Lentes de Contacto para dentes ou Facetas Dentárias?

Se está descontente com o seu sorriso e pretende melhorá-lo há tratamentos que podem dar uma ajuda preciosa: as Lentes de Contacto para dentes e as Facetas Dentárias melhoram vários aspetos da sua dentição, renovando a sua aparência.

Apesar de ambas se enquadrarem na área da reabilitação estética e de terem aspetos em comum, são soluções diferentes, ainda que muitas vezes confundidas.

Caso procure um destes procedimentos, deve saber mais sobre eles para escolher o que melhor se adequa ao seu caso. Para ajudar, neste artigo vamos explicar-lhe em que consistem, os pontos que os aproximam e os aspetos que mais os diferenciam.
 

O que são Lentes de Contacto e Facetas Dentárias?

Fixadas nas superfícies externas dos dentes visíveis ao sorrir, ambas as soluções servem como uma espécie de revestimento, feito em diferentes tipos de cerâmica, que é capaz de disfarçar ou corrigir características dentárias que os pacientes considerem indesejáveis.

São exemplos:

  • Dentes com espaços entre si;
  • Manchas ou alterações da cor da dentição;
  • Dentes lascados ou rachados;
  • Pequenos desalinhamentos dentários;
  • Dentes muito pequenos.

Assim, ambas as soluções têm capacidade para alterar de forma significativa o aspeto do sorriso, melhorando toda a arquitetura facial.

O que é que as Lentes de Contacto e as Facetas têm em comum?

Já vimos que ambos os tratamentos permitem melhorar a estética facial, disfarçando imperfeições dentárias, mas há mais pontos que os aproximam.

Vamos ver quais são.
 

Vantagens das Lentes de Contacto e das Facetas Dentárias

Ao corrigir defeitos dentários, as Lentes de Contacto para dentes e as Facetas Dentárias oferecem os seguintes benefícios:

  • Aumento da autoestima, eliminando constrangimentos estéticos;
  • Melhoria das relações interpessoais, graças ao aumento da autoconfiança;
  • Reforço da estrutura dentária, ao servirem como revestimento;
  • Recuperação da funcionalidade da boca, em especial relativa à mastigação, ao repor uma dentição equilibrada e sem defeitos;
  • Favorecimento das rotinas de higienização oral, eliminando defeitos que as dificultam, como dentes desalinhados;
  • Aspeto natural, sendo personalizadas às características dentárias de cada paciente;
  • Rapidez no processo, conseguindo o sorriso novo em poucas semanas;
  • Durabilidade do resultado, podendo durar décadas, dada a sua resistência. 

 

Processo de colocação

A fixação destes revestimentos tende a variar consoante o tipo de material usado: por exemplo, as Facetas Dentárias feitas de resina composta são colocadas de forma mais imediata, diretamente no sorriso do paciente.

Ainda assim, as Facetas e as Lentes de Contacto mais vantajosas são feitas de porcelana. Nesse caso, ambas as soluções passam por processos de colocação semelhantes, resumidos da seguinte forma:

  • Primeiro, é feita uma avaliação da dentição do paciente com exames e definição das características das Facetas ou Lentes (cor, brilho, tamanho, entre outros), seguindo-se a moldagem dos dentes a cobrir e a pré-visualização dos resultados;
  • Depois, os revestimentos são fabricados em laboratório, cumprindo os parâmetros definidos na avaliação inicial;
  • Por fim, procede-se à cimentação dos revestimentos nos dentes dos pacientes. 

 

Contraindicações

Para a colocação de ambas as soluções, as estruturas orais têm de estar saudáveis. São então contraindicadas em casos de doenças periodontais, cáries ou dentes em muito mau estado, por exemplo.
 

Manutenção e cuidados

Tanto as lentes de contacto como as facetas dentárias exigem poucos cuidados para que mantenham as suas características físicas e estéticas. Regra geral, espera-se que se mantenham as mesmas rotinas realizadas em dentes normais, em especial no que refere aos hábitos regulares de higienização oral.

Todavia, para se certificar que ambas as soluções duram, evite trincar e mastigar alimentos ou objetos muito duros e roer as unhas.
 

O que distingue as Lentes de Contacto das Facetas Dentárias?

Já sabemos que estes dois tipos de revestimentos têm determinados aspetos em comum, mas existem outros que as diferenciam. Conhecê-los é o que permite optar por uma ou outra solução.
 

Espessura

Um dos fatores fundamentais que os distinguem diz respeito à sua espessura: as Facetas são mais espessas, apresentando cerca de 1,5mm de espessura, enquanto que as Lentes de Contacto são mais finas, rondando dos 0,6 aos 1,5mm.


Ou seja: as Lentes de Contacto são uma espécie de Faceta, mas muito mais fina.
 

Preparação

Por vezes, antes da colocação deste tipo de soluções é preciso desgastar a superfície externa dos dentes onde serão colocadas, compensando o espaço que ocuparão. Dado que as Lentes de Contacto para Dentes são mais finas, podem dispensar este desgaste.

 

Pelo contrário, para as Facetas, o mesmo pode ser mais necessário. No entanto, nesse caso, o processo é realizado na parte mais superficial dos dentes, sendo seguro, embora irreversível.
 

Capacidade de correção de defeitos

É verdade que tanto as Facetas como as Lentes de Contacto podem corrigir uma série de defeitos. Contudo, graças à espessura mais elevada, as Facetas são mais indicadas para casos em que são necessárias correções maiores, em especial no que respeita à cor, como manchas evidentes muito acentuadas.

Por serem mais finas, as Lentes de Contacto podem ser incapazes de corrigir mudanças de tonalidade muito evidenciadas, como dentes muito escuros ou amarelecidos. São, por isso, mais reservadas para pequenas correções, como ligeiros desalinhamentos e diastemas ou alongamento dos dentes.
 

Como saber qual o melhor Tratamento para si? É mais fácil com ajuda especializada

Sabendo que existem semelhanças e diferenças entre as Lentes de Contacto e as Facetas Dentárias, é importante saber o que melhor se adequa ao seu caso. A escolha depende das características dos seus dentes e do efeito pretendido.

Porém, este processo de escolha deve ser realizado em conjunto com um médico especialista, que, avaliando o seu caso, indicará a solução acertada. Peça ajuda a especialistas como os da MEDWAY para decidir entre Lentes de Contacto para dentes ou Facetas Dentárias e chegar ao resultado esperado: um sorriso sem imperfeições.

Dr.ª Joana Monteiro
Médica Dentista, Endodontia e Reabilitação Estética
AnteriorAs 9 Perguntas mais frequentes sobre Implantes Dentários
SeguinteSistema Damon: o que é, como funciona e quais as vantagens?