Conheça os principais Prós e Contras da Prótese Dentária Removível

Ter falta de um ou vários dentes pode trazer muitos constrangimentos e diminuir a qualidade de vida, dado o impacto que provoca na autoestima e na funcionalidade da boca. Mas hoje é possível reverter este problema – uma das soluções passa por colocar uma Prótese Dentária removível.

Contudo, antes de avançar para uma escolha, é preciso conhecer bem este tipo de Prótese para perceber se é uma opção adequada.

Neste artigo reunimos várias informações relevantes sobre a Prótese removível, esclarecendo os seus prós e contras, para que tome decisões mais conscientes.

 

O que são Próteses Removíveis e para que servem?

As Próteses Dentárias são estruturas fabricadas que imitam a dentição natural, resolvendo os casos de perda de peças dentárias, seja por doenças orais ou traumatismos, por exemplo.

Ao contrário do que acontece com uma Prótese fixa, que é presa ao osso maxilar e permanece na boca, uma removível pode ser retirada e recolocada quando o paciente quiser. Isso pode ser feito sem a intervenção de um profissional, pois esta Prótese assenta apenas sobre as gengivas ou sobre alguns dentes existentes. É por essa razão que pode ser utilizada mesmo nos casos em que existe atrofia e falta de consistência óssea.

 

É possível também escolher esta solução nos casos de perda total de dentes ou quando existe apenas uma perda parcial.

Além disso, estas Próteses podem ainda ser acrílicas ou esqueléticas:

  • As primeiras, conhecidas como “placas”, são fabricadas numa resina acrílica a apoiam-se nas gengivas e no céu da boca;
  • As segundas possuem uma base metálica que é apoiada também sobre a gengiva e nos dentes que sobraram, através de uma espécie de ganchos.

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

Por que é importante restabelecer a dentição completa com as Próteses Dentárias Removíveis

Quando ocorre a perda de um ou vários dentes, a funcionalidade das restantes estruturas orais fica comprometida. Assim sendo, ao preencher os espaços vazios, uma Prótese Dentária removível traz vários benefícios, como:

  • Recuperação da capacidade de mastigar e comer bem;
  • Melhoria da dicção;
  • Diminuição da tensão extra colocada sobre os dentes existentes;
  • Manutenção de uma boa saúde oral;
  • Redução das dores e desconfortos provocados pela falta de dentes;
  • Eliminação de disfunções na mordida;
  • Redução do risco de cáries e doenças orais;
  • Aumento da autoestima e confiança.

 

6 benefícios principais das Próteses Dentárias Removíveis

Além de melhorarem a funcionalidade e estética da boca, as Próteses removíveis têm ainda vários pontos fortes.

 

1. Permitem uma limpeza facilitada

À semelhança do que acontece com os dentes naturais, as Próteses Dentárias precisam de ser higienizadas para manter uma boa saúde oral.

Podendo remover a estrutura, o processo de limpeza e escovagem é mais fácil e prático. Aliás, é possível até mergulhar a Prótese em soluções próprias e realizar uma higienização mais profunda e eficaz.

 

2. Têm um preço acessível

Entre todas as opções de Próteses Dentárias, as removíveis são, regra geral, as mais económicas, em especial a curto prazo. Isto acontece porque dispensam procedimentos cirúrgicos para a sua colocação.

 

3. Trazem um efeito imediato

A colocação de uma Prótese removível dispensa grandes etapas de preparação e procedimentos longos. Após o fabrico da estrutura, basta colocá-la para restabelecer a dentição e conseguir o efeito final que deseja.

Com uma fixa, por exemplo, poderá ter de passar por processos intermédios e pela colocação de Próteses provisórias, até a final ser instalada.

 

4. Oferecem um aspeto natural

As Próteses removíveis hoje em dia podem igualar a tonalidade da gengiva e as características dos dentes que sobram, se ainda os houver. Também ocupam cada vez menos espaço na boca, em especial as esqueléticas. Então, é possível ter um efeito o mais natural possível.

 

5. São feitas à medida

As Próteses removíveis são fabricadas em laboratório, considerando as necessidades dos pacientes (quanto ao número de dentes a substituir) e as características da sua dentição. Desta forma, podem responder de forma exata ao que pretende, melhorando os resultados.

Esta adaptabilidade ao quadro clínico também permite ir alterando o plano de tratamento conforme seja necessário, por exemplo ao acrescentar dentes à estrutura.

 

6. Dispensam períodos de recuperação

Exceto nos casos em que ocorre a remoção de dentes antes de colocar a Prótese, é possível fazer a vida normal e realizar as tarefas habituais logo depois de a começar a usar. Isto é possível porque cirurgias e procedimentos invasivos são desnecessários.

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

Quais são as desvantagens das Próteses Dentárias Removíveis?

Apesar de todos os seus prós, estas opções de Próteses podem oferecer pouca estabilidade, pelo menos quando comparadas com as soluções fixas. Isto pode fazer com que se sinta menos confiante durante a mastigação ou ao falar, por exemplo, levando a que, em certos casos, sejam preferidas outras opções, como a colocação de Implantes Dentários e de Prótese Dentária fixa sobre os mesmos, numa técnica conhecida como All-on-4.

Existem ainda outras desvantagens deste tipo de Próteses:

  • Requerem mais tempo de adaptação;
  • São frágeis;
  • Precisam de ajustes regulares;
  • Exigem troca ao fim de alguns anos;
  • São incapazes de impedir a reabsorção óssea (pois o estímulo oferecido ao osso maxilar é insuficiente).

 

Saiba se uma Prótese Dentária Removível é indicada para si com ajuda profissional

Apesar de já conhecer as vantagens e desvantagens das Próteses removíveis, ainda é preciso perceber se esta é a solução certa para si ou se é melhor apostar numa Prótese fixa ou em soluções com Implantes Dentários. 

Para isso, tem de passar por uma avaliação profissional, em que as suas estruturas orais serão analisadas.

Também é importante perceber as suas expetativas e preferências e conhecer os aspetos que privilegia.

Na Medway encontra especialistas em Próteses Dentárias que lhe podem fornecer um diagnóstico rigoroso e certeiro, graças aos conhecimentos e recursos que detêm. Com a nossa ajuda, vai perceber se usar uma Prótese Dentária Removível conseguirá dar-lhe o sorriso com que sempre sonhou e restabelecer a sua saúde oral.

Dr. João Faria Ver mais informações
Médico Dentista, Periodontia, Cirurgia e Implantes
Anterior8 cuidados que deve ter após a colocação de Implantes Dentários
SeguinteOpen Day Reabilitação Oral - Recupere o seu sorriso e a sua saúde oral