Qual a idade certa para colocar Aparelho nos Dentes?

O mau posicionamento dos dentes e/ou dos maxilares é um problema relativamente comum, identificado tanto nas crianças como nos adultos. Para corrigir a situação, são usados Aparelhos Dentários que aplicam forças na dentição para movimentar os dentes até à posição pretendida.

Mas será que existe uma idade ideal para pôr Aparelho Dentário? Ou a eficácia é igual nas crianças e nos adultos?

Hoje vamos dar-lhe todas as informações sobre o assunto.
 

Aparelho Dentário na infância e adolescência – porquê colocar?

Os tratamentos ortodônticos implementados na infância e adolescência, por meio de uma especialidade própria designada Odontopediatria, tem como objetivo beneficiar de uma fase em que o desenvolvimento ósseo e as arcadas dentárias ainda não estão consolidadas para corrigir problemas.

Por essa razão, nesta fase é mais fácil provocar um correto alinhamento dos dentes e maxilares. É também mais provável identificar problemas ainda subtis, com potencial para agravarem com o tempo.

Desta forma, promove-se um correto desenvolvimento esquelético, benéfico em termos estéticos e funcionais, evitando condições futuras severas, cujo tratamento pode ser mais complexo e moroso.

Além do mais, mesmo que um segundo tratamento seja necessário posteriormente, este tende a ser mais simples e rápido, com resultados mais favoráveis, pois a base óssea já se encontra corrigida.
 

 

Qual a idade ideal?

Já sabemos que a infância pode ser a fase ideal para corrigir a posição dos dentes e maxilares. Mas existe uma idade específica considerada ideal?

 

Apesar do acompanhamento profissional ser importante desde o surgimento dos primeiros dentes de leite, por norma a colocação de Aparelho Dentário, removível ou fixo, só é recomendada quando a criança já perdeu a maioria destes dentes e os definitivos já começaram a crescer – regra geral, entre os 8 e os 14 anos.

 

Contudo, estes tratamentos podem também ser implementados depois da transição completa para a dentição definitiva ou até após a puberdade.
 

Em que situações as crianças e adolescentes devem fazer Tratamento Ortodôntico?

As condições mais habituais na base da necessidade de colocar Aparelhos Dentários precocemente são as seguintes:

  • Desvios da mandíbula;
  • Dentes sobrepostos, dificultando a higienização, afastados ou salientes;
  • Estreitamento do céu da boca;
  • Má oclusão, podendo ou não originar problemas de mastigação ou dicção;
  • Respiração tendencialmente pela boca;
  • Atrasos no surgimento dos dentes.
     

Corrigir problemas dentários em adultos – sim ou não?

Se pensa que é demasiado tarde para corrigir o sorriso, desengane-se - os adultos também podem beneficiar das vantagens estéticas e funcionais destes tratamentos. Aliás, hoje existem diferentes soluções de Aparelhos Dentários, que respondem de forma eficaz às suas necessidades e se adequam ao seu estilo de vida.

O processo utilizado para corrigir a posição dos dentes, usando pequenas forças, é igual em qualquer idade.

 

A única diferença prende-se com a fase de maturação óssea – nos adultos, os ossos e arcadas dentárias já se desenvolveram, pelo que, ainda que eficaz, um tratamento ortodôntico pode demorar mais tempo a atingir os resultados pretendidos.

 

Além disso, como o processo de crescimento já está concluído, em certos casos é impossível realizar alterações estruturais apenas com tratamento ortodôntico, sendo necessário recorrer previamente a procedimentos cirúrgicos e só depois colocar Aparelho nos dentes.

Mais: é possível que, durante todo o processo, tenha de recorrer a outras especialidades, como a Periodontologia, para garantir a inexistência de outros problemas que compliquem o quadro clínico.
 

Quando é que os adultos devem pôr Aparelho Dentário?

Os problemas que levam os adultos a recorrer ao tratamento ortodôntico podem ser os mesmos que se verificam na infância ou adolescência – disfunções na mordida ou dentes desalinhados, por exemplo.

Ainda assim, estes Aparelhos podem ser ideais se:

  • Procurar melhorar a estética e funcionalidade da boca;
  • Não realizou tratamento na infância ou adolescência;
  • Pretender facilitar um eventual processo de reabilitação oral (com Implantes Dentários ou Próteses, por exemplo).
     

Fatores que influenciam a eficácia dos Aparelhos em qualquer idade

Ainda que os Aparelhos nos Dentes possam ser eficazes em qualquer faixa etária, existem algumas recomendações que deve seguir sempre para evitar comprometer a eficácia do tratamento e usufruir dos seus benefícios.

  • Veja alguns exemplos:
  • Higienizar sempre o Aparelho – para os fixos com escovilhões próprios, para os removíveis com sistemas de limpeza específicos;
  • Frequentar as consultas de acompanhamento;
  • Proceder à higienização oral dos dentes segundo as recomendações;
  • Evitar alimentos ou bebidas que comprometam o bom estado dos Aparelhos – alimentos muito consistentes, no caso dos fixos, ou que provoquem manchas, nos removíveis.
     

Quer saber quando precisa de Aparelho Dentário? Faça avaliações profissionais

Quando o assunto é tratamento ortodôntico com Aparelho Dentário nunca é tarde para iniciar o processo, na maioria dos casos. Mas lembre-se que os problemas dentários podem agravar e trazer repercussões ao nível da gengiva, muscular, articular e para a saúde em geral, pelo que, preferencialmente, deve começar o mais cedo possível.

Para ter a certeza da sua necessidade, é preciso realizar uma avaliação ortodôntica, com médicos dentistas especialistas. Só assim terá um diagnóstico correto e um plano de tratamento eficaz, orientado para a resolução do seu problema.

Sabia que na MEDWAY temos Odontopediatras e Ortodontistas que garantem um tratamento eficaz em todas as idades? Além do conhecimento técnico e experiência comprovada, têm toda a atenção e cuidado para lhe proporcionar uma experiência agradável, que lhe oferece felicidade e autoconfiança.

Dr.ª Daniela Paiva
Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria
Seguinte10 Perguntas Frequentes sobre o Aparelho Invisalign