Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Enxerto ósseo para implantes dentários: Uma solução inovadora para recuperar dentes perdidos

João Faria Médico Dentista, Periodontologia, Cirurgia e Implantologia

A perda óssea dentária, causada pela falta de dentes, é uma situação muito comum, que pode prejudicar a colocação de implantes. No entanto, se recorrer a uma clínica dentária especializada, a colocação de enxerto ósseo para implantes dentários permite contornar esse problema.

Com a leitura deste artigo vai ficar a saber:

  • Em que consiste e quais os objetivos do enxerto ósseo para implantes dentários;
  • Que tipos de enxertos ósseos dentários existem;
  • Quais as etapas deste procedimento;
  • O que é um sinus-lift.

Enxerto ósseo para implantes dentários: O que é e para que serve

O enxerto ósseo consiste num procedimento cirúrgico cujo objetivo é fortalecer ou aumentar a quantidade de osso numa determinada área do corpo. No caso específico do enxerto ósseo dentário para implantes dentários, esta técnica serve para garantir uma maior estabilidade óssea no local onde o implante será colocado.

A ausência de dentes provoca uma perda gradual de osso na região, causada pelo fenómeno de reabsorção óssea. Nas situações mais graves, a falta de osso pode comprometer a viabilidade da aplicação de implantes dentários. Nestes casos, é necessário fazer um enxerto ósseo no local. 

Tipos de materiais usados nos enxertos para reabilitação dentária

Colocar implantes dentários é uma solução para a falta de dentes, desde que estejam reunidas todas as condições para assegurar uma fixação segura dos implantes. 

Uma dessas condições é a existência de osso, com dimensão e densidade suficientes, para manter os implantes estáveis. Em muitos casos, isso não se verifica, sendo necessário recorrer a um enxerto ósseo na zona onde os implantes serão colocados. 

Durante este procedimento, o dentista pode recorrer a materiais de diferentes origens, ou seja, existem vários tipos de enxerto ósseo. Os mais comuns são:

  • Enxerto autógeno

Em que são utilizados materiais ósseos do próprio paciente, retirados de outras áreas do corpo como os ossos das costelas ou da bacia, por exemplo. 

  • Aloenxerto

Em que são usados materiais ósseos de origem animal e da mesma espécie mas de outra pessoa.

  • Xenoenxerto

Em que são utilizados materiais ósseos de origem animal mas de outras espécies, compatíveis com o ser humano. Neste caso, podem ser usados enxertos de origem bovina ou suína. 

  • Enxerto sintético

Em que são utilizados materiais ósseos de origem sintética, desenvolvidos em laboratório à base de componentes biocompatíveis.

Note-se que a utilização de cada um destes tipos de enxerto ósseo carece sempre de uma avaliação clínica, porque existe indicação para cada tipo de enxerto.

Etapas do procedimento de enxerto ósseo para implantes dentários

Na Medway, todo o procedimento cirúrgico do enxerto ósseo para a colocação de implantes dentários é feito de forma a garantir o conforto do paciente e o sucesso da intervenção. Assim, após uma avaliação cuidada, é definido um plano de intervenção personalizado e os respetivos prazos.   

1. Anestesia

No dia da cirurgia para colocação do enxerto ósseo é administrada anestesia local para eliminar qualquer sensação de dor. Caso haja necessidade, pode ser dada uma sedação leve ao paciente.

2. Aplicação do enxerto ósseo

O enxerto ósseo é então aplicado nos locais definidos (em partículas, pequenos fragmentos ou em bloco). Depois, a área intervencionada é protegida e suturada. O paciente pode ir para casa após o procedimento e retomar as suas atividades no dia seguinte.

3. Regeneração do tecido ósseo

Depois, é apenas necessário aguardar que o osso regenere, o que demora cerca de 6 meses. Após este período, o osso fica mais forte e preparado para uma correta fixação dos implantes dentários.

4. Colocação dos implantes dentários

Depois de verificada a densidade óssea alcançada após o enxerto, o especialista em implantologia pode proceder à normal colocação dos implantes dentários para substituir os dentes em falta. Graças à preparação do osso, é possível garantir resultados estáveis e definitivos.

O que é um enxerto ósseo para levantamento do seio maxilar ou sinus-lift?

Quando a aplicação de implantes dentários é feita no maxilar superior, pode haver necessidade de um enxerto ósseo para elevar o seio maxilar. Esta intervenção tem o nome de sinus-lift.

O seio maxilar é uma área oca, localizada na região posterior do maxilar superior. A falta de dentes na proximidade deste espaço pode desencadear perda óssea, deixando de haver condições para colocar implantes dentários sem um enxerto ósseo. 

Sempre que o osso está demasiado fino, torna-se necessário aumentar a espessura óssea do maxilar naquele local antes de aplicação dos implantes, através de um sinus-lift.  

Os cuidados com a alimentação após a colocação de implantes com enxerto de elevação do seio maxilar (sinus-lift) são equivalentes aos de outras intervenções, como uma extração dentária, por exemplo. Deve consumir alimentos frios e macios durante os primeiros dias. 

Confie nos profissionais Medway e melhore o seu sorriso!

Na Medway, temos profissionais especializados e experientes na colocação de enxerto ósseo para implantes dentários. Com este procedimento, mesmo quem apresente problemas de falta de osso nos maxilares pode colocar implantes e repor dentes perdidos. 

Melhore o seu sorriso e a capacidade de mastigação para poder voltar a rir, comer e falar sem entraves! Descubra os serviços de implantologia especializada que temos disponíveis para si nas Clínicas Medway. 

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais