Entenda como é feita a colocação de Facetas Dentárias através de um caso de sucesso (com fotos reais!)

Colocar Facetas Dentárias pode ser a solução para quem deseja melhorar a aparência do sorriso. Em alguns casos, pode até resolver problemas além da estética.

Mas, seja qual for o objetivo, é essencial conhecer o processo de tratamento e o seu poder transformador, na prática.

Se deseja colocar Facetas ou pensa que pode ser o tratamento certo para si, neste artigo encontra todos os pormenores sobre ele. Vai ainda conhecer um fantástico antes e depois real da colocação de Facetas Dentárias.

 

Processo passo-a-passo da colocação de Facetas Dentárias

As Facetas Dentárias permitem cobrir ou disfarçar defeitos na dentição, relacionados com o seu tamanho, cor, brilho, textura, alinhamento ou espaçamento. Apesar de ser considerado um tratamento estético, também ajuda a resolver problemas estruturais, reforçando a dentição e oferecendo-lhe suporte.

Mas, para cumprir estas funções, é necessário passar por várias etapas, na fase de implementação. Uma correta colocação das Facetas Dentárias ajudará a definir a longevidade e estabilidade destes revestimentos.

Vamos conhecer todas estas etapas, ilustrando-as com um caso real da Medway.

 

1. Estudo do problema

A primeira fase do tratamento com Facetas Dentárias passa pelo diagnóstico do problema a tratar, com avaliação das estruturas orais do paciente (ossos, gengiva e dentes). O objetivo é perceber se existem condições para iniciar o procedimento e se este pode ser eficaz para o quadro clínico em questão.

Neste caso real, o diagnóstico serviu para perceber a queixa do paciente: a quebra de uma coroa dentária, colocada há apenas 3 meses, sobre um Implante.

A avaliação realizada de forma aprofundada permitiu ainda chegar à causa da fratura: a falta de suporte dentário e equilíbrio das forças exercidas sobre os dentes. O problema era ainda provocado pelo facto de o paciente estar sujeito a um stress no movimento de oclusão, graças à presença de várias coroas antigas em posições desfavoráveis ao mesmo.

Além da queixa da coroa partida, o paciente demonstrava também interesse em melhorar alguns aspetos estéticos do sorriso, como alteração do posicionamento, forma e cor dos dentes.

Assim, depois da substituição da coroa partida, foi elaborado um plano de reabilitação oral funcional e estético integral, baseado na colocação de Facetas Dentárias. Porquê? Primeiro, porque permitiriam reforçar a estrutura dos dentes, oferecendo o suporte necessário para a coroa dentária se manter intacta, e diminuir o stress na oclusão. Desta forma, resolvia-se a componente funcional do problema. Depois, porque as Facetas também iriam permitir alcançar os efeitos estéticos desejados pelo paciente, oferecendo um sorriso com aspeto mais jovem e saudável.

 

2. Escolha do tipo de Facetas Dentárias e suas características

Depois do diagnóstico, é preciso definir qual o tipo de Facetas Dentárias certo para o caso específico – de porcelana/cerâmica, para quadros mais complexos, ou de resina composta, para quadros mais simples.

Depois desta escolha, define-se o número de revestimentos necessários e as suas características estéticas.

 

 

No caso real, a solução escolhida passou pela colocação de 12 cerâmicas superiores, entre elas Facetas, fixadas nos dentes mais visíveis, para uma reabilitação total. Desta forma, seria possível alcançar o equilíbrio de toda a cavidade oral e ainda a renovação do aspeto geral do sorriso.

 

3. Planeamento Digital

Esta é a altura de fazer um preview de como o sorriso ficará. Graças a ferramentas de planeamento digital, é possível desenhar o projeto para chegar ao resultado esperado ao pormenor e desenvolver um mock up.

Com estes meios, nesta fase o paciente conseguiu visualizar o resultado e sugerir ajustes consoante as suas preferências.

 

4. Confeção das Facetas Dentárias

Seja em consultório, no caso das Facetas de resina, ou em laboratório, no caso das Facetas em cerâmica,  o fabrico destes revestimentos é realizado por técnicos especializados, de acordo com os parâmetros definidos nos passos anteriores.

Neste caso em específico, por serem cerâmicas, as Facetas foram produzidas em laboratório, o que acabou por prolongar o tratamento.

Durante esta fase, pode ser ainda necessário proceder à preparação dos dentes, no que toca ao leve desgaste do esmalte, para arranjar espaço para as Facetas. Foi o que aconteceu neste caso real.

 

5. Colocação das Facetas Dentárias na boca

Depois da sua confeção, a colocação de Facetas Dentárias é realizada sem dor - o procedimento é efetuado com técnicas que proporcionam o conforto do paciente e soluções inofensivas específicas que potenciam a aderência dos revestimentos.

No caso real deste artigo, a colocação das Facetas ocorreu algumas semanas após a primeira consulta, dada a confeção em laboratório. No final, foram realizados ajustes, removidos os excessos de produto e o alinhamento da mordida foi verificado. Foi também nesta fase final que se averiguou a satisfação do paciente, baseada nas primeiras impressões.

 

O Antes e Depois da colocação de Facetas Dentárias

Todo este processo teve a duração de dois meses e meio e foi realizado de forma integral, para facilitar o tratamento e potenciar os resultados.

No final, o paciente conseguiu restabelecer por completo a sua dentição e equilibrá-la. Com isso, foi possível uniformizar as forças aplicadas sobre os dentes e melhorar a funcionalidade da boca.  Como consequência, a saúde oral foi também beneficiada, dado que deixaram de existir espaços sem dentes, propícios à acumulação de bactérias, e a dentição passou a ser contínua, o que facilita os cuidados de higiene.

Mas há mais: ao adaptar as coroas existentes e promover as mudanças desejadas a nível estético, foi ainda possível identificar diferenças impressionantes nos dentes, comuns à maioria dos casos de Facetas:

  • Maior alinhamento dentário;
  • Efeito contínuo, sem espaços entre as peças dentárias;
  • Textura e tonalidade uniforme, sem manchas;
  • Formato regular de todos os dentes;
  • Ausência de marcas de desgaste.


Mesmo com todas estas mudanças, o resultado mostrou-se muito natural, com as Facetas a fundirem-se de forma eficiente com a dentição natural. Isto permitiu melhorar a autoestima do paciente.

 

 

Pensa passar pelo processo de colocação de Facetas Dentárias? Confie nos profissionais certos

Através do caso real apresentado e do seu antes e depois conseguiu perceber que o processo de colocação de Facetas, quando bem realizado, pode trazer resultados transformadores. Para isso, é fundamental confiar em médicos experientes.

Na Medway temos uma equipa de especialistas capaz de, primeiro, fazer um diagnóstico rigoroso e aconselhar o melhor tratamento para cada caso. Se a solução certa for a colocação de Facetas, terá um acompanhamento personalizado por parte da equipa durante todo o processo.

Gostava de saber mais? Conheça outros casos de antes e depois do tratamento com Facetas Dentárias para ajudar a tomar decisões.

Dr.ª Joana Monteiro Ver mais informações
Médica Dentista, Endodontia e Reabilitação Estética
SeguinteFacetas Dentárias VS. Coroas Dentárias – quais as diferenças entre os tratamentos e em que casos são usados?