Facetas Dentárias VS. Coroas Dentárias – quais as diferenças entre os tratamentos e em que casos são usados?

O mundo dos tratamentos dentários é vasto e variado. Por isso, algumas opções são confundidas de forma frequente. É o caso da colocação de Facetas Dentárias ou de Coroas Dentárias.

É verdade que são tratamentos distintos, com indicações específicas, mas também são semelhantes em alguns aspetos, como na capacidade de restituir um sorriso harmonioso. Então, é normal questionar-se: “Qual a melhor opção?”, “O que são Facetas e em que casos se usam?” ou até “Quando devo colocar uma Coroa?”.

Para saber a resposta a estas e outras questões, sugerimos ler este artigo até ao fim – vai aprender a distinguir estes dois tratamentos na perfeição.

 

O que é o tratamento com Facetas Dentárias?

Colocar Facetas é como aplicar um revestimento muito fino nos dentes, cobrindo a sua parte mais externa e visível.

A função destas estruturas é disfarçar ou ocultar certos detalhes evidentes da dentição e conferir-lhe novas características. Assim, o principal motivo para colocar Facetas Dentárias é estético, na grande maioria dos casos. Esta função mantém-se durante anos, já que, uma vez aplicadas, com técnicas específicas de fixação, estas capas permanecem nos dentes.

Este tratamento pode ser realizado com produtos de vários materiais – os mais comuns são os de cerâmica e os de resina composta, que variam na sua capacidade de cobertura e na sua durabilidade. 

No caso das Facetas de cerâmica, podem ainda ser em dissilicato de lítio, leucite reforçado com feldspato ou cerâmica feldspática. A escolha entre estas opções depende do caso em questão, investigado durante o processo de diagnóstico e planeamento.

Além disso, este é um tratamento personalizado, já que é realizado à medida de cada paciente e consoante as caraterísticas da sua dentição natural.

 

 

 

Em que casos se usam Facetas Dentárias?

Dada a sua função de camuflar defeitos dentários, este tratamento é recomendado para quem procura melhorar a estética e aspeto do sorriso e ter uma dentição uniforme. Neste sentido, pode ser usado em caso de:

  • Lascas ou desgaste nos dentes;
  • Diferenças de tamanho das peças dentárias;
  • Espaços entre os dentes;
  • Desalinhamentos ligeiros da dentição;
  • Manchas ou alterações de tonalidade do esmalte dentário.

Ainda assim, existem algumas condições para a realização de tratamento com Facetas Dentárias: os dentes onde serão colocados os revestimentos têm de estar íntegros e saudáveis, para que os consigam suportar com eficiência. A oclusão também tem de ser estável.

 

Quais as vantagens e desvantagens do tratamento com Facetas Dentárias?

Ao permitir melhorar o sorriso, este tratamento tem um impacto forte e positivo na autoestima de qualquer paciente. Além do mais, o processo de colocação das Facetas Dentárias é pouco invasivo e mais ou menos simples de executar, desde a avaliação, à confeção em laboratório dos revestimentos, até à sua colocação.

Mas existem ainda outras vantagens das Facetas:

  • Conferem um resultado natural, pois imitam as particularidades dos dentes;
  • São resistentes, permitindo uma vida normal sem limitações;
  • Duram muito tempo, mantendo o resultado inalterado por décadas;
  • Deixam o dente intacto, pois exigem um desgaste mínimo do esmalte;
  • Reforçam a estrutura dentária, ao revesti-la.

Por outro lado, a principal desvantagem prende-se com o facto de, na maioria dos casos, serem necessárias várias Facetas para um resultado uniforme, o que acaba por encarecer o tratamento.

 

Em que consiste o tratamento com Coroas Dentárias?

Ao contrário das Facetas, que revestem apenas uma parte dos dentes, as Coroas Dentárias servem para substituir toda a peça dentária. É por isso que são conhecidas como soluções de recobrimento total. Então, são colocadas sobre um dente natural estragado ou sobre um Implante Dentário, quando há ausência de dente.

Assim sendo, como permite restabelecer uma dentição completa, a principal função deste tratamento é reabilitadora. Isto é: o objetivo é recuperar a funcionalidade da boca, em especial no que refere à mastigação.

Apesar desta função principal, a capacidade de restabelecimento da dentição deste tratamento também tem um papel estético, com efeitos muito positivos na sua autoestima.

Para a realização desta solução, podem ser usadas Coroas em diversos materiais, como cerâmica, resina composta, aço ou até uma combinação de vários.

 

 

Em que casos faz sentido a colocação de Coroas Dentárias?

Uma vez que servem para recuperar a dentição, as Coroas são reservadas para casos em que existem danos irreversíveis nos dentes, como fraturas ou desgaste intenso. Pela mesma razão, também podem ser usadas quando há falta de dentes.

Por este motivo, ao contrário do que acontece com as Facetas Dentárias, o bom estado da dentição deixa de ser uma exigência para a realização deste tratamento. Contudo, é preciso que exista uma saúde oral geral razoável, que permita aguentar a Coroa pelo máximo de tempo possível.

 

Que vantagens ou desvantagens traz este tratamento?

O tratamento com Coroas Dentárias para substituir um ou mais dentes tem algumas vantagens, como:

  • Beneficia a saúde oral, ao permitir uma dentição contínua que facilita a higiene e elimina espaços propícios à acumulação de bactérias;
  • Evita novos desgastes ou fraturas noutros dentes, ao uniformizar as forças aplicadas sobre eles;
  • Permite resultados duradouros, pois as Coroas funcionam como dentes normais;
  • Pode cobrir várias necessidades, desde a perda de um único dente a perdas mais alargadas.

Já as desvantagens, face às Facetas, dizem respeito ao facto de ser mais invasivo e exigir um maior desgaste dentário.

 

Como saber qual o melhor tratamento para o seu caso?

Agora que já sabe que as Facetas têm uma função estética e as Coroas uma função reabilitadora, é fácil perceber que a melhor opção depende do problema a tratar. Essa indicação só um médico pode dar, através de uma avaliação criteriosa.

Os profissionais da Medway podem ajudar a identificar qual o tratamento mais viável para o seu caso, graças aos meios de diagnóstico avançados. Por isso, se pensa melhorar o seu sorriso,  agende a sua consulta para colocar Facetas Dentárias ou Coroas Dentárias. Seja qual for o tratamento indicado, conseguirá sempre o resultado que esperou.

Dr.ª Joana Monteiro Ver mais informações
Médica Dentista, Endodontia e Reabilitação Estética
AnteriorEntenda como é feita a colocação de Facetas Dentárias através de um caso de sucesso (com fotos reais!)
SeguinteTudo sobre o uso de Prótese Dentária Removível: quais os diferentes tipos e quanto tempo dura?