O que é o Aparelho Dentário de Contenção e durante quanto tempo deve ser usado?

Realizar um tratamento ortodôntico para alinhar os dentes pode trazer resultados transformadores. Esse processo atravessa várias fases – uma das mais importantes passa por usar Aparelho Dentário de Contenção, quando os dentes já se encontram alinhados.

Este tipo de Aparelho é fundamental para alcançar os resultados esperados. Por isso, é importante conhecer mais sobre ele, caso esteja a realizar um tratamento de correção ortodôntica.

Neste artigo vamos explicar tudo sobre o assunto.

 

O que é um Aparelho Dentário de Contenção?

Este é um tipo de Aparelho usado no final de um tratamento de correção ortodôntica. Nessa altura, os dentes já sofreram as movimentações necessárias, com a ajuda de Aparelhos fixos ou removíveis, e já assumiram as suas novas posições na boca.

Ou seja: funciona ao contrário dos Aparelhos de correção dentária, pois estabiliza o posicionamento dos dentes, em vez de os movimentar.

É produzido através de moldes da nova arquitetura dentária, para garantir que se adapta ao caso em questão e que cumpre a sua função.

 

Por que é importante usar um Aparelho Dentário de Contenção?

Quando os resultados do tratamento de correção ortodôntica já foram alcançados, é fundamental usar Aparelho Dentário de Contenção para impedir a movimentação dos dentes, que pode sempre ocorrer de novo. Mas por que é que isto pode acontecer?

Porque os tecidos que sustentam a dentição têm “memória” e propriedades elásticas. Assim sendo, quando o Aparelho de correção dentária é retirado, estes tecidos podem voltar a movimentar-se, estimulando os dentes a voltarem às disposições iniciais. Para que isto seja evitado, é fundamental dar-lhes o tempo necessário para se habituarem às novas posições, garantindo que o organismo aceita esta nova anatomia.

Ao fazerem este trabalho, os Aparelhos de Contenção permitem:

  • Reduzir o risco de recidivas;
  • Manter os resultados do tratamento ortodôntico;
  • Evitar novos gastos com a repetição do tratamento.
     

Tipos de Aparelhos Dentários de Contenção

Existem diversos modelos de Aparelhos de Contenção. Alguns cobrem toda a dentição, enquanto outros trabalham apenas em alguns dentes - aqueles onde o risco de movimentação é maior.

Mas a distinção principal é a seguinte:

  • Aparelho Removível: pode ser retirado e reposto pelo paciente para comer e higienizar e pode ser usado no maxilar superior e inferior. Este tipo de Aparelho Dentário de Contenção é semelhante ao Invisalign, com as estruturas plásticas a encaixar nos dentes. Em alternativa, pode ter partes metálicas e encaixar no céu da boca;
  • Aparelho Fixo: é impossível de retirar sem a ajuda do dentista. Embora também possa ser colocado em ambos os maxilares, é mais comum no inferior. Tem um fio metálico, reto ou ondulado, colocado na face interna dos dentes. É, por isso, muito discreto.

 

Quando e como é que o Aparelho Dentário de Contenção deve ser utilizado?

O Aparelho de Contenção é indicado para todos os pacientes que realizaram tratamento com Aparelho de correção dentária.

Regra geral, os modelos fixos são indicados para casos em que a habituação dos tecidos à nova posição dentária pode levar mais tempo, como nos quadros mais complexos. Por outro lado, os removíveis podem ser usados em casos mais simples ou quando esta dificuldade de os dentes se manterem nas novas posições é menor.

Quanto ao tempo de uso do Aparelho Dentário de Contenção, evidências mostram que é importante mantê-lo durante todo o dia, pelo menos nos primeiros meses. Depois, o uso pode ser mais faseado, utilizando, por exemplo, só durante a noite.

 

Por quanto tempo se deve manter o Aparelho Dentário de Contenção?

De modo geral, este Aparelho deixa de ser necessário quando os tecidos da boca já aceitaram as novas posições dos dentes e o risco de estes voltarem a entortar é baixo. O tempo até isso acontecer depende de diversos fatores individuais, como a complexidade do desalinhamento dentário inicial e a própria resposta do organismo ao tratamento. Então, o tempo de uso é muito variável.

Em grande parte dos casos, estas estruturas são usadas pelo mesmo tempo do Aparelho para alinhar os dentes, ou então pelo dobro do mesmo. Mas também existem quadros em que a utilização é mantida por um período de tempo mais longo, prolongando-se até pelo resto da vida.

Em qualquer dos casos, esta necessidade é avaliada e estimada pelo profissional que acompanha o processo em causa.

 

Que cuidados são importantes de manter ao usar um Aparelho Dentário de Contenção?

Primeiro, é fundamental usar o Aparelho pelo tempo recomendado. Só assim conseguirá impedir a movimentação dentária de forma adequada.

Depois, também é muito importante fazer uma higienização oral eficiente, com escovas de cerdas macias. Com os Aparelhos removíveis é mais fácil, visto que os pode retirar. Já com os fixos, é importante que higienize bem o local onde se encontra o fio metálico, pois é um local propenso à acumulação de bactérias.

Por fim, é essencial que as visitas periódicas ao dentista sejam respeitadas, ainda que ocorram com menos frequência nesta última fase de tratamento ortodôntico. Nas consultas, o profissional irá averiguar se o processo está a ser cumprido como o recomendado. Também podem ser realizadas limpezas dentárias profissionais.

 

Esclareça as suas dúvidas sobre os Aparelhos Dentários de Contenção junto de especialistas em Ortodontia

Com este artigo já ficou a saber algumas informações sobre este tipo de Aparelho, importantes caso tenha de o usar. Ainda assim, pode ser relevante colocar todas as questões a profissionais especialistas nestes tratamentos.

Na Medway, contamos com uma equipa experiente em Ortodontia que se encontra disponível para esclarecer dúvidas sobre o Aparelho Dentário de Contenção. Além do mais, personalizam os conselhos para o seu caso específico. Depois desta ajuda, saberá tudo sobre este Aparelho.

Dr.ª Daniela Paiva Ver mais informações
Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria
Anterior3 Tipos de Próteses Dentárias – entenda as diferenças entre eles e conheça as suas vantagens e desvantagens
SeguinteSerá que tem uma cárie?