode ajudar a atenuar os efeitos da má alimentação na saúde dos dentes. Contudo, os cuidados devem andar lado a lado. Recomendamos que consulte o seu dentista, pelo menos, de seis em seis meses. Estas consultas são essenciais para vigiar o estado da saúde oral. Além disso, deve também consultar um nutricionista pois este irá ajudá-lo a ter uma alimentação saudável e equilibrada, beneficiando também a sua saúde oral.

Em simultâneo, é também importante efetuar sessões de destartarização e higienização oral periódicas para remover o tártaro e a placa bacteriana acumulada pela ingestão de alimentos menos saudáveis ou por uma higiene oral menos eficaz.

Agora que já conhece a forma como a alimentação e a saúde oral estão ligadas, é o momento de corrigir a dieta e adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Conhecidos os alimentos que podem prejudicar e beneficiar a saúde dos dentes, tente seguir uma dieta que proteja a sua saúde oral.

Para estabelecer a dieta mais correta, agende uma consulta com um dos nossos nutricionistas e trace o plano alimentar mais indicado para o seu caso concreto. Ao mesmo tempo, marque uma limpeza dentária numa das clínicas MEDWAY e coloque a sua saúde oral em dia.

Comece já a tratar de si. Uma boa saúde oral significa maior qualidade de vida.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais