Quais os principais Tipos de Aparelhos Dentários?

Cuidar da saúde oral é uma preocupação que se encontra cada vez mais na ordem do dia e é neste sentido que surgem questões relacionadas com os vários tipos de aparelhos dentários.

Com o tempo criam-se ferramentas mais modernas, funcionais e estéticas, de várias cores, materiais, feitios e custos, levando a que corrigir problemas ortodônticos deixe de ser uma realidade distante.

Mas dado que, além de características diferentes, apresentam funcionalidades distintas, e como importa fazer boas opções para beneficiar o processo e o resultado, hoje vamos dar-lhe a conhecer os principais tipos que existem no mercado. 
 

Porquê colocar Aparelhos Dentários?

Primeiramente, as razões podem relacionar-se com questões estéticas, esperando corrigir dentes desalinhados ou com diastemas (espaços entre eles) que causam constrangimentos. Afinal, a saúde oral tem um forte impacto na autoestima e, consequentemente, na esfera social.

Mas os motivos podem ir além da estética - os aparelhos dentários permitem corrigir o posicionamento dos dentes e/ou dos ossos maxilares, que, se não for ideal, pode provocar problemas como:

  • Má oclusão (encaixe entre a arcada dentária superior e inferior) e consequente distribuição de forças exageradas nos dentes e excesso de esforço na mastigação;
  • Dores de cabeça, pescoço, ombros ou costas ou até deformação na face, graças ao deslocamento dos maxilares;
  • Cáries e a consequente perda de dentes (se não forem tratadas) – os dentes desalinhados dificultam o alcance da escova a certas zonas, prejudicando a higienização;
  • Desequilíbrios musculares, especialmente na articulação temporomandibular, alterando o processo de abertura e fecho da boca;
  • Dificuldades respiratórias ou de dicção.
     

Tipos de Aparelhos para os Dentes


 

Aparelhos Dentários Fixos

Este tipo de aparelho permanece na boca durante todo o tratamento, permitindo alterar de forma progressiva a posição dos dentes.

De modo geral, são usados em casos mais exigentes, em que são necessárias grandes transformações.

Atualmente, com a evolução das técnicas, são mais confortáveis de usar, embora possam causar algum desconforto nos primeiros dias após a colocação.

Vamos conhecer os vários modelos.
 

Aparelho convencional metálico ou estético

Os aparelhos dentários mais tradicionais caracterizam-se pela aparência metálica, com uma estrutura que é fixada na face externa dos dentes constituída por brackets (em cada dente), arcos e elásticos para fixar os brackets.

O modo de funcionamento desta ferramenta consiste na força que o arco faz sobre o bracket. Essa força faz movimentar os dentes ao longo do tempo, levando-os a assumir as posições planeadas.

Existe ainda uma variação destes aparelhos relacionada com a componente estética – são os chamados aparelhos fixos estéticos. Embora funcionem da mesma forma, são mais discretos, uma vez que estes brackets são transparentes, fabricados em policarbonato, safira ou porcelana.

Estes são aparelhos bastante eficazes, com excelentes resultados, embora exijam muita cooperação por parte dos pacientes, nomeadamente quanto à assiduidade nas consultas de acompanhamento e aos cuidados de higienização oral, através de escova e fio dentário.
 

Aparelho Autoligado

Neste caso, utilizam-se brackets autoligados, eliminando assim a necessidade de elásticos para sustentar o arco ao bracket. Este sistema traz vantagens comparativamente aos aparelhos tradicionais, estimulando um alinhamento mais rápido dos dentes, embora suave e sem forças excessivas.

Por essa razão, o aparelho autoligado exige menos consultas de acompanhamento e facilita a higienização, já que conta com menos componentes, resultando num processo muito mais confortável – além de eficaz, claro!

 

Aparelho Lingual

Desempenha a mesma função que os anteriores, embora tenha a vantagem de ser menos visível, já que é colocado na superfície interna dos dentes.

Assim, é ideal para pacientes que privilegiam a componente estética.
 

Quanto aos Aparelhos Dentários Removíveis

Maior discrição e facilidade na rotina de cuidados de higiene oral, mais comodidade e menos consultas de manutenção – é tudo o que se consegue com os aparelhos removíveis, principalmente com o modelo Invisalign, um dos mais populares e com um número crescente de admiradores.

 

Em alternativa às estruturas metálicas, conta com alinhadores transparentes que exercem pequenas forças na dentição, estimulando a sua deslocação. Estas estruturas são feitas à medida dos pacientes, através de um software avançado com tecnologia 3D que permite prever o resultado, e vão sendo trocadas ao longo do tratamento, consoante a evolução.

 

Esta componente removível permite-lhe higienizar os dentes com facilidade e comer sem impedimentos, podendo retirá-lo nestas ocasiões.

 

Além destes modelos, existem outros, utilizados especialmente em crianças para garantir o desenvolvimento adequado dos ossos maxilares e assegurar a correta substituição dos dentes de leite pela dentição definitiva.

Contrariamente ao Invisalign, estas opções são metálicas.

Ambos os modelos dependem em larga escala da colaboração dos pacientes, que devem comprometer-se a usar o aparelho de forma a conseguirem alcançar os resultados esperados.
 

Escolha o modelo certo para si com ajuda profissional de confiança

Todas estas ferramentas  geram bons resultados e apresentam vantagens, mas saiba que não existe um tipo certo para todos casos – cada situação deve ser avaliada individualmente, tendo em consideração o problema a corrigir. 

Além do mais, os requisitos pessoais dos pacientes e expectativas também devem entrar na equação ao escolher, se possível.

Assim, um correto diagnóstico é fundamental para a definição da melhor estratégia de tratamento.

Para isso, é essencial contar com profissionais especialistas em ortodontia, que não só conseguem fornecer-lhe o melhor acompanhamento como contribuem para o sucesso do tratamento.

Na MEDWAY temos uma equipa experiente na prestação dos melhores métodos de correção ortodôntica do mercado, em que se incluem os Aparelhos Autoligados e Invisalign.

Com rigor, exigência e recursos de última geração, proporcionamos-lhe um tratamento à sua medida, até alcançar o sorriso radiante que procura.

Dr.ª Daniela Paiva
Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria
Anterior10 Mitos e Verdades sobre Facetas Dentárias
SeguinteReforce o seu sistema imunitário