Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Dentes desalinhados: soluções para poder voltar a sorrir

Daniela Paiva Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria

Se sofre ou tem filhos com dentes desalinhados, então este artigo é para si. Antes de mais, uma boa notícia: o problema dos dentes tortos tem solução. Siga-nos nas linhas seguintes e saiba tudo sobre dentes desalinhados e as melhores opções para voltar a sorrir sem problemas. 

Os dentes desalinhados são inestéticos e podem provocar vários constrangimentos à sua saúde oral. Por isso, se notar que os seus dentes estão a ficar tortos, o primeiro passo é consultar um médico dentista.

O que são dentes desalinhados?

Quando a dentição se desenvolve de forma pouco harmoniosa, podem surgir na cavidade oral dentes tortos, encavalitados em cima de outros, sobrepostos, empurrados para trás ou para a frente. 

Quando qualquer uma destas situações sucede, estamos perante uma situação de dentes desalinhados. 

Porque surgem dentes desalinhados na boca?

São várias as causas para o aparecimento de dentes desalinhados. Quando surgem na infância, podem ser motivados pelo uso de chupetas ou chupar no dedo, por razões genéticas ou por falta de espaço para o nascimento de todos os dentes.

 

Em idades mais avançadas, os dentes tortos podem ser causados por outros fatores, como o nascimento dos dentes do siso  Os dentes do siso são os últimos a nascer e quando não existe espaço suficiente na arcada dentária, podem empurrar os outros dentes e desalinhar a dentição. 

O bruxismo ou hábito de ranger os dentes é outro dos fatores que pode causar dentes tortos, sobretudo se não for tratado a tempo. Outros hábitos, como a onicofagia, ou vício de roer as unhas, também podem criar dentes desalinhados e outros problemas de saúde.

A própria respiração bucal pode ter influência no formato dos ossos bucais e provocar o desalinhamento da dentição.

Precisa de aparelho?

Faça o teste e descubra em 3 minutos

Quais as consequências dos dentes desalinhados?

Conhecendo as possíveis causas dos dentes desalinhados, importa saber que consequências podem ter para a saúde oral e geral de quem sofre desta condição. São várias as consequências dos dentes tortos e podem influenciar bastante a condição de saúde geral do organismo:

 

Problemas respiratórios

Como a respiração é efetuada parcialmente pela boca, os dentes desalinhados podem afetar significativamente esta função, sobretudo quando surgem em conjunto com alterações da estrutura dos ossos do rosto.

Dores na coluna

Os dentes tortos têm impacto na cabeça e podem provocar a contração da musculatura nessa zona do corpo. Essa condição pode provocar dores na coluna porque a cabeça pode ficar inclinada para um dos lados.

Dificuldades na digestão

Os dentes desalinhados dificultam a mastigação e podem provocar dificuldades na digestão, uma vez que os alimentos não são triturados de forma correta. Além disso, se mastigar mais de um lado da boca, a dentição desse lado pode ficar desgastada e as gengivas mais sensíveis.

 

Dores de cabeça

Quando os dentes estão desalinhados e não encaixam de forma correta, podem causar problemas na articulação que une a têmpora e a mandíbula. Com o tempo, essa situação pode provocar dores de cabeça e estalidos quando abre e fecha a boca. 

Problemas estéticos

Os dentes desalinhados podem provocar alterações na aparência facial de quem sofre com esta condição. O sorriso de quem tem dentes tortos fica comprometido e a estética oral fica bastante afetada. 

Falta de autoestima e isolamento social

Quando o paciente não se sente bem com o seu corpo e aparência, tem tendência a deixar de sorrir e de querer relacionar-se com os outros. Esse fato pode levar a problemas de isolamento social e de baixa autoestima, o que diminui a sua qualidade de vida. 

Perda de dentes

Quando os dentes encaixam de forma incorreta dificultam o acesso dos dispositivos de limpeza e a manutenção de uma higiene oral adequada, o que pode provocar doenças periodontais e a consequente perda de dentes.

Quais os tratamentos mais indicados para os dentes desalinhados?

Antes de definir qual o tratamento mais indicado, importa que consulte o seu médico dentista para que seja efetuado um diagnóstico preciso e que permita definir a solução mais indicada para o seu caso em concreto. 

 

Ortodontia

A ortodontia é uma especialidade dentária que se dedica à correção dos dentes desalinhados ou tortos e também dos ossos dos maxilares para corrigir a sua oclusão. Esta correção permite manter a dentição natural e evita a perda de dentes. 

A médica dentista ortodontista recorre a técnicas e aos aparelhos ortodônticos mais ajustados a cada situação, incluindo aparelhos dentários. Consoante a força e a deslocação necessárias para cada dente, pode recorrer-se a aparelhos dentários fixos, removíveis, metálicos, estéticos ou transparentes.

Agora que já conhece as causas e consequências dos dentes desalinhados, assim como os tratamentos mais indicados para a sua correção, marque já uma consulta com o seu médico dentista para obter um diagnóstico preciso.

Entre em contato com um dos especialistas das clínicas dentárias MEDWAY e volte a sorrir com toda a confiança.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais