Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Ortodontia: Saiba o que é e porque é tão importante para a sua saúde

Daniela Paiva Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria

A ortodontia é uma área da Medicina Dentária que pode ter um impacto positivo sobre vários aspetos da sua saúde e bem-estar. Situações como dentes afastados, tortos ou desalinhados são o foco desta área de intervenção.

Ao longo deste artigo, vai ficar a saber o que é a ortodontia, que tipos de tratamentos existem e de que forma pode esta especialidade médica contribuir para melhorar diferentes áreas da sua saúde e promover a autoconfiança.

Ortodontia: O que é e quando pode ser útil

A Medicina Dentária possui diferentes especialidades e a ortodontia é uma delas. Anomalias a nível da mordida ou problemas no alinhamento dos dentes são os focos desta área, que se dedica à prevenção, diagnóstico e correção destas perturbações.

Os tratamentos de ortodontia são sempre adaptados a cada caso e funcionam através da prescrição de aparelhos ortodônticos. Estes vão exercer uma força controlada sobre os dentes ao longo do tempo, de modo a corrigir o seu posicionamento na boca. 

Existem algumas situações em que a ortodontia pode ser de enorme utilidade, tanto em adultos como em crianças:

  • Dentes tortos, desalinhados ou com falta de espaço;
  • Afastamento entre os dentes;
  • Anomalias na mordida;
  • Dificuldades de mastigação;
  • Respiração bucal.

 

A falta de tratamento ortodôntico vai muito além de um sorriso pouco estético, podendo conduzir a problemas de saúde. Assim, se possui algum dos problemas listados, fale com o seu dentista para fazer uma avaliação.

Diferenças entre Ortodontia Preventiva e Ortodontia Corretiva

  • Ortodontia Preventiva

Como o nome indica, a ortodontia preventiva ajuda a evitar que os pacientes precisem de usar aparelhos fixos no futuro. Com uma intervenção precoce, muitos problemas de posicionamento dentário podem ser prevenidos.

 

Para avaliar a necessidade de tratamento, as crianças devem ter a sua primeira consulta de ortodontia após a erupção dos primeiros dentes definitivos, por volta dos 7 anos.

  • Ortodontia Corretiva

Quando o problema já está presente, a ortodontia corretiva vai atuar de forma a conseguir corrigi-lo ou melhorá-lo. As anomalias a nível de oclusão ou os desalinhamentos dentários são as causas principais para procurar tratamentos de ortodontia corretiva.

Após os tratamentos de correção, a estética do sorriso é melhorada e a própria mastigação e respiração podem ser também beneficiadas.

Tipos de aparelhos mais usados em Ortodontia

De acordo com o Barómetro da Saúde Oral de 2022, a ortodontia é uma das causas principais para ir ao dentista. Na verdade, procurar tratamentos ortodônticos constitui a 2ª maior causa de visitas ao dentista em 2022.

13.4% dos portugueses referem ter ido mais vezes ao dentista nos últimos 12 meses

 

Estes tratamentos recorrem a dispositivos médicos que vão atuar na correção dentária. Existem duas categorias principais de aparelhos ortodônticos: 

  • Os aparelhos fixos, que permanecem na boca ao longo do tratamento, sendo removidos apenas no dentista; 
  • Os aparelhos removíveis, que podem ser retirados pelos próprios pacientes, para comer ou fazer a higiene oral.

Dentro de cada uma destas categorias, há diferentes opções.

1. Aparelhos Ortodônticos Fixos

Aparelho Convencional Metálico

Estes dispositivos são aplicados sobre a superfície externa dos dentes e incluem brackets, arcos e elásticos. Ao longo do tratamento, vão exercendo uma força, adaptada a cada situação, que move os dentes até à posição pretendida. 

Por possuírem componentes metálicos, estes aparelhos ortodônticos fixos são visíveis sobre os dentes e considerados pelos pacientes como pouco estéticos.

Aparelho Autoligado

O aparelho autoligado é uma solução inovadora em ortodontia, uma vez que dispensa o uso de elásticos. Os brackets sustentam os arcos metálicos, exercendo uma força mais suave e constante sobre os dentes. 

Este tipo de aparelho ortodôntico oferece mais conforto ao paciente, facilita a higiene oral e permite alcançar resultados visíveis em menos tempo.

Aparelho Lingual 

Quando o paciente privilegia a componente estética ao longo do seu tratamento ortodôntico, o aparelho lingual é uma opção. Atua de modo idêntico aos restantes aparelhos fixos, mas é colocado nas faces internas dos dentes. 

No entanto, o aparelho lingual pode causar desconforto, ao falar ou ao comer, durante a fase de habituação. As suas superfícies metálicas contactam com a língua, podendo originar pequenas lesões e prejudicar a fala.

2. Aparelhos Ortodônticos Removíveis

Uma das opções mais populares do momento em ortodontia é o Invisalign, um aparelho ortodôntico removível. Por ser transparente e poder ser retirado pelo próprio paciente, este é visto como o aparelho ortodôntico mais prático e discreto.

Ao longo do tratamento são usados diferentes alinhadores para mover os dentes até uma posição correta, que é inicialmente prevista através da tecnologia Itero. É nessa primeira fase que é feito o plano da movimentação que os dentes vão sofrer durante o tratamento. 

Em suma, o Invisalign é uma das soluções mais procuradas pelos pacientes de todas as idades, por ser 100% personalizada, muito discreta e confortável de usar.

Como pode a Ortodontia transformar o seu sorriso

Conheça alguns exemplos de casos em que a ortodontia ajudou a transformar sorrisos na Medway.

Os benefícios da ortodontia vão muito além das preocupações estéticas. Ao corrigir anomalias no posicionamento dos seus dentes vai estar a contribuir para uma melhoria da sua saúde oral, mas também para o seu bem-estar geral.

Dormir, comer e respirar são funções vitais que podem ser beneficiadas pela ortodontia. Se verifica que sofre de algum problema no posicionamento dos seus dentes, fale com o seu dentista e recupere o seu sorriso e a sua autoestima.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais