Antes e Depois de colocar Facetas Dentárias – veja as diferenças com casos reais

As Facetas Dentárias integram o grupo dos procedimentos dentários que conseguem alterar por completo o aspeto do seu sorriso, por vezes com apenas pequenas modificações.

Contudo, pode ser difícil imaginar e perceber o seu poder transformador. Afinal, algumas imperfeições podem existir há muito tempo, sendo quase impossível para os pacientes imaginarem-se sem elas.

Como ter consciência dos seus bons resultados pode ser um fator relevante para decidir avançar com este tratamento, hoje mostramos-lhe o antes e depois de Facetas Dentárias.

 

Qual o papel das Facetas Dentárias?

As Facetas Dentárias têm como função disfarçar imperfeições e defeitos nos dentes que podem resultar de fatores genéticos ou de hábitos ou comportamentos.

Tratam-se de revestimentos de espessura muito fina que, através de um procedimento minimamente invasivo, são fixados em toda a face externa dos dentes, regra geral naqueles que ficam mais visíveis ao abrir a boca ou sorrir.

Existem vários tipos de Facetas Dentárias, com diferenças, sobretudo, no que toca ao material em que são fabricadas - porcelana ou resina composta.

Além da função de corrigir imperfeições dentárias, o objetivo é que durem muito tempo, para que os resultados se prolonguem, e conseguir um efeito natural.

 

Que aspetos dos dentes as Facetas Dentárias podem alterar?

aspetos que as facetas dentárias alteram nos dentes

As principais diferenças que as Facetas Dentárias permitem alcançar são microestéticas, relacionando-se com pequenos pormenores dos dentes que têm o poder de mudar o sorriso.

Estas mudanças dependem dos objetivos e desejos dos pacientes, assim como das características dos seus dentes, e são planeadas durante a planificação do tratamento.

Veja alguns exemplos de parâmetros relacionados com os dentes que as Facetas Dentárias podem modificar, assim como imagens do antes e depois da sua colocação.

 

1. Tonalidade, manchas e brilho

Ao longo da vida, a cor dos dentes pode ser alterada, amarelecendo, escurecendo ou formando manchas.

Estas mudanças podem ocorrer graças a:

  • Hábitos tabágicos;
  • Ingestão de bebidas como café ou vinho tinto;
  • Ingestão de alimentos muito pigmentados;
  • Rotinas de higienização inadequadas.

É verdade que pode submeter-se a outros tipos de tratamentos, como o branqueamento dentário. Ainda assim, estas medidas podem ser insuficientes em certos casos.

As Facetas Dentárias podem camuflar estas manchas ou alterações de cor, oferecendo um aspeto mais uniforme aos dentes, além de brilho.

antes e depois facetas dentárias

 

2. Alinhamento

À medida que os dentes e maxilares se desenvolvem, podem surgir problemas de alinhamento dentário, levando a que alguns dentes se encontrem numa orientação diferente àquela que seria suposta.

Quando o desalinhamento é simples e existem apenas pequenos defeitos de posicionamento, as Facetas Dentárias podem corrigi-lo. Ao serem colocadas nos dentes em questão, camuflam o problema, simulando uma orientação quase perfeita.

Quando este desalinhamento é mais acentuado, a colocação de Facetas pode ser desadequada. Afinal, apenas conseguem disfarçar o problema e não provocar o movimento dentário até às posições desejadas, sendo necessário, nesse caso, recorrer a um tratamento de correção ortodôntica.

antes e depois facetas dentárias

 

3. Desgaste e lascas

Lascas, falhas ou desgaste no esmalte dos dentes podem ocorrer com o tempo de forma natural. Estas imperfeições podem também advir da ingestão de bebidas muito ácidas ou de técnicas de escovagem dentária demasiado agressivas.

Colocar Facetas Dentárias na superfície dos dentes não só disfarça estas imperfeições, melhorando a sua textura, como também reforça a sua estrutura, que pode ser comprometida por este desgaste.

 

4. Diastemas

Por vezes podem desenvolver-se espaços entre os dentes, mais ou menos acentuados, conhecidos como diastemas. Quando surgem nos dentes incisivos, o desconforto pode ser especialmente incomodativo.

As Facetas podem cobrir os dentes e compensar esse espaço existente entre eles, oferecendo uma dentição com aspeto contínuo.

antes e depois facetas dentárias

 

5. Tamanho e formato

Algumas pessoas apresentam dentes muito pequenos tendo em conta o padrão considerado normal. Esta condição pode ser resultado de uma anomalia genética ou de casos de bruxismo, em que o ranger dos dentes os vai desgastando.

As Facetas Dentárias podem disfarçar os dentes de tamanho reduzido. Como? 

Durante o planeamento deste tratamento, é possível definir o tamanho e formato deste revestimento. Assim, pode ser produzido de forma a alongar as peças dentárias onde é colocado, alcançando um tamanho satisfatório.

antes e depois facetas dentárias

 

Que outras alterações ocorrem com a colocação de Facetas?

Alguns problemas que incidem nos dentes, em especial os diastemas, o desalinhamento e o desgaste, podem prejudicar a funcionalidade da boca.

Ao reporem a harmonização e equilíbrio da dentição, as Facetas Dentárias podem também provocar mudanças funcionais, por exemplo garantindo uma maior eficiência mastigatória, o que por sua vez vai beneficiar o processo de digestão.

Eliminando ou disfarçando certos problemas, como os espaços entre os dentes, permitem ainda melhorar a saúde oral, ao reduzir o espaço propício à acumulação de bactérias. Além do mais, este reforço dos dentes também previne a sua perda precoce.

Por fim, estes revestimentos contribuem ainda para promover mudanças pessoais a nível de autoestima.

 

Como garantir o prolongamento dos resultados das Facetas Dentárias?

De modo geral, as Facetas Dentárias são muito resistentes. Porém, para garantir esta durabilidade e para que mantenham as suas características e efeito, é preciso tratar bem delas.

Para isso, evite comer alimentos muito duros, que as possam danificar, mantenha rotinas de escovagem adequadas e faça consultas regulares para higienização profissional.

Mas, além disso, o sucesso das Facetas também depende da experiência dos profissionais que as colocam, devendo ser capazes de realizar uma boa avaliação, de as projetar com as características certas e de as colocar com técnicas adequadas.

Encontra na MEDWAY profissionais experientes na execução deste tipo de tratamento. Se desejar, podem ainda oferecer mais informações sobre o antes e depois da colocação de Facetas Dentárias, para que perceba o real potencial destes revestimentos.

Dr.ª Joana Monteiro Ver mais informações
Médica Dentista, Endodontia e Reabilitação Estética
AnteriorPasso-a-passo da Reabilitação Dentária – conheça o processo para ter um novo sorriso
SeguinteTerapia Guiada por Biofilme: conheça o método inovador de Higiene Oral