Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta

Saúde oral infantil: Cuidados a ter em cada fase para manter os dentes saudávei

Sabia que os dentes dos bebés se formam ainda dentro da barriga da mãe, durante a gravidez? Os primeiros cuidados de saúde oral infantil começam mais cedo do que muitos pais imaginam e podem ser determinantes para a manutenção de uma dentição harmoniosa e saudável. 

As dúvidas dos pais sobre os melhores cuidados de saúde oral das crianças costumam surgir logo no nascimento. Neste artigo, dizemos-lhe como deve cuidar dos dentes dos seus filhos ao longo das diferentes etapas do seu desenvolvimento. 

Saiba o que deve fazer para proporcionar uma boa saúde oral infantil aos seus filhos, mantendo os dentes fortes e saudáveis. 

Saúde oral infantil: Saiba como cuidar dos dentes das crianças ao longo do seu desenvolvimento

  • Durante a gravidez

É ainda durante a gestação que os dentes do bebé se formam, apesar de só nascerem por volta dos 6 meses de vida. Por esta razão, a alimentação da grávida é muito importante para garantir que o seu filho desenvolve dentes e ossos fortes. 

Isto significa que zelar pela saúde oral do bebé é um cuidado que começa durante a gravidez. Assim, ao longo da gestação, a mãe deve reforçar o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, nutrientes essenciais ao desenvolvimento de dentes saudáveis. 

  • No primeiro ano de vida do bebé

Durante o primeiro ano de vida, os pais devem levar a criança ao dentista pela primeira vez, logo que nasçam os primeiros dentes. Nesta primeira consulta de odontopediatria o médico vai informar os pais sobre como devem fazer a higiene da boca do bebé.

Nesta fase, basta higienizar as gengivas e os dentes da criança com uma gaze humedecida, fazendo movimentos suaves.

As visitas ao dentista infantil servem também para avaliar o desenvolvimento das estruturas da boca do seu bebé. Cuidar dos dentes de leite é essencial para prevenir cáries e garantir a saúde oral das crianças no futuro.

  • Crianças entre 1 e 3 anos

Nesta etapa do desenvolvimento infantil, já pode iniciar a escovagem dos dentes da criança, usando uma escova própria, pequena e de cerdas macias. A escovagem deve ser feita pelos pais, com uma pequena quantidade de dentífrico apropriado, com flúor.

Os pais devem incutir os hábitos de higiene oral na criança, fazendo do ritual de lavagem dos dentes uma atividade positiva e divertida. A escovagem deve acontecer após todas as refeições e antes de dormir. Além disso, as visitas ao dentista infantil devem ser feitas a cada 6 meses.

  • Crianças entre 3 e 6 anos

De acordo com o desenvolvimento da criança, nestas idades, deve começar a estimular a independência nos hábitos de higiene oral do seu filho. 

Mantendo a frequência da escovagem dos dentes, pode começar a deixar a criança fazê-lo sozinha, mas sempre com a supervisão de um adulto. 

  • Crianças entre 6 e 12 anos

É por volta dos 6 ou 7 anos que os dentes de leite começam a cair, dando lugar à dentição definitiva. Manter os dentes saudáveis das crianças nesta etapa (e ao longo de toda a vida) passa pelas consultas de Medicina Dentária.

Levar os filhos ao dentista é essencial para que se possa avaliar se o posicionamento e alinhamento dos dentes está dentro da normalidade e se existem cáries em formação. 

Nesta fase, já devem ser as crianças a cuidar da própria higiene oral, podendo introduzir-se o hábito de usar o fio dentário e de bochechar com elixir após a escovagem. 

  • Crianças a partir dos 12 anos

Com o passar dos anos, as crianças tornam-se cada vez mais autónomas nos seus cuidados de higiene. Nesta altura, já devem ter assimilado a importância de cuidar da saúde da boca e da dentição. 

Nesta fase, para manter os dentes saudáveis, os pais podem focar-se mais na alimentação dos jovens, moderando o consumo de alimentos e bebidas com açúcar. As visitas ao dentista devem prosseguir, a cada 6 meses, ao longo de toda a vida. 

Procure a melhor orientação de cuidados dentários para as suas crianças

Neste artigo, listamos algumas orientações gerais para os pais sobre como cuidar da saúde oral das crianças ao longo da vida. No entanto, só uma avaliação médica por parte de um dentista infantil poderá definir as necessidades individuais de cada criança. 

As consultas de odontopediatria são fundamentais para garantir a manutenção de uma boa saúde oral infantil. Para além de permitirem fazer uma avaliação completa e oferecer recomendações personalizadas para cada criança, ainda possibilitam identificar e corrigir problemas de modo precoce e pouco invasivo. 

Se procura uma clínica de odontopediatria em Gaia, no Porto ou em Santa Maria da Feira fale connosco. Na Medway, temos dos melhores especialistas em saúde oral infantil para cuidar dos dentes dos mais pequenos.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais