Terapia Guiada por Biofilme: conheça o método inovador de Higiene Oral

Se pretende manter um sorriso bonito e saudável, vai gostar de conhecer aquele que é o melhor e mais inovador sistema de limpeza oral. A Terapia Guiada por Biofilme permite eliminar ou reduzir todas as substâncias que se vão acumulando nos dentes e que os tornam menos brancos e uniformes.

Graças à tecnologia recente e avançada que utiliza, é uma alternativa aos métodos mais convencionais de higiene oral, agregando diversas vantagens que permitem aos pacientes ter uma boa experiência durante as sessões.

Hoje vamos conhecer melhor este sistema para que possa realizar escolhas mais informadas para a sua saúde oral.

 

O que é a Terapia Guiada por Biofilme?

Criada pela EMS, uma empresa suíça de dispositivos médicos dentários, a Terapia Guiada por Biofilme (em inglês Guided Biofilm Therapy – GBT) é um método minimamente invasivo que visa remover a placa bacteriana (ou biofilme) e o tártaro da superfície dos dentes e restantes estruturas orais, assim como atenuar ou eliminar manchas dentárias.

Como tratamento de higiene oral, este é um procedimento de profilaxia dentária, isto é, que tem como objetivo prevenir ou atenuar doenças orais, por vezes perigosas.

Afinal, a acumulação de biofilme pode conduzir a alguns problemas dentários, como cáries, periodontite ou gengivite, que podem prejudicar a saúde da boca.

Assim, eliminar esta acumulação é uma medida de proteção da saúde oral e geral dos pacientes.

 

Contactar a Medway

 

Como funciona o processo?

Este é um tratamento que se diferencia dos métodos mais convencionais, em especial por usar o mínimo de instrumentos manuais ou ultrassónicos.

O processo da Terapia Guiada por Biofilme desenrola-se em várias etapas, que podem ser adaptadas a cada paciente e às suas necessidades.

O primeiro passo é avaliar as estruturas orais, como dentes, gengivas, suporte ósseo e todos os tecidos moles, realizando um diagnóstico.

Depois, usa-se uma substância própria reveladora de biofilme, semelhante a um corante roxo, que, quando aplicada na superfície dos dentes, revela de forma evidente os locais de maior acumulação desta placa bacteriana. Isto é necessário porque o biofilme é invisível a olho nu. 

Desta forma, o profissional identifica as zonas a intervencionar.

Terapia por biofilme

 

A partir deste ponto, o procedimento sucede da seguinte forma:

1. Com uma máquina específica, aplica-se um jato quente de um pó muito fino, o Airflow. Este composto remove o biofilme na língua, gengivas e palato e ainda as manchas nos dentes, ao mesmo tempo que procede ao polimento dos mesmos;

2. Com um instrumento de vibração suave, remove-se também o tártaro dentário acumulado nas regiões supra e subgengivais. Pode ainda ser usada uma mini cureta para alcançar zonas e sulcos mais profundos;

3. Por fim, procede-se à verificação das estruturas orais para perceber se ainda existem sinais de biofilme ou tártaro.

 

O tratamento é adaptável às necessidades e sensibilidade do paciente, sendo possível controlar a intensidade de execução do mesmo, de forma a ser praticamente indolor.

Para terminar o tratamento, o profissional define ainda a frequência com que o paciente deve voltar a realizar a higiene oral, a fim de manter os resultados e uma boa saúde da boca. Regra geral, deve ser repetido a cada 6 meses.

 

Quem pode submeter-se ao tratamento de Higiene Oral?

A condição principal é que os tecidos moles estejam em relativo bom estado, permitindo a ação subgengival do pó e dos restantes instrumentos.

É também possível usar o método GBT se já se tiver submetido a outros tratamentos dentários, como a colocação de facetas, coroas ou implantes, ou até durante o uso de aparelho dentário fixo.

Quanto à faixa etária, não existem limitações: pode ser usado tanto em adultos, como em crianças.

 

Quais as maiores vantagens da Terapia Guiada por Biofilme?

Além de prevenir a acumulação de bactérias e, com isso, evitar doenças orais, o método GBT apresenta mais benefícios:

 

Rapidez de tratamento

Comparando com os métodos de limpeza oral convencionais, este tratamento alcança o resultado de forma mais rápida, graças ao Airflow, que remove eficientemente o biofilme.

 

 

Conforto

Usando um jato de água morna, a sensibilidade dentária durante o procedimento é reduzida. Além disso, graças à vibração ténue dos instrumentos e ao facto de ser realizado sem afetar mecanicamente a gengiva, é indolor.

Quanto ao sabor da substância utilizada no processo, é mais agradável que as usadas em processos tradicionais.

Tudo isto aumenta o conforto, fazendo do método GBT um tratamento com graus de aceitação elevados.

 

Eficiência

Como vimos, a Terapia Guiada por Biofilme utiliza um pó muito fino que permite alcançar zonas de difícil acesso, sem esquecer nenhuma região. Isto faz com que seja muito eficaz na sua eliminação.

Mais: este composto é ainda capaz de remover até manchas intensas.

 

Educação Oral

A acumulação de biofilme pode ser resultado de uma escovagem inapropriada, pelo que é importante motivar os pacientes a usarem técnicas mais eficientes.

Aquando da aplicação do composto roxo, o profissional identifica, em conjunto com o paciente, as zonas mais problemáticas, onde há maior tendência à acumulação de bactérias.

Isto pode servir para que a técnica de escovagem dos dentes em casa se altere, incidindo mais nestas regiões.

 

Segurança

O pó projetado durante o procedimento é composto por substâncias seguras, que dispensam danos nos dentes ou até nas estruturas artificiais, como implantes ou próteses.

Além do mais, como é minimamente invasivo, os riscos e a possibilidade de infeção são inexistentes.

 

Contactar a Medway

 

Escolha um sorriso saudável

Para usufruir da máxima eficácia do tratamento, deve recorrer a profissionais especializados.

MEDWAY conta com uma equipa experiente em higiene oral, oferecendo-lhe esta possibilidade de tratamento e ainda um acompanhamento personalizado durante todo o processo.

Com a nossa ajuda, pode alcançar o sorriso brilhante e limpo que sempre idealizou e mantê-lo durante muito tempo.

Drª Maria Inês Mateus Ver mais informações
Médica Dentista
AnteriorAntes e Depois de colocar Facetas Dentárias – veja as diferenças com casos reais
SeguinteO que é o All-on-4 e como é feito este tratamento de Reabilitação Oral?