Guia passo a passo para fazer a Higiene Oral com Aparelho Dentário sem falhas

Realizar uma rotina de higiene oral correta é sempre importante em todas as circunstâncias, mas ao colocar Aparelho Dentário o processo complica-se, exigindo mais tempo e algumas adaptações.

Por isso, se está a pensar usar Aparelho ou se já o tem, é normal ter dúvidas - “como deve ser a escovagem dos dentes?” e “o que posso fazer para manter o Aparelho sempre limpo?” são apenas alguns exemplos.

Neste artigo vamos responder a estas questões e dar a conhecer os passos para realizar a sua higiene oral da forma correta. Tudo para que consiga um sorriso saudável durante o tratamento ortodôntico.

 

A importância da Higiene na manutenção da Saúde Oral

Colocar Aparelho Ortodôntico implica que os dentes passem a estar ocupados por estruturas próprias que levam à sua movimentação até às posições desejadas. Nestes elementos acumulam-se bactérias e resíduos de alimentos, que podem prejudicar a saúde da boca. Assim, realizar uma rotina de higiene adequada é promover uma boa saúde oral, que acaba por ter impacto na saúde geral do organismo.

 

Esta proteção da saúde da boca ajuda a manter os dentes e as gengivas em bom estado, evitando situações como:

  • Inflamações (gengivites, por exemplo);
  • Doenças orais (periodontites);
  • Formação de cáries;
  • Perda de dentes.

Desta forma, a funcionalidade da boca mantém-se intacta, ajudando o próprio Aparelho na sua missão de corrigir problemas orais, e o sorriso permanece bonito.

 

Passo a Passo para fazer uma correta Higiene dos seus dentes com Aparelho Ortodôntico

As recomendações para realizar uma rotina de higiene adequada podem variar consoante o tipo de Aparelho Dentário. Afinal, os vários modelos existentes funcionam de formas diferentes.

Com um Aparelho removível, pode retirar e realizar a higiene oral como sempre fez. Com um Aparelho fixo, a estrutura permanece sempre nos dentes, com os seus brackets e arcos metálicos. Neste caso, deve adaptar a forma como cumpre esta rotina e passar por algumas etapas.

 

1. Retire todos os elementos extra do Aparelho

Em certos casos, é necessário utilizar alguns acessórios, como elásticos intermaxilares para auxiliar no processo de movimentação dentária. Se for o seu caso, retire-os antes de começar o processo de higiene oral para deixar a boca o mais livre possível, facilitando o processo.

 

2. Escove os dentes com a escova certa e de forma adequada

Ainda que possa utilizar qualquer tipo de escova, aconselhamos que opte por uma ortodôntica, desenhada para estes casos.

Com a escova a 45° em relação à linha da gengiva, inicie a escovagem com pasta dentífrica começando pela superfície externa dos dentes de ambos os maxilares, passando pela sua zona superior e inferior e pelos brackets. Depois, escove a superfície interna dos dentes, bem como a de mastigação, terminando na língua.

 

Faça este processo em movimentos circulares, de forma cuidadosa. Lembre-se que o excesso de força e pressão pode danificar as estruturas do Aparelho ou até provocar lesões orais.

 

3. Use um escovilhão interdentário para alcançar zonas difíceis

Existem algumas zonas a que a escova é incapaz de chegar. Para as alcançar e remover todos os resíduos alimentares, use um escovilhão interdentário por detrás do arco metálico e entre cada bracket.

 

4. Passe o fio dentário para remover todos os resíduos

Para eliminar os resíduos mais resistentes e escondidos, utilize o fio dentário antes ou após a escovagem, passando-o entre o arco e o dente para alcançar a gengiva e limpar os espaços entre as peças dentárias.

5. Enxaguar os dentes e analisar o Aparelho

Após estas etapas, enxague a boca com água ou com uma substância própria recomendada pelo ortodontista para remover os resíduos de pasta de dentes.

No final, verifique todas as estruturas para garantir que permanecem intactas, sem danos após a escovagem.

 

Mantenha o seu Aparelho sempre limpo com uma rotina de Higiene Oral regular

De modo geral, esta rotina deve ser repetida após as refeições e antes de dormir para que o Aparelho Ortodôntico permaneça sempre higienizado e livre de bactérias. Para isso, é boa ideia levar a sua escova e pasta de dentes consigo, quando passa muito tempo fora de casa.

Na impossibilidade de o fazer, tente, pelo menos, enxaguar a boca com água.

 

Evite alguns alimentos, pelo bem do seu Aparelho Dentário

Desengane-se se pensa que por realizar um tratamento de correção ortodôntica terá de fazer mudanças radicais na alimentação – poderá comer quase tudo, desde que com cuidado e controlo.

Contudo, é verdade que existem certos alimentos que dificultam a higiene do Aparelho Dentário, exigindo mais esforço para serem eliminados ou até criando um ambiente propício ao desenvolvimento bacteriano.

Assim sendo, procure evitar, sempre que possível, alimentos:

  • Pegajosos, como pastilhas elásticas ou rebuçados;
  • Com muito açúcar, como doces;
  • Muito fibrosos, como ananás ou bacalhau.

 

Confie em especialistas para manter uma boa Saúde Oral com o Aparelho Ortodôntico

Além de todas estas recomendações, deve pedir mais conselhos e expor as suas dúvidas a especialistas em Ortodontia, pois conseguirão adaptar as indicações a cada caso específico e recomendar alterações, se necessário.

Além disso, também é importante realizar procedimentos de higiene oral profissionais de tempos a tempos, a fim de conseguir uma limpeza mais profunda e eficaz.

Na Medway contamos com uma equipa de Ortodontia experiente que detém os meios e conhecimentos necessários para realizar a higienização oral profissional após colocar Aparelho Dentário. E também está disponível para partilhar conselhos valiosos. O resultado será uma boca saudável e um sorriso perfeito!

Dr.ª Daniela Paiva Ver mais informações
Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria
AnteriorOpen Day Reabilitação Oral - Recupere o seu sorriso e a sua saúde oral
SeguinteAs 10 dúvidas mais frequentes sobre Ácido Hialurónico