Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Dentes desalinhados: saiba por que podem provocar dores nas costas e descubra outras consequências para a saúde

Luis Brito Médico Dentista

Tem uma dentição desalinhada e costuma sentir dores nas costas? Na verdade, estes dois fatores podem estar relacionados. Além dos óbvios constrangimentos estéticos, ter dentes desalinhados pode provocar dores em várias zonas do corpo e outras consequências, que afetam o bem-estar geral.

Mas por que é que isto acontece? E como é que estes quadros podem ser resolvidos? É só continuar a ler para descobrir tudo.

A relação entre dentes desalinhados e dores nas costas

Uma dentição desalinhada é uma dentição irregular e pouco uniforme a nível de orientação. É possível que alguns dentes se sobreponham uns aos outros ou que criem um espaçamento entre si.

 Quando este desalinhamento ocorre, as forças que os dentes aplicam nas estruturas da boca estão mal distribuídas, criando uma certa tensão. A partir daqui, pode surgir a necessidade natural de reposicionar a cabeça e a postura, para compensar. Com este reposicionamento, podem surgir dores de cabeça, pescoço ou ombros. Como todo o corpo está ligado por músculos, é frequente que estas dores alastrem para as costas.

As dores nas costas que os dentes desalinhados podem provocar podem ser sentidas em diversos locais: alguns pacientes sentem mais queixas na zona torácica, enquanto outros sentem a dor na zona lombar.

Além do mais, este desalinhamento dentário pode estar relacionado com outros problemas que, por si só, também aumentam o risco de sofrer de dores nas costas.

Vamos ver quais são.

Má oclusão

A oclusão diz respeito ao encaixe entre o maxilar superior e inferior. Com uma dentição desalinhada, este encaixe sai prejudicado, afetando a mastigação e a fala, por exemplo.

Perante este problema, existe uma tendência natural para tentar equilibrar a movimentação de encaixe, aplicando uma maior tensão sobre as estruturas da face. Como resultado, ocorre uma descoordenação dos músculos da região, que acaba por desequilibrar todo o corpo e provocar dores que se difundem para as costas.

Disfunções na articulação temporomandibular

A articulação temporomandibular (ou ATM) é a articulação que une o crânio à mandíbula. É responsável pelos processos de mastigar e falar, e também tem impacto na função respiratória.

Com a tensão que provocam nos músculos faciais, os dentes desalinhados e a má oclusão podem descompensar a articulação temporomandibular, fazendo com que deixe de funcionar como o esperado e sofra um desvio. Isto pode afetar a postura da cabeça e da coluna vertebral, levando ao desenvolvimento de dores desde a face até às costas.

Uma vez instalada, a dor orofacial pode estar associada a diferentes zonas do corpo, como cabeça e pescoço, ou a outras dores, como cervicalgias (na cervical) e cefaleias primárias (dor intensa e aguda sem justificação aparente).

Dor orofacial

Já vimos que os dentes desalinhados podem provocar disfunções temporomandibulares. Por sua vez, tais disfunções, sejam musculares ou articulares, podem levar a um quadro de dor orofacial. Por dor orofacial entende-se a dor relacionada com os tecidos moles e mineralizados, como a pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas e músculos da cavidade oral e da face.

Uma vez instalada, a dor orofacial pode estar associada a diferentes zonas do corpo, como cabeça e pescoço, provocando desde cervicalgias (dor na cervical) a cefaleias primárias (dor de cabeça intensa e aguda sem justificação aparente).

Stress

A presença de dentes tortos, má oclusão e problemas na ATM podem fazer aumentar os níveis de stress. Este estado emocional pode provocar uma tendência de comprimir ou de ranger os dentes, conhecida como bruxismo.

Nestas situações, existe uma sobrecarga ainda maior sobre os dentes, que provoca uma tensão exagerada nos músculos da cabeça. Com o tempo, a dor pode alastrar para a cervical e vir a ser sentida por toda a coluna.

Outros problemas relacionados com os dentes desalinhados

Os dentes desalinhados podem provocar outros problemas além das dores. Podem, por exemplo, prejudicar a saúde oral. Com uma dentição irregular, há mais espaços propícios à acumulação de bactérias e tártaro. Além disso, pode ser mais difícil fazer a escova e o fio dentário alcançarem esses locais. Por isso, o risco de desenvolver problemas orais, como cáries, gengivites ou periodontites, é maior.

Graças aos problemas de oclusão e às disfunções temporomandibulares que podem provocar, os dentes tortos também podem prejudicar os seguintes processos:

  • Mastigatório, afetando a boa digestão dos alimentos;
  • Respiratório, criando eventuais dificuldades a respirar;
  • Fonético, provocando alterações na dicção.

Tratar os dentes desalinhados para acabar com a dor de costas

Os dentes tortos podem ser alinhados com um tratamento ortodôntico, através do uso de aparelhos dentários. O que estes aparelhos fazem é aplicar forças nos dentes, através de estruturas colocadas sobre eles. O objetivo é estimular a sua movimentação de forma gradual e controlada, até assumirem uma posição mais alinhada.

Com este tratamento, as forças aplicadas nas estruturas da boca tornam-se mais equilibradas, sendo possível acabar com as dores nas costas que derivam do desalinhamento dentário. Estes resultados são apoiados por alguns estudos, onde os pacientes relatam que o tratamento ortodôntico para tratar dentes desalinhados regula a atividade muscular e melhora o funcionamento da ATM, beneficiando a sua qualidade de vida. A oclusão também sai favorecida.

Ao alinhar os dentes, o tratamento ortodôntico melhora ainda a saúde oral, bem como a capacidade mastigatória, a dicção e a respiração.

Tipos de tratamentos ortodônticos para dentes desalinhados

Os tratamentos ortodônticos para tratar dentes desalinhados podem variar no tipo de aparelho que utilizam: fixo ou removível.

Os aparelhos fixos permanecem sempre na boca até ao final do tratamento. Regra geral, são compostos por estruturas metálicas que estimulam a deslocação dos dentes. São soluções muito eficazes e, hoje em dia, podem ser mais discretas. Contudo, podem provocar alguns desconfortos.

Os aparelhos removíveis podem ser retirados da boca, para comer e para escovar os dentes. Neste caso, usa-se um aparelho invisível para alinhar a dentição, através de alinhadores que encaixam sobre ela. O mais conhecido é o da marca Invisalign, que aplica forças muito certeiras e localizadas nos dentes, para os mover.

Aliando esta precisão ao planeamento pormenorizado, é possível utilizar o Invisalign para dentes muito tortos. O seu uso é muito confortável e discreto, passando despercebido.

Corrija os seus dentes desalinhados com eficácia e melhore a sua saúde com a Medway

Agora já sabe que consequências os dentes tortos podem trazer e de que forma isso afeta a sua vida. Assim, perante este cenário e a presença de dores ou outras consequências, é crucial que procure uma avaliação médica geral e completa, para desvendar a causa do problema e encontrar formas de o resolver.

Na Medway, temos uma equipa multidisciplinar que avalia os seus sintomas e planeia as melhores soluções para os eliminar. Graças aos nossos especialistas de ortodontia, conseguimos perceber quando alguns problemas de saúde derivam do desalinhamento dentário.

Nesse caso, desenvolvemos um plano individualizado para tratar a causa das queixas e recuperar o seu bem-estar.

Agende uma consulta e descubra como pode tratar os dentes desalinhados e viver com mais qualidade.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais