Reabilitação Oral: quais os melhores Tratamentos para um sorriso perfeito?

Alcançar um sorriso harmonioso é o sonho de muitas pessoas, em especial daquelas que, durante a vida, foram acumulando imperfeições ou deteriorações nas estruturas da cavidade bucal.

Hoje esse sonho é alcançável graças à Reabilitação Oral, que oferece soluções variadas para todo o tipo de problemas dentários.

Se quer conhecer os melhores procedimentos, chegou ao sítio certo: hoje vamos explorar cada um deles.

 

Porque deve recorrer à Reabilitação Oral?

A Reabilitação Oral agrega várias disciplinas da Medicina Dentária que, por vezes, se relacionam entre si – são exemplos a Ortodontia, Periodontologia, Endodontia, Dentisteria, Implantologia e a Prostodontia.

O objetivo: restaurar o bom estado e saúde das estruturas da boca, como os dentes, gengivas e ossos. Mas porque é importante fazê-lo?

Primeiro, por questões estéticas. Mas existem razões funcionais, como:

  • Corrigir a mordida;
  • Melhorar a dicção;
  • Eliminar desequilíbrios musculares;
  • Otimizar a mastigação.

A Reabilitação Oral permite ainda proteger a saúde. Quando resolve problemas dentários, gengivais ou ósseos, evita que os mesmos agravem e se transformem em condições mais severas.

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

8 procedimentos comuns na Reabilitação Oral

Várias condições podem levar à vontade de restauro da cavidade oral, como:

  • Cáries;
  • Doenças e/ou inflamação nas estruturas orais;
  • Disfunções na oclusão;
  • Desalinhamento dentário;
  • Falta de dentes (parcial ou total);
  • Alterações no aspeto dos dentes.

Conheça de seguida os procedimentos que a Reabilitação Oral pode envolver para resolver estes problemas.

 

 

1. Tratamentos de Periodontologia

Este é um ramo que atua sobre os tecidos de sustentação dos dentes, como os ossos e a gengiva, tratando as condições que os afetam, entre as quais a gengivite, que pela acumulação bacteriana origina inflamações nestes tecidos, e a periodontite, uma evolução da anterior que pode provocar danos permanentes.

Desta área pode fazer parte a destartarização, que previne a acumulação de placa bacteriana que dá origem às doenças referidas, atuando assim como uma medida de prevenção das mesmas.

 

2. Tratamento de Cáries ou dentes partidos

O propósito deste procedimento, incluído na disciplina de Dentisteria, é repor a anatomia normal dos dentes, perdida graças à formação de cáries ou traumatismos.

Para isso, remove-se a zona do dente afetada, se existir, preenchendo de seguida a cavidade formada com substâncias restauradoras, como as resinas compostas.

 

3. Desvitalização de dentes

A desvitalização é uma terapêutica que integra as práticas de Endodontia, cujo papel é intervencionar as camadas interiores dos dentes, conhecidas como polpa dentária, onde se encontram os seus nervos e estruturas vasculares, removendo eventuais tecidos doentes que possam comprometer a saúde da cavidade oral.

Para levar a cabo este procedimento, usam-se medidas para penetrar no interior do dente, que também permitem desinfetar e limpar o local.

Carregue na imagem para saber mais sobre Endodontia

 

4. Implantes Dentários

Os Implantes Dentários substituem as raízes dos dentes dados como perdidos, garantindo a normal funcionalidade da boca. São peças de titânio que se fixam no osso maxilar para posterior colocação de coroa dentária. Então, são soluções fixas, que integram a boca como um dente natural.

Existem vários tipos de Implantes Dentários, embora, nos dias de hoje, um se destaque: os All on 4. Num procedimento rápido (entre 1 a 2 horas), consiste na colocação de apenas 4 Implantes que suportam todas as coroas dentárias de forma estável, devolvendo-lhe um novo sorriso apenas num dia.

 

5. Próteses Dentárias

Se o problema é a perda de dentes, as Próteses Dentárias resolvem o problema ao imitar a dentição natural, em específico a parte visível (coroa), garantindo o máximo de estabilidade possível. Podem ser:

  • Fixas – só o médico dentista pode colocar ou remover;
  • Semifixas – encaixam sobre 2 ou 4 Implantes, podendo ser retiradas e recolocadas pelo paciente;
  • Removíveis – também podem ser retiradas e repostas, assentando nos dentes remanescentes ou na gengiva.

Além do mais, podem ser parciais, substituindo apenas um ou poucos dentes, ou totais, cobrindo toda a arcada dentária.

Ao colocar Próteses Dentárias, está a assegurar 3 aspetos importantes para a qualidade de vida: estética, mastigação e dicção.

 

6. Facetas Dentárias

As Facetas Dentárias visam corrigir imperfeições na dentição, em especial no que refere ao seu formato, tamanho, brilho ou tonalidade. Em certos casos, conseguem até eliminar diastemas ou corrigir pequenos desvios no alinhamento dentário. Então, conseguem alterar a arquitetura do sorriso.

Tratam-se de revestimentos muito finos que se fixam à parte externa dos dentes visíveis, podendo variar quanto ao seu material, que conferem um efeito imediato.

 

7. Aparelhos Dentários

Quando o objetivo é corrigir o posicionamento dos dentes e eliminar os problemas que derivam do seu desalinhamento – entre os quais dores musculares, má oclusão ou problemas de saúde oral -, a solução é aplicar forças constantes na dentição com Aparelhos Dentários até que atinja a posição planeada.

São várias as opções, podendo escolher entre os Aparelhos fixos, removíveis, transparentes ou metálicos.

Carregue na imagem para saber mais sobre Aparelhos Dentários

 

Os resultados dependem da complexidade do caso, embora a média se encontre entre os 24 e os 30 meses.

 

8. Branqueamentos Dentários

Com o passar do tempo ou com a ingestão de certos alimentos e bebidas, os dentes podem alterar a sua tonalidade, escurecendo ou formando manchas. Realizar um Branqueamento Dentário ajuda a restituir a cor da dentição, aproximando-a do aspeto original.

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

Consiga o sorriso dos seus sonhos com ajuda profissional de excelência

Como vê, existem muitos tratamentos para o sorriso perfeito. Todos eles apresentam resultados comprovados, mas são indicados para situações clínicas distintas. Para chegar à melhor solução para si, é imprescindível realizar uma avaliação médica, com recurso a exames de diagnóstico.

Caso procure parceiros de confiança para melhorar a sua autoestima através da Reabilitação Oral, saiba que a equipa multidisciplinar da MEDWAY oferece uma avaliação criteriosa e aposta em tratamentos inovadores e tecnológicos, capazes de alcançar o resultado que idealizou.

Dr.ª Filipa Santos Ver mais informações
Médica Dentista
AnteriorTipos de Facetas Dentárias – quais as diferenças?
Seguinte5 Cuidados a ter com a sua Prótese Dentária