Tudo o que sempre quis saber sobre o processo de colocação de Facetas Dentárias

Já imaginou o que seria poder ter o sorriso dos seus sonhos e eliminar as imperfeições dos seus dentes, que lhe causam descontentamento? Se há forma eficaz de o fazer é através da colocação de Facetas Dentárias.

Esta é uma solução eficaz e personalizada, mas, para que possa ponderar sobre ela, é essencial que a conheça melhor e que saiba como as Facetas são dispostas nos dentes.

Hoje vamos dar-lhe informações importantes acerca deste tratamento para que, no final deste artigo, consiga tomar decisões sábias para cuidar do seu aspeto.

 

O que são Facetas Dentárias?

Também conhecidas como veneers, as Facetas Dentárias são como capas ou revestimentos permanentes de espessura muito fina que cobrem a superfície externa de alguns dentes - regra geral os mais visíveis, como os incisivos ou os caninos. O intuito é atenuar eventuais defeitos e recriar a aparência natural da dentição.

 

Todos os tratamentos com Facetas são diferentes – estas são desenhadas e fabricadas tendo em conta as características dos dentes de cada paciente para conseguir um resultado o mais natural possível.

As Facetas podem ainda ser:

  • De porcelana - mais duráveis, resistentes e eficazes a imitar os pormenores dentários dos pacientes;
  • De resina composta - mais económicas, embora menos duráveis e mais suscetíveis a alterações.

 

 

O poder das Facetas Dentárias no disfarce de imperfeições dentárias

Já sabemos que este tratamento pode disfarçar defeitos nos dentes, alterando o sorriso. Mas quais são ao certo os problemas que as Facetas Dentárias podem corrigir ao cobrirem a superfície das peças dentárias? Seguem os mais comuns:

  • Pequenos espaços entre os dentes (conhecidos como os diastemas);
  • Alterações de tonalidade;
  • Manchas e perdas de brilho;
  • Lascas e marcas de desgaste dentário;
  • Dentes com diferentes tamanhos e formatos;
  • Textura irregular;
  • Pequenos desalinhamentos.

Estas alterações têm repercussões funcionais, por reforçarem as estruturas orais. Mas o mais importante é que, passando por estas mudanças, consegue aumentar a sua autoestima, melhorando o seu aspeto da forma que sempre desejou.

 

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

Processo de colocação das Facetas Dentárias – conheça as 4 etapas principais

Quando a decisão de colocar Facetas é tomada, inicia-se um processo de várias fases, que pode prolongar-se por alguns dias ou semanas. As de porcelana exigem mais tempo (cerca de 2/semanas), pois são produzidas em laboratório.

Todo o processo tem como base as suas expetativas e gostos, uma vez que o objetivo passa por responder às suas necessidades. Ou seja: as alterações são planeadas de acordo com aquilo que considera ser o seu sorriso de sonho e com os resultados que são possíveis de alcançar.

Este percurso pode variar em alguns aspetos, consoante o tipo de Faceta escolhida (porcelana ou resina) e a necessidade de realizar procedimentos de preparação dos dentes.

 

1. Avaliação e diagnóstico do caso a tratar

Dado que colocar Facetas Dentárias é um tratamento personalizado, é preciso avaliar o quadro clínico em questão, percebendo:

  • Expetativas e desejos do paciente;
  • Estado das estruturas orais (ossos, gengivas e dentes);
  • Características dentárias a corrigir.

Isto permite aconselhar o tipo de Faceta mais indicada, bem como o número de revestimentos a colocar.

Para obter estas informações, realizam-se sessões fotográficas, exames radiológicos e ortopantomografias e criam-se moldes dentários.

 

2. Planeamento do tratamento e confeção das Facetas Dentárias

Através das informações obtidas na avaliação, definem-se parâmetros como cor e tamanho das Facetas. Com base nos moldes, cria-se também um mock up daquilo que será o resultado final. Desta forma, o paciente pode experimentar e partilhar a sua opinião e podem fazer-se alterações, se necessário.

O próximo passo é a confeção das Facetas de acordo com as indicações do planeamento, em laboratório, como a maior parte das de porcelana, ou em consultório, como as de resina.

 

3. Preparação dos dentes

Antes de proceder à fixação das Facetas Dentárias, pode ser preciso realizar procedimentos de saúde oral, como tratamento de cáries ou destartarizações, para preparar os dentes.

Além disso, em certos casos também é necessário desgastar a superfície do esmalte dentário para compensar o espaço que a Faceta ocupará e para favorecer a sua fixação.

Depois, se a confeção dos revestimentos for realizada em laboratório, o que prolonga o processo, podem ser colocadas Facetas provisórias para promover a habituação do paciente e proteger os dentes que foram desgastados até à colocação das estruturas definitivas.

 

4. Fixação das Facetas Dentárias nos dentes

Esta é a fase em que, depois de o paciente aprovar as Facetas, estas são cimentadas nos dentes com substâncias próprias através de um procedimento indolor e pouco invasivo.

Ao longo do tempo, são realizadas algumas consultas de acompanhamento para monitorizar os resultados e avaliar a satisfação do paciente.

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

Conselhos para aumentar a durabilidade das Facetas Dentárias

Por serem muito resistentes, a durabilidade das Facetas Dentárias pode chegar à marca dos 10/15 anos, no caso das de porcelana. As de resina costumam durar um pouco menos.

 

Para que isso seja possível, é importante cumprir determinadas recomendações, como evitar tudo o que possa traumatizar as estruturas - trincar alimentos muito duros, abrir embalagens com os dentes ou roer as unhas, por exemplo.

Existem ainda outros conselhos para proteger estes revestimentos e aumentar a sua durabilidade:

  • Realizar uma higienização adequada, usando uma escova de cerdas macias e fio dentário;
  • Preferir pastas dentífricas pouco abrasivas;
  • Evitar alimentos e bebidas que causem manchas, como café ou vinho tinto;
  • Realizar consultas regulares para higienizações profissionais.

 

Informe-se sobre a colocação de Facetas Dentárias junto de profissionais experientes

Agora já conhece algumas informações valiosas sobre as Facetas, que lhe permitem perceber se este pode ser um tratamento para si. Ainda assim, pode ser importante colocar mais perguntas a profissionais especializados neste tipo de procedimento.

Na Medway estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas sobre este tratamento de forma clara e transparente. Confie na nossa equipa para ajudar a perceber as potencialidades das Facetas Dentárias no seu caso em particular. Com este apoio, o seu sorriso deixará de ser uma preocupação.

Dr.ª Joana Monteiro Ver mais informações
Médica Dentista, Endodontia e Reabilitação Estética
AnteriorSonha com um sorriso perfeito como as estrelas de cinema?
Seguinte8 cuidados que deve ter após a colocação de Implantes Dentários