O que é o All-on-4 e como é feito este tratamento de Reabilitação Oral?

Já se imaginou com um novo sorriso e com uma boca totalmente funcional, em apenas 1 dia? Para quem sofre com a falta de dentes ou com o mau estado das estruturas orais parece um sonho demasiado bom para ser real. Mas hoje é possível alcançá-lo através de técnicas eficazes e avançadas de implantologia como o All-on-4.

Para que conheça melhor as suas opções de Reabilitação Oral, hoje explicamos-lhe tudo sobre este procedimento.

 

Em que consiste o Tratamento All-on-4?

Este é um procedimento de colocação de implantes no osso maxilar, substituindo as raízes dos dentes para colocação de prótese, imitando a dentição natural. Portanto, o objetivo é reabilitar as estruturas orais, restituindo a estética da boca e sua funcionalidade.

A forma como o faz é diferente de outros tipos de procedimentos de implantologia, que exigiam a colocação de vários implantes para recuperar toda uma arcada dentária.

O All-on-four é uma técnica que consiste na fixação de apenas 4 implantes em cada maxilar, que servem de suporte à prótese fixa, oferecendo-lhe uma base estável. Ou seja: com poucas raízes artificiais, consegue restituir toda uma arcada dentária.

 

Que vantagens traz?

O facto de contar apenas com 4 implantes fixados em cada maxilar faz deste método uma opção minimamente invasiva, trazendo vantagens como:

  • Menor tempo de tratamento;
  • Maior conforto;
  • Recuperação e cicatrização mais rápida;
  • Diminuição do risco de complicações.

Além do mais, como lhe permite recuperar de forma simples a autoestima e a eficiência mastigatória, o All-on-4 é considerado um dos principais tratamentos de Reabilitação Oral.

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

Quem pode beneficiar com a técnica All-on-four?

A colocação de implantes exige a presença de estrutura óssea suficiente para os suportar. Assim, com os métodos mais tradicionais, quando existe falta de osso maxilar o procedimento é inviável ou, em alternativa, exige a realização de enxerto ósseo.

Com o All-on-4 isto não se verifica, porque permite a colocação dos implantes nas zonas em que ainda há osso em quantidade e qualidade suficientes, aproveitando-o. Isto significa que pode ser realizado até em pessoas com atrofia óssea severa, em que o procedimento pareceria impossível. E mais: dispensando enxertos!

 

Pode ser ainda indicado para quem sofre de perda total de dentes ou para quem ainda possui alguns, embora em mau estado e impossíveis de recuperar com tratamento, exigindo substituição.

É também necessário que o estado de maturação óssea esteja concluído, sendo, por isso, indicado para adultos.

 

Como é o Tratamento com o método All-on-4?

1. Avaliação e planeamento

Para conhecer a condição clínica, bem como a respetiva extensão e gravidade, realiza-se uma avaliação com base em:

  • Exames de diagnóstico – como ortopantomografias, radiografias e/ou TAC;
  • Fotografias externas ou internas da cavidade oral;
  • Histórico clínico.

Depois, planeia-se o tratamento no que refere ao local de colocação e inclinação dos implantes.

 

2. Cirurgia para colocação dos implantes

Quando ainda existem dentes que exigem substituição, procede-se, primeiro, à sua remoção. O passo seguinte é o processo cirúrgico, que se desenrola da seguinte forma:

  • Administração de anestésico, tornando o processo indolor e confortável;
  • Colocação de dois implantes na zona posterior da boca (no local onde existe pouco osso), com inclinação de cerca de 30 graus, e de outros dois na região anterior;
  • Fixação de prótese provisória sobre os implantes.

Este é um processo rápido, durando no máximo 6 horas, dependendo do quadro clínico a tratar. Além disso, graças à imediata colocação de prótese provisória, os resultados são imediatos, tendo um novo sorriso logo após a cirurgia.

 

3. Fixação da Prótese fixa definitiva

Quando o implante está totalmente integrado no osso maxilar e na gengiva, o que pode demorar algumas semanas ou meses, a prótese provisória é substituída por uma definitiva, fabricada em laboratório consoante as suas características e necessidades.

 

4. Acompanhamento pós-cirurgia

Nesta fase, terá de se submeter a algumas rotinas de monitorização dos resultados, onde receberá também acompanhamento para ter uma recuperação rápida e confortável.

De tempos a tempos, também pode necessitar de realizar higienizações profissionais para manter as estruturas orais em perfeitas condições.

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

O que pode esperar dos seus Implantes All-on-four?

Este é um tratamento de elevado sucesso, permitindo-lhe manter os seus implantes durante décadas ou até, por vezes, pelo resto da sua vida. Tudo depende da forma como trata deles. Lembre-se que, no que toca à higienização, requerem tantos cuidados como as estruturas orais naturais.

Cumprindo estes cuidados e comparecendo às consultas de rotina que o médico recomendar, conseguirá usufruir ao máximo dos seus implantes, comendo, sorrindo e falando com total segurança.

Mais: com este tratamento pode esperar uma melhoria imediata da qualidade de vida. Na verdade, evidências mostram que o All-on-4 apresenta elevadas taxas de satisfação – num estudo de 2017, 95,6% dos pacientes avaliados submetidos a este método classificaram o tratamento como sendo excelente!

 

Recupere um sorriso harmonioso com a ajuda de profissionais especializados

Agora que já conhece melhor este tratamento, é preciso saber se é um procedimento indicado para si. Deve procurar ajuda médica para proceder a um diagnóstico rigoroso e estudar o seu quadro clínico.

Também pode informar-se junto destes profissionais acerca do preço do All-on-4 para o seu caso. Saiba que, regra geral, por ser rápido, dispensar enxertos ósseos e usar um número reduzido de implantes, costuma ser um procedimento económico.

Os profissionais da MEDWAY estão disponíveis para avaliar a sua situação e fornecer todas as informações relevantes para o seu processo de decisão. Se optar por avançar com o tratamento, têm os meios e conhecimentos necessários para lhe proporcionar um processo adequado e, mais importante, eficiente.

Conheça as condições para o seu caso ao pedir um orçamento para a técnica All-on-4. Desta forma, estará mais perto do seu sorriso de sonho!

Dr. João Faria Ver mais informações
Médico Dentista, Periodontia, Cirurgia e Implantes
AnteriorTerapia Guiada por Biofilme: conheça o método inovador de Higiene Oral
SeguinteQuanto custa o Aparelho Invisalign? 5 fatores que influenciam o preço