Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Descubra se é um bom candidato para colocar implantes dentários e o que pode influenciar o tratamento

Gostava de recuperar uma dentição completa? Colocar implantes dentários é uma excelente solução, que tem vindo a ser cada vez mais desenvolvida. Mas, para avançar com o tratamento, é preciso avaliar a sua viabilidade em cada caso e perceber o que pode afetar a sua realização.

Hoje vamos clarificar este assunto, para que consiga ter mais noção se este pode ser um tratamento para si.

Porque é que colocar implantes dentários é importante?

Os implantes dentários usam-se quando existe a perda de um ou mais dentes. Servem para substituir as suas raízes, através de uma fixação ao maxilar, oferecendo uma base adequada para a colocação de uma prótese ou coroa dentária, que imitará a dentição natural.

A colocação destes implantes é importante porque as pessoas com falta dentes:

  • Têm mais dificuldade em mastigar os alimentos;
  • Podem ter problemas de dicção;
  • Podem sentir dificuldades respiratórias;
  • Sofrem de constrangimentos estéticos.

Deste modo, a restituição da dentição permite recuperar uma boa funcionalidade e estética da boca.

Que fatores podem impactar a realização de um tratamento com implantes dentários?

Graças ao constante desenvolvimento e aprimoramento do tratamento, os implantes podem ser utilizados na grande maioria dos casos de perda dentária. Por isso, existem poucas (ou nenhumas) circunstâncias que os inviabilizam. O que pode acontecer é haver alguns fatores que impactam o tratamento de variadas formas, exigindo procedimentos adicionais ou adiando a sua realização, por exemplo.

Conhecer estes fatores vai fazer com que seja mais fácil avaliar a viabilidade de colocar implantes dentários em cada caso específico. Vamos explorá-los.

Desenvolvimento das estruturas ósseas

Os implantes dentários só podem ser utilizados em pessoas cujo crescimento craniofacial já está concluído. Esta é uma forma de garantir que o risco de as raízes artificiais implantadas sofrerem deslocações com o tempo é reduzido.

Por isso, o tratamento é exclusivo para adultos, sendo necessário esperar pelo fim do processo de maturação óssea.

Saúde oral

A realização de um tratamento com implantes exige um bom estado das estruturas orais que os vão sustentar. Porquê? Colocar implantes dentários com infeções ou doenças periodontais ativas pode fazer com que sejam rejeitados. A presença de cáries, gengivites ou periodontites, por exemplo, também pode facilitar a sua danificação.

Assim, no caso de existirem problemas orais, é preciso que sejam resolvidos primeiro, antes de passar à colocação dos implantes.

Saúde geral

Para realizar um tratamento com implantes dentários é necessário que exista um bom estado de saúde geral. Condições como a diabetes ou a hipertensão, por exemplo, precisam de estar controladas. Os pacientes com histórico de AVC ou enfarte do miocárdio também precisam de estar estabilizados.

Isto é importante para assegurar que o organismo está preparado para aceitar as raízes artificiais e para iniciar um processo de cicatrização adequado. Da mesma forma, um bom estado de saúde geral também ajuda a garantir que a intervenção para a colocação dos implantes pode ser realizada de forma segura e sem riscos.

Desta forma, em certos casos, pode ser necessário adiar o tratamento, até que a saúde dos pacientes permita a sua realização.

Tratamentos em curso

O cumprimento de determinados tratamentos, como a quimioterapia ou a radioterapia, também pode ter impacto na colocação de implantes dentários. Nestes casos, a capacidade de integração do organismo pode estar comprometida e os riscos da intervenção podem aumentar.

A toma de certos medicamentos, por exemplo para distúrbios de coagulação do sangue, também pode interferir com a segurança da cirurgia a realizar.

Para que os pacientes nestas condições possam colocar implantes dentários em segurança e beneficiar de um procedimento eficaz, pode ser necessário esperar pelo fim de eventuais tratamentos ou suspender a toma de alguma medicação.

Densidade óssea

Para que um paciente possa realizar um tratamento com implantes dentários é preciso que tenha densidade e espessura suficientes no osso maxilar. Caso contrário, este será incapaz de suportar o implante, levando à sua perda.

Contudo, é possível contornar a falta de osso para fazer a colocação de implantes. Uma delas é através dos enxertos ósseos, em que se reconstrói o osso onde o implante será colocado. Este enxerto pode ser feito a partir de um osso do próprio paciente ou ser fabricado com materiais sintéticos.

Também é possível colocar implantes dentários em pacientes com pouco osso através da técnica All on 4. Este método implica apenas a fixação de 4 implantes, nas zonas em que o paciente apresenta maior densidade óssea, sobre os quais será colocada uma prótese fixa.

Quadros de bruxismo severo

Sofrer de bruxismo severo pode afetar a colocação de implantes dentários. É essencial que estes quadros sejam controlados ou tratados antes de iniciar o procedimento.

Esta condição, que se caracteriza pelo hábito de ranger ou apertar os dentes durante o dia ou durante a noite, pode provocar uma pressão excessiva nos implantes, desgastando-os ou partindo-os. A consequência é a perda da sua utilidade.

Hábitos tabágicos

Os pacientes que consomem tabaco com frequência podem fazer um tratamento com implantes, embora se recomende a cessação deste hábito antes de o iniciar. A razão: colocar implantes dentários em pacientes com hábitos tabágicos pode aumentar a probabilidade de falha do tratamento.

Isto acontece porque o tabaco pode afetar a capacidade de integração dos tecidos da boca e provocar o desenvolvimento de infeções em torno do implante, levando à sua rejeição.

Saiba se pode colocar implantes dentários com os profissionais da Medway

Agora já sabe que os implantes têm poucas restrições de indicações, embora alguns casos exijam uma atenção ou cuidados especiais. Por isso, é crucial passar por uma avaliação profissional, para estudar e planear cada situação em particular.

Na Medway, contamos com especialistas em Implantologia, capazes de fazer um diagnóstico rigoroso e individualizado. Para isso, avaliam os fatores mencionados neste artigo e outros que considerem relevantes para o caso em questão.

Com base na conclusão do diagnóstico, ajudam a perceber se colocar implantes dentários é indicado para si.

Marque uma consulta para ter uma avaliação precisa e discutir as soluções que irão permitir ter a dentição dos seus sonhos.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais