Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Será que pode usar os implantes dentários para substituir uma dentadura removível?

João Faria Médico Dentista, Periodontologia, Cirurgia e Implantologia

Usa uma dentadura removível (ou pensa usar), mas gostava de saber se existem alternativas mais vantajosas? Colocar implantes dentários pode ser uma opção. Este é um tratamento cada vez mais procurado, pela sua extrema eficácia e pelos benefícios que oferece.

Mas, para tomar qualquer decisão, é importante que se informe sobre as duas possibilidades e que conheça as razões para mudar de uma solução para a outra. Vamos explorar tudo isto neste artigo.

Dentadura removível: quais são as suas características?

Uma dentadura removível é um tipo de prótese dentária que resolve a falta de dentes, conhecida também como “placa”. É composta por uma base, que imita a gengiva, e por coroas dentárias artificiais, que simulam os dentes naturais. Pode ser retirada, mas, quando colocada, assenta sobre o céu da boca, sobre as gengivas e/ou sobre dentes que sobram.

Estas dentaduras podem ser usadas em ambas as arcadas dentárias (superior e inferior) e são uma das soluções de reabilitação oral com um custo mais baixo. Mas existem ainda outras vantagens, como por exemplo:

  • São práticas e fáceis de retirar/colocar na boca;
  • São fáceis de limpar;
  • O seu uso dispensa cirurgias;
  • Evitam períodos de recuperação.

Que limitações traz uma dentadura removível?

Apesar das suas vantagens, uma dentadura removível tem ainda muitas limitações. Por exemplo, o uso exige um período de adaptação, que pode ser desconfortável. Durante esse tempo, podem haver alterações na dicção, excesso de produção de saliva, irritações ou alergias nas estruturas orais. Também é possível que os pacientes sintam náuseas.

Além disso, estas próteses podem:

  • Alterar o sabor dos alimentos;
  • Provocar pouca segurança ao falar ou comer, com medo de deslocações;
  • Partir-se com relativa facilidade;
  • Ficar desajustadas com o uso;
  • Precisar de ser trocadas ao fim de alguns anos.

Por fim, ao assentar apenas sobre as estruturas orais, as dentaduras são incapazes de oferecer um estímulo favorável ao osso maxilar. A consequência é que este se torne cada vez mais frágil e reduzido, com o tempo.

Implantes dentários: como funcionam?

Os implantes dentários permitem reabilitar de vez dentes perdidos, em qualquer das arcadas dentárias. Semelhantes a parafusos colocados no osso maxilar, substituem as raízes dos dentes perdidos. Depois, admitem o encaixe de uma prótese fixa, que substitui a parte visível dos dentes.

Esta solução de implantologia envolve uma cirurgia para colocação do implante e fixação da prótese. Contudo, com os constantes desenvolvimentos, o procedimento é cada vez mais seguro e rápido.

Os implantes podem ainda proporcionar um efeito imediato, à semelhança das dentaduras removíveis, se se utilizarem metodologias de carga imediata. Neste caso, no dia da cirurgia, restabelece-se a dentição e há logo diferenças entre o antes e depois dos implantes dentários.

Como é que os implantes dentários superam as limitações de uma dentadura removível?

Uma vez colocados, os implantes e as próteses fixas que suportam comportam-se como dentes naturais. Por isso, ao contrário das dentaduras, permitem uma fácil adaptação.

Os implantes trazem também várias melhorias funcionais, como por exemplo:

  • A confiança aumenta, pois o risco de os implantes se movimentarem ou caírem é nulo;
  • A mastigação é mais eficiente e segura, melhorando também a digestão dos alimentos;
  • A dicção é favorecida, dispensando alterações na articulação das palavras.

Além do mais, ao contrário das dentaduras, os implantes são uma solução definitiva. Se os pacientes cuidarem da nova dentição da forma adequada, esta permanece em bom estado, sem necessidade de ajustes, reparações ou substituições.

Seguem ainda outras vantagens dos implantes, comparando com as dentaduras:

  • São mais resistentes, reduzindo o risco de fraturas;
  • Permitem um efeito mais natural na boca, pois são menos volumosos;
  • Oferecem estímulo suficiente ao osso maxilar, contribuindo para limitar a sua perda e reabsorção.

É por estes motivos que os implantes dentários podem ser uma excelente alternativa às dentaduras removíveis

O que deve saber antes de trocar a dentadura removível pelos implantes dentários?

Já sabemos que os implantes conseguem colmatar as principais limitações de uma dentadura. Contudo, antes de tomar a decisão, recomendamos que conheça alguns aspetos sobre eles e sobre tudo o que envolvem.

Vamos saber quais são.

Indicações

Há algumas condições para colocar implantes dentários. Por exemplo, é preciso que os pacientes tenham:

  • Uma boa saúde oral;
  • Uma saúde geral estável e controlada;
  • Densidade óssea suficiente.

Assim, antes de avançar para o tratamento, é preciso passar por uma avaliação rigorosa.

Preparação

A colocação de implantes pode exigir a extração prévia de dentes. Por vezes, pode ainda ser necessária a realização de enxertos ósseos. No entanto, estes procedimentos são seguros e contribuem para a durabilidade dos implantes, quando colocados.

Cicatrização

Após a fixação dos implantes, terá de passar por um processo de cicatrização e de integração das raízes artificiais no osso. Este período pode demorar alguns meses, variando de pessoa para pessoa, mas contribui para o sucesso do tratamento.

Recuperação

Por envolver uma cirurgia, a colocação de implantes exige um período de recuperação. Este tende a ser fácil de ultrapassar, dispensando complicações. Apenas pode ser necessário:

  • Repouso nas primeiras 48/72 horas;
  • Colocar gelo na região;
  • Evitar movimentos bruscos e esforços;
  • Dormir com a cabeça levantada;
  • Tomar a medicação recomendada;
  • Preferir alimentos mais líquidos, pastosos e frios.

Investimento

Existem vários fatores que podem influenciar o preço dos implantes dentários, como o número de raízes artificiais usadas ou o seu material. Porém, estes requerem um investimento maior que uma dentadura removível.

Apesar deste custo inicial mais alto, o facto de ser uma solução definitiva e de trazer benefícios duradouros pode compensar o investimento.

Procure especialistas em implantes dentários e em dentaduras removíveis para escolher o melhor tratamento

Ainda que os implantes sejam uma boa alternativa às dentaduras, a decisão de substituir uma solução pela outra é pessoal e deve ser muito bem pensada, considerando o seu estilo de vida e necessidades. De forma resumida, as dentaduras podem ser indicadas para quem procura soluções mais económicas e sem cirurgias, e os implantes para quem pretende aliar a estética natural à funcionalidade e ao conforto.

Também é importante aconselhar-se com profissionais especializados na área. Na Medway, contamos com especialistas em implantes e próteses dentárias, que avaliam o seu caso e aconselham os planos de tratamento mais adequados para si.

Com os recursos de última geração que usamos, proporcionamos ainda um tratamento eficaz, seja qual for a solução escolhida.

Marque uma consulta com os nossos especialistas para descobrir se os implantes dentários são o ideal para si.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais