Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Saiba o que pode comer com Invisalign – será que existem restrições de alimentação durante o tratamento?

Daniela Paiva Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria

O Invisalign é um dos aparelhos dentários preferidos para alinhar a dentição. Contudo, é essencial perceber qual o impacto que o seu uso pode ter na vida de quem o usa, por exemplo a nível de alimentação. Saber o que pode comer com Invisalign é, assim, muito importante.

Se está a pensar usar este aparelho ou caso já tenha colocado e quer saber de que forma pode afetar a sua dieta, este artigo é para si. Vamos explicar a forma como se relaciona com a alimentação.

Conheça melhor o Invisalign

O Invisalign é um aparelho dentário removível que alinha a dentição através de alinhadores de plástico transparente, desenhados à medida de cada paciente. Quando encaixam na dentição, aplicam forças localizadas nas zonas certas dos dentes. São estas forças que fazem com que se movimentem e assumam a posição desejada. À medida que os resultados vão sendo alcançados, trocam-se os alinhadores.

Todo o tratamento com Invisalign é realizado com ferramentas tecnológicas de avaliação e de planeamento. Além do mais, graças aos alinhadores removíveis e transparentes, esta solução é muito discreta, cómoda e prática.

A alimentação com o uso do aparelho dentário Invisalign

O facto de o Invisalign ser removível significa que pode ser retirado da boca pelo próprio paciente em certas ocasiões. A hora das refeições é uma delas.

Ao ser removido antes de comer, é possível ingerir qualquer tipo de alimentos, mesmo aqueles que costumam ser evitados com aparelhos tradicionais e fixos, como os mais duros, crocantes e pegajosos. Assim sendo, o Invisalign evita condicionar a sua alimentação e dispensa a mudança de hábitos e estilos de vida.

Após as refeições, é só voltar a colocar os alinhadores, cumprindo as 22 horas de uso diário recomendadas para o sucesso do tratamento.

Lembre-se apenas que, embora seja possível ingerir o que quiser, é sempre essencial procurar manter uma alimentação saudável, com qualquer tipo de aparelho ou mesmo sem ele. Os alimentos que ingerimos impactam tanto o bem-estar físico como a saúde oral, podendo contribuir para evitar problemas dentários.

Desta forma, se procura saber o que pode comer com Invisalign para melhorar a saúde, saiba que alguns alimentos são boas opções, como:

  • Maçãs;
  • Frutos secos;
  • Ovos;
  • Laticínios.

Exceções que podem condicionar a alimentação com Invisalign

Nos primeiros dias após colocar Invisalign ou trocar os alinhadores é normal notar alguma sensibilidade dentária. Nestes casos, pode haver necessidade de limitar a alimentação, preferindo alimentos mais líquidos ou pastosos por uma questão de conforto.

Esta necessidade também pode surgir se, durante o tratamento, forem usadas peças específicas coladas nos dentes – os Attachments Smartforce – que potenciam as forças aplicadas em alguns locais. Com estes elementos, pode também ser importante evitar alimentos duros ou pegajosos, para evitar danos.

Descubra o que acontece se ingerir alimentos ou bebidas com o Invisalign colocado

Já entendemos que, com o Invisalign, é possível comer tudo, desde que retire os alinhadores.

Esta remoção dos alinhadores é de extrema importância, sendo expressamente desaconselhado comer com o Invisalign colocado. É fundamental retirá-lo mesmo ao ingerir bebidas que parecem inofensivas e são pouco pigmentadas, como é o caso da cerveja. Isto acontece porque o contacto direto do aparelho com alimentos ou bebidas pode deformá-lo, manchá-lo ou sujá-lo, comprometendo a sua eficácia e aspeto. A única substância que pode ingerir sem riscos é água, desde que sem sabor, sem açúcar e sem gás.

No entanto, se porventura se esquecer de retirar os alinhadores e ingerir algum produto, remova-os assim que se aperceber e lave-os da forma adequada, usando cristais ou pastilhas de limpeza próprias.

Dicas úteis para comer durante o tratamento com Invisalign e manter a higiene da boca

Apesar de poder remover o Invisalign da boca para comer, é imprescindível seguir algumas recomendações relacionadas com a higiene oral que ajudam a preservar o bom estado dos alinhadores e a saúde da boca.

Vamos ver quais são.

Escove os dentes após as refeições

Ao comer, é natural que alguns resíduos de alimentos e bactérias permaneçam nos dentes. Antes de voltar a colocar os alinhadores do Invisalign, depois das refeições, realize a rotina habitual de higienização oral, com escovagem, fio dentário e elixir.

Caso contrário, as bactérias irão acumular-se entre os dentes e o aparelho, podendo provocar problemas orais e prejudicar o tratamento.

Se estiver fora de casa, opte por criar o bom hábito de levar consigo um kit de higiene oral, com escova e pasta de dentes práticas de transportar. Assim, conseguirá cumprir sempre este cuidado, pelo bem do seu sorriso.

Saiba como limpar os alinhadores Invisalign

Além da dentição, também é crucial higienizar os próprios alinhadores depois de comer. Para saber como limpar o Invisalign siga os seguintes passos:

  • Escove os alinhadores com uma escova adequada;
  • Passe-os por água;
  • Limpe-os com uma toalha;
  • Mergulhe-os em soluções de limpeza próprias, como os cristais Invisalign ou outras pastilhas.

Prepare-se para as refeições fora de casa

Ao fazer as refeições fora de casa, pode ser mais difícil e desafiante cumprir a rotina de higiene oral. Nesse sentido, procure escolher alimentos que sujam pouco os dentes, como os vegetais ou frutas cozidas, peixe, queijo ou massa, por exemplo. Pelo contrário, evite produtos fibrosos, como o bacalhau, ou pigmentados, como o café e o vinho tinto.

Ingerir alimentos que aumentam a produção de saliva também é uma boa estratégia, pois vão ajudar a limpar os dentes e a eliminar resíduos de forma natural. São exemplos:

  • Espinafres;
  • Cenoura;
  • Cereais;
  • Maçã;
  • Pepino;
  • Alface.

Nestas ocasiões, lembre-se também de levar consigo o estojo próprio para guardar o aparelho durante a refeição, evitando que se perca.

Passe a boca por água

Sempre que for impossível realizar a higiene oral logo após as refeições, enxaguar a boca com água pode ser uma boa estratégia. O líquido ajuda a eliminar resíduos alimentares e faz uma espécie de limpeza leve.

Todavia, assim que tiver oportunidade, realize a rotina de higienização como recomendado.

Esclareça as suas dúvidas sobre o que pode comer com Invisalign junto de especialistas

Com este artigo, tem informações suficientes para entender a forma como a alimentação funciona com o Invisalign. Porém, só um profissional especializado poderá dar mais recomendações, adaptadas ao seu caso específico.

Na Medway temos profissionais certificados neste tratamento. A nossa equipa proporciona um acompanhamento próximo, estando sempre disponível para esclarecer os pacientes acerca dos tratamentos que lhes interessam. Além disso, também oferecemos um método de tratamento rigoroso e eficaz.

Marque uma consulta se pretender começar o tratamento e saber o que pode comer com Invisalign.

Caso já o tenha iniciado, podemos complementá-lo com uma série de procedimentos úteis, desde destartarizações ou branqueamentos, que melhoram ainda mais a estética e a saúde da sua boca.

Conte connosco para cuidar da sua dentição.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais