Harmonização Facial: os melhores Tratamentos para a alcançar

Para quem deseja melhorar a aparência do rosto e alcançar uma maior harmonia das linhas faciais existem, hoje, diversos tratamentos para o conseguir.

As necessidades podem variar – um rosto mais simétrico e/ou rejuvenescido ou até uma dentição mais equilibrada. Para lhes responder existem procedimentos específicos, e é importante conhecê-los para estar consciente das suas opções.

Vamos descobri-los neste artigo.
 

O que é Harmonização Facial e qual a importância de a alcançar

Falar em Harmonização Facial significa corrigir certas características do rosto, de forma a alcançar um maior equilíbrio das feições, conferindo um aspeto mais harmonioso à arquitetura facial.

Para o conseguir, intervenciona-se, de modo geral, certas zonas do rosto, nomeadamente queixo, nariz, testa, maçãs do rosto, lábios ou dentes.

Além das razões funcionais para a realização destas intervenções, é habitual serem concretizadas também por questões estéticas, esperando melhorar aspetos que possam causar constrangimentos pessoais.

Isto é fundamental para elevar a autoestima e melhorar o conceito de autoimagem, cujos benefícios se estendem à melhora das relações interpessoais.
 

4 Tratamentos para melhorar a Harmonização Facial

 

1. Aparelhos Dentários

Problemas como dentes mal posicionados e/ou mau encaixe das arcadas dentárias (superior e inferior) podem causar desarmonias, prejudicando a autoestima dos pacientes e causando constrangimentos em ações tão simples quanto sorrir.

É por isso que corrigi-los é tão importante, além de melhorar também o funcionamento das estruturas da boca e beneficiar os cuidados de higienização oral.

Estas melhorias são alcançadas através dos Aparelhos Dentários, que exercem as forças necessárias para alterar o posicionamento dos dentes e maxilares, alinhando-os como é suposto e contribuindo, consequentemente, para harmonizar o sorriso e o rosto em geral.

 

 

Hoje existem vários tipos de Aparelhos Dentários, dividindo-se em:

  • Aparelhos fixos: convencional metálico ou estético (com brackets, arcos metálicos e elásticos), autoligado (sem os elásticos) ou lingual (na superfície interna dos dentes);
  • Aparelhos removíveis: como o Invisalign, composto por alinhadores transparentes feitos à medida.

 

O modelo certo indicado para cada situação depende do problema a corrigir e deve ser definido após uma avaliação ortodôntica - só assim é possível alcançar os resultados esperados.

Apesar da melhor altura para reposicionar os dentes com Aparelhos Dentários ser a infância/adolescência, pois as estruturas ósseas ainda estão em crescimento, os adultos tendem a obter excelentes resultados, geralmente dentro de 24 a 30 meses.
 

2. Facetas Dentárias

Corrigir imperfeições nos dentes como manchas, tamanhos desajustados, fraturas, desgastes ou espaços entre eles pode fazer uma diferença inacreditável no alinhamento do sorriso e na estética facial.

É esse o papel das Facetas Dentáriasfuncionando como um revestimento colocado na superfície externa dos dentes, habitualmente nos que ficam visíveis ao sorrir, permitem disfarçar defeitos e criar, simultaneamente, um efeito natural, visível logo após a colocação e mantido durante anos.

O tipo de Faceta – de porcelana ou de resina composta - depende das necessidades dos pacientes, nomeadamente quanto à durabilidade e resistência.
 

3. Implantes Dentários

Perder um ou mais dentes pode influenciar negativamente o aspeto facial. Para estas situações, recorrer a Implantes Dentários pode ser uma ajuda preciosa, já que permitem simular as estruturas naturais dos dentes, com um efeito praticamente impercetível.

Para isso são utilizadas raízes artificiais em titânio, semelhantes a parafusos, inseridas, com recurso a anestesia local, no osso maxilar para posterior colocação das estruturas semelhantes aos dentes.

Este procedimento permite uma recuperação rápida, pois o implante compatibiliza-se facilmente com o osso, sem rejeições. Além do mais, os métodos mais modernos, como o All on 4, permitem realizá-lo de forma pouco invasiva, prevenindo complicações.

Graças à evolução deste procedimento, alcança o resultado que deseja numa sessão, com uma prótese a ser logo aplicada sobre os implantes, proporcionando um novo sorriso rapidamente – e, possivelmente, para toda a vida.

Para poder realizar este procedimento, idealmente deve reunir algumas condições como um bom estado de saúde e espaço suficiente na arcada dentária para colocação do implante.
 

4. Ácido Hialurónico

Com o envelhecimento, a pele tende a perder elasticidade, firmeza e volume, além de formar rugas, o que pode originar assimetrias no rosto e indefinição dos seus contornos, causando insatisfação.

Para resolver estas questões e restabelecer a imagem pretendida pode recorrer ao Ácido Hialurónico, um componente de preenchimento e rejuvenescimento facial.

 

Geralmente, é utilizado nas seguintes zonas:

  • Rugas na testa, em redor do nariz e mandíbula ou sobre os lábios, por exemplo (para as preencher e suavizar);
  • Maçãs do rosto, queixo ou lábios (para aumentar o volume);

 

De forma segura, é injetado na zona pretendida, num procedimento rápido, e os resultados são imediatamente notados. A sua duração é variável, mas tende a prolongar-se por 4 a 12 meses, sendo necessário ir reaplicando.

As restrições estendem-se apenas a mulheres a amamentar ou grávidas e a pessoas com reações alérgicas.

Além do Ácido Hialurónico, existem ainda outros procedimentos estéticos que podem potenciar a harmonização facial, como por exemplo:

  • Aplicação de Botox;
  • Fios de Bioestimulação;
  • Microagulhamento;
  • Mesoterapia;
  • Peeling.
     

Quer alcançar os resultados que imaginou? Confie em parceiros experientes

Todos estes tratamentos podem devolver-lhe um aspeto facial harmonioso, mas é fundamental perceber se são indicados para o seu caso.

Deve procurar ajuda especializada neste tipo de intervenções, não só para aconselhamento mas sobretudo para a sua realização. Só assim é possível garantir a segurança e eficácia do processo.

Sabia que os profissionais da MEDWAY são especialistas de referência nas áreas da Harmonização Facial? Ao conhecimento e experiência que possuem aliam a mais recente tecnologia, usando métodos inovadores.

O resultado? Um rosto harmonioso e natural, do qual sentirá orgulho.

Dr.ª Daniela Paiva
Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria
Anterior7 Vantagens do Aparelho Invisível que o tornam a opção certa
Seguinte10 Mitos e Verdades sobre Facetas Dentárias