Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Mordida aberta ou mordida cruzada: como é que o aparelho Invisalign pode ajudar a corrigir estes problemas?

Daniela Paiva Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria

O Invisalign é um aparelho dentário popular, que apresenta muitas vantagens e consegue tratar um grande número de casos, mais ou menos complexos. O desajuste da dentição ao fechar a boca, na mordida, é um deles. Mas como é que o Invisalign trata a mordida aberta e a mordida cruzada, em específico?

Hoje vamos responder a esta pergunta. Assim, se sofrer destes problemas de mordida, ou caso desconfie que os tem, poderá saber se o Invisalign pode ser útil e de que forma.

O que é a mordida aberta e a mordida cruzada?

A mordida aberta e cruzada são dois tipos de disfunções que afetam a oclusão, isto é, o encaixe dos dentes, podendo ser notadas durante a infância, adolescência ou fase adulta.

Na mordida aberta, os dentes superiores e os inferiores são incapazes de se tocar ao cerrar a boca, existindo um espaço entre eles. Já na mordida cruzada há desalinhamento de alguns dentes durante a oclusão, com os superiores a recuar em relação aos inferiores, em vez de ficarem do lado de fora, como o esperado.

Tanto a mordida aberta como a cruzada podem ser notadas em várias zonas da boca, à frente, num dos lados ou nos dois, e ainda ser:

  • Ligeiras, afetando apenas alguns dentes;
  • Alargadas, estendendo-se a várias peças da dentição.

Quais são as causas da mordida aberta e da mordida cruzada?

A mordida aberta e a mordida cruzada podem ter uma origem genética e hereditária, que interfere com a formação da base óssea do rosto. Neste caso, o que acontece é que pode haver uma tendência para o desenvolvimento irregular dos maxilares que, por sua vez, interfere com o processo de mordida e a torna disfuncional.

A respiração oral, o hábito de respirar pela boca em vez de pelo nariz, também pode potenciar o surgimento destes problemas, ao alterar a atividade dos músculos da face.

Existem ainda outros fatores externos que aumentam a possibilidade de desenvolver uma mordida aberta ou cruzada, ao interferirem de forma direta com o desenvolvimento da dentição. São exemplos:

  • Perda precoce dos dentes de leite;
  • Uso prolongado de chupeta;
  • Hábito de sucção dos dedos.

Que consequências trazem a mordida aberta e a mordida cruzada?

Tanto a mordida aberta como a cruzada trazem desarmonia ao sorriso e ao rosto. Então, podem afetar a autoestima e confiança.

Existem ainda problemas que a mordida aberta e a mordida cruzada podem provocar, como por exemplo:

  • Dificuldades de mastigação e de digestão;
  • Alterações na dicção;
  • Dor nos dentes ou nas articulações do maxilar (articulação temporomandibular);
  • Dores de cabeça, pescoço ou ouvidos;
  • Zumbidos nos ouvidos;
  • Desconforto ou estalidos ao abrir a boca;
  • Retração/recuo da gengiva;
  • Desgaste do esmalte dos dentes;
  • Sensibilidade dentária.

Pelo desalinhamento da dentição, estas condições também podem dificultar a higiene oral, contribuindo para o desenvolvimento de doenças periodontais.

É por estas razões estéticas, funcionais e de saúde oral que os problemas de oclusão precisam de ser tratados.

Como é que o aparelho Invisalign trata a mordida aberta e a mordida cruzada?

O Invisalign corrige a mordida aberta e a mordida cruzada com muita eficiência, estimulando a movimentação dentária e a adaptação das estruturas orais necessárias para uma oclusão adequada. Mas como é que isso acontece?

Através dos seus alinhadores transparentes e removíveis, o Invisalign aplica pressões muito suaves e certeiras nos locais exatos dos dentes onde são necessárias. No caso da mordida cruzada, fecha a abertura entre os dentes superiores e inferiores. Na mordida cruzada, incita a deslocação dos dentes superiores e inferiores, até que os primeiros ultrapassem os segundos.

O material termoplástico SmartTrack em que se fabricam os alinhadores consegue, de forma cómoda para o paciente, melhorar a distribuição das forças e potenciar os movimentos necessários, contribuindo também para a eficiência do tratamento.

Regra geral, esta eficácia é tanto maior, quanto mais cedo for realizado o procedimento. É por isso que a infância pode ser, muitas vezes, a fase ideal para o executar, aproveitando o facto de as estruturas orais ainda estarem a crescer para orientar o desenvolvimento correto do processo de oclusão. Todavia, pode também ser realizado na fase adulta.

Quais são as vantagens de corrigir a mordida aberta e a mordida cruzada com Invisalign?

Além da elevada eficácia, existem outros motivos para escolher este aparelho, em detrimento de outros mais convencionais e fixos. Com o Invisalign, é possível corrigir a mordida de forma mais:

  • Discreta, porque é transparente;
  • Confortável, por ser livre de metais, evita lesões na boca;
  • Rápida, por ser muito eficiente;
  • Prática, pois poder ser removido para comer e para a higiene oral;
  • Autónoma, porque pode trocar de alinhadores em casa.

O que esperar durante o tratamento da mordida aberta ou da mordida cruzada com Invisalign?

processo de tratamento com Invisalign para corrigir a mordida aberta e cruzada envolve:

1. Avaliação do caso – o uso de fotografias, radiografias e scanner intraoral com tecnologia iTero, em relação com o software avançado ClinCheck, permite estudar ao pormenor as estruturas da boca do paciente, sem precisar de moldes de massa. Estas ferramentas permitem ainda simular o efeito final que será alcançado.

2. Planeamento do processo – com o ClinCheck, definem-se as etapas do tratamento para a condição em questão. O planeamento inclui as forças exatas a aplicar, o local onde as exercer, o número de alinhadores necessário e as mudanças alcançadas em cada fase.

3. Fabrico dos alinhadores – com base nas informações obtidas durante a avaliação, são feitos alinhadores à medida da dentição do paciente.

4. Período de tratamento – o paciente vai trocando os alinhadores a cada 1/2 semanas, usando cada um deles entre 20 e 22 horas por dia. A cada 4/6 semanas, são realizadas consultas de controlo, para avaliar o progresso com o ClinCheck.

 A duração deste processo é variável. Casos mais complexos costumam, regra geral, precisar de mais tempo de tratamento. Porém, estima-se que os problemas de mordida sejam resolvidos entre 6 e 18 meses.

Onde pode realizar o tratamento com Invisalign para a mordida aberta ou mordida cruzada?

Se estiver a pensar realizar um tratamento com Invisalign para tratar estes problemas de mordida, é essencial escolher um local de confiança para o fazer. Também é imprescindível passar por uma avaliação, para perceber se este é mesmo o tratamento ideal para o seu caso.

Na Medway realizamos um diagnóstico certeiro e delineamos a melhor solução para si. Contamos com profissionais especialistas e experientes que acompanham e tratam o seu caso com rigor. Agende uma consulta e perceba se pode usar o aparelho Invisalign para corrigir a mordida aberta ou a mordida cruzada.

Usufrua do nosso conhecimento, por uma mordida mais funcional.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais