Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Tudo o que precisa de saber sobre a dor de dentes

Maria Inês Mateus Médica Dentista, laserterapia

A dor de dentes não escolhe idades e pode ser impeditiva de levar uma vida normal e com qualidade. Neste artigo, fique a saber tudo o que precisa sobre a dor de dentes em adultos e a dor de dentes nas crianças e saiba quais os tratamentos mais indicados para acabar com esse pesadelo.

A primeira informação que deve reter é que a dor de dentes é sintoma de alguma anomalia na cavidade oral e que, se persistir, deve consultar um médico dentista com a maior brevidade. Mas, vamos por partes.

Quais as principais causas da dor de dentes?

A dor de dentes pode surgir leve e agravar-se com o tempo. Pode ser intermitente ou persistente ou ocorrer apenas quando consome alimentos ou ingere líquidos quentes ou frios. Pode ainda ser pontual e específica ou mais abrangente. São diversas as causas da dor de dentes nas crianças ou nos adultos. Seja qual for o motivo, evite negligenciá-la e consulte um médico dentista para um diagnóstico preciso.

 

Má oclusão

A dor de dentes pode ser provocada por anomalias no encaixe da articulação das arcadas dentárias ou dos dentes.

Problemas nas restaurações

Quando uma restauração apresenta anomalias, como infiltrações ou fraturas, essas situações podem causar dor de dentes.

Raízes expostas

A exposição das raízes dos dentes aumenta a sensibilidade e, portanto, torna essa zona mais suscetível a dores.

Sinusite

Pode parecer curioso, mas a sinusite é uma das possíveis causas da dor de dentes nos adultos e nas crianças. Tudo porque o seio maxilar inflama e essa inflamação pode refletir-se nas raízes dos dentes da arcada dentária superior.

Cáries dentárias

As cáries dentárias afetam as estruturas que sustentam os dentes, por isso podem provocar dor de dentes nas crianças e nos adultos.

Gengivite

A gengivite carateriza-se por uma inflamação nas gengivas. Essa inflamação afeta a estrutura que sustenta o dente - gengiva - e, por isso, pode provocar dor.

Periodontite

A periodontite é a evolução natural de uma gengivite que não foi tratada. Como tal, agrava o estado das gengivas e pode levar à perda de dentes, provocando dores, que podem ser fortes.

Deve evitar negligenciar a dor de dentes e consultar um médico dentista para um diagnóstico preciso.

Como prevenir a dor de dentes?

A principal receita para prevenir a dor de dentes é a manutenção da saúde oral. São várias as medidas que pode tomar para que essa prevenção seja eficaz.

Consulte um dentista de forma regular

Deve consultar um médico dentista, pelo menos, de seis em seis meses, salvo indicação expressa do especialista.

Mantenha uma boa higiene oral

Escove os dentes, pelo menos, três vezes por dia, utilize fio dentário, pasta de dentes com flúor e anti séptico oral sempre que recomendado pelo seu médico dentista.

Faça uma dieta equilibrada

Diversifique a alimentação, mantenha uma boa hidratação e ingira com frequência vegetais e frutas crús, ideais para ajudar a limpar os dentes e estimular a mastigação.

Evite o açúcar

Limite ao máximo o consumo de alimentos e líquidos com açúcar para evitar a acumulação de amido na cavidade oral.

Não fume

O tabaco é uma das principais causas da deterioração dos dentes e gengivas. Evite fumar e se é fumador, deixe o mais rápido possível.

Como prevenir a dor de dentes nas crianças?

 

Há cuidados específicos a ter com as crianças, para evitar problemas na cavidade oral que possam provocar dor de dentes.

Com as crianças todos os cuidados são poucos. Por isso, existem cuidados específicos a ter com os mais novos para evitar que sofram problemas na cavidade oral que podem causar dor de dentes.

  • Criar uma boa rotina de higienização oral;
  • Ensinar a não colocar nada na boca sem serem alimentos ou líquidos;
  • Impedir que comam em movimento;
  • Utilizar sempre equipamentos de proteção no desporto e atividades do dia-a-dia, consoante a idade de cada criança;
  • Consultar o médico dentista acerca do nascimento dos dentes e das dores que podem provocar.

Avaliação das dores de dentes: sinais de alerta

Existem sintomas que deve evitar negligenciar-se quando surgem as dores de dentes, seja uma criança ou um adulto. Isto porque podem ser sinais de alerta de que existe uma anomalia na cavidade oral que pode alastrar e agravar o problema. Confira quais são os sintomas:

  • Dores de cabeça ou tonturas;
  • Febre persistente;
  • Inflamação, inchaço ou sensibilidade na boca;
  • Visão dupla ou perturbações visuais.

Agora que já conhece os sinais de alerta e sabe as causas possíveis da dor de dentes, seja em adultos ou nas crianças, evite que a situação evolua para uma anomalia mais grave e marque já uma consulta com um médico dentista.

Se tem dúvidas sobre qual o especialista a consultar, contacte uma das clínicas MEDWAY e coloque todas as questões que tiver. Comece hoje mesmo a tratar da sua saúde oral. Uma boca sã é vital para uma vida com qualidade.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais