O sorriso tem uma grande influência na autoestima da maioria das pessoas. Por isso, desenvolver manchas nos dentes pode causar muitos constrangimentos com a própria aparência.
Estas manchas podem aparecer por várias razões. A boa notícia é que, muitas vezes, podem ser removidas ou disfarçadas.
Se notou que os seus dentes se apresentam manchados, com este artigo vai ficar a saber tudo sobre o problema e o que pode fazer.
O que são Manchas nos Dentes e que tipos existem?
Diz-se que existem manchas dentárias quando há uma alteração de tonalidade em determinadas zonas dos dentes. Estas manchas podem apresentar tamanhos variados e cores distintas, podendo ser:
- Brancas;
- Amarelas;
- Laranja/acastanhadas;
- Cinzentas;
- Pretas.
Também podem ser consideradas superficiais, intermédias ou profundas, consoante a camada do dente que afetam. Diz-se que uma mancha é superficial quando se desenvolve no esmalte dentário. Por outro lado, é considerada intermédia/profunda quando se concentra na zona da dentina ou polpa dentária, onde se localizam os nervos e vasos sanguíneos.
O que provoca o aparecimento de Manchas nos Dentes?
Alguns tipos de manchas dentárias estão presentes desde o nascimento. São as chamadas manchas congénitas, que, de modo geral, costumam ser brancas.
Outras manchas vão sendo adquiridas ao longo da vida. Uma das causas é o próprio envelhecimento do esmalte. Com a idade, este pode desgastar-se e mostrar camadas mais internas de tonalidade diferente, contribuindo para o efeito manchado.
Mas existem outras causas para estas alterações que se vão adquirindo, que podem ocorrer em qualquer idade. Vamos conhecer as mais comuns.
1. Alimentação
Alguns alimentos e bebidas podem provocar manchas nos dentes quando consumidos em excesso. São exemplos:
- Café;
- Vinho tinto;
- Alguns chás;
- Chocolate;
- Refrigerantes.
Tratando-se de produtos pigmentados, transferem esses pigmentos para os próprios dentes, formando manchas de tonalidade amarelada ou escura.
A ingestão exagerada de alimentos muito ácidos também torna o esmalte mais suscetível ao aparecimento de manchas, pois contribuem para a sua desmineralização.
2. Tabaco
O consumo continuado de tabaco provoca, em muitos casos, a formação de manchas dentárias amarelas/castanhas, na sua camada mais externa. Isto acontece porque os seus componentes, como a nicotina, se depositam nos dentes.
3. Traumatismos
O aparecimento de manchas escuras mais profundas nos dentes pode dever-se a traumas numa ou em várias destas estruturas. Este risco é maior quando, desse traumatismo, resulta um extravasamento de sangue para zonas dentárias internas.
4. Fluorose Dentária
A Fluorose Dentária está relacionada com o consumo excessivo de flúor, em especial durante a infância, quando as camadas da dentição ainda se encontram em formação.
Deste uso desadequado podem resultar manchas brancas nos dentes ou de cores mais escuras, em zonas mais internas.
5. Toma de certos medicamentos
A toma de determinados fármacos – como o antibiótico Tetraciclina – pode originar manchas generalizadas, de cor amarela, castanha ou acinzentada. O risco é maior quando este consumo ocorre na fase de calcificação dentária.
6. Cáries Dentárias
As cáries dentárias podem provocar manchas nos dentes, graças à acumulação das bactérias que as origina. Numa fase inicial, estas podem ser esbranquiçadas, evoluindo depois para cores mais escuras.
Faça o teste e descubra em 3 minutos
7. Bactérias cromogénicas
Algumas pessoas apresentam tendência para desenvolver certos microrganismos na boca, conhecidos como bactérias cromogénicas, que resultam do contacto com a saliva. Estas bactérias provocam manchas pretas nos dentes, próximas à gengiva.
Como eliminar as Manchas nos Dentes?
O tratamento das manchas dentárias é fundamental para evitar que estas evoluam e por razões estéticas. Em alguns casos, a estratégia pode incidir sobre a própria causa. Por exemplo, quando derivam da presença de cárie, é preciso solucioná-la.
Nas restantes situações, o tratamento incide sobre as manchas, tentando eliminá-las ou suavizá-las. Tudo depende da sua localização. Quando são superficiais e externas, são mais fáceis e prováveis de remover. Quando são mais profundas e internas a eliminação é mais difícil e menos provável, sendo o seu disfarce a única solução.
Existem vários métodos disponíveis para qualquer um dos casos, cada vez menos invasivos e agressivos. Vamos conhecer os mais utilizados.
Limpeza Dentária
Este tratamento pode ser usado em manchas superficiais no esmalte dentário.
Existem diversos métodos eficazes de limpeza dentária para remover manchas nos dentes – um dos mais inovadores e tecnológicos é a Terapia Guiada por Biofilme, uma técnica rápida, confortável, segura e eficiente. Permite a identificação precisa das regiões manchadas, com uma substância roxa, e depois remove as manchas com um jato quente de um pó fino.
Método ICON
Esta é uma técnica de remoção de manchas dentárias de forma pouco invasiva, muito utilizada no caso das manchas congénitas. Contudo, também pode ser eficaz nas que se adquirem com o tempo, localizadas no esmalte dentário.
Trata-se da aplicação de uma resina que se infiltra no esmalte, mascarando a mancha e harmonizando o seu tom em relação às restantes zonas dos dentes.
Sendo pouco invasivo, é um tratamento indolor e de fácil execução. Quanto aos resultados, são imediatos e passíveis de alcançar com uma sessão.
Branqueamento Dentário
Quando existem manchas superficiais ou intermédias, é possível ainda clarear toda a face externa dos dentes e, assim, disfarçar as diferenças de cor.
Para o efeito, são administradas substâncias próprias, que penetram na dentição e uniformizam a sua tonalidade.
Usar um Branqueamento Dentário para disfarçar as manchas nos dentes exige que as estruturas orais estejam saudáveis.
Colocação de Facetas Dentárias
As Facetas são revestimentos muito finos que cobrem a parte frontal dos dentes. Logo, permitem camuflar defeitos, como discrepâncias de tonalidade.
Assim sendo, é normal utilizar Facetas Dentárias em manchas nos dentes mais profundas e internas, que sejam difíceis ou impossíveis de remover.
O que fazer para prevenir o aparecimento de Manchas nos Dentes?
Existem algumas recomendações que podem servir como prevenção para o desenvolvimento de manchas dentárias. São elas:
- Evitar alimentos/bebidas muito pigmentadas e ácidas;
- Utilizar uma palhinha para ingerir líquidos pigmentados;
- Realizar uma escovagem adequada dos dentes;
- Bochechar com água após as refeições, na impossibilidade de escovar os dentes;
- Deixar de fumar;
- Realizar higienizações profissionais frequentes;
- Comparecer a consultas regulares no dentista para avaliação oral.
Onde pode avaliar as suas Manchas nos Dentes?
Agora já sabe o que algumas manchas dentárias podem significar e que tipo de métodos podem ser usados. Ainda assim, é fundamental pedir uma avaliação profissional. Só desta forma consegue ter a certeza da origem do problema e do método mais eficaz para o seu caso em particular.
Na Medway dispomos dos melhores meios e recursos para esclarecer o seu quadro clínico. Além disso, também praticamos os métodos de tratamento mais inovadores do mercado para resolver a situação.
Pode marcar uma consulta para avaliar as manchas nos dentes e voltar a sorrir sem vergonhas.