Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Tudo sobre o dente do siso: a dor que teima em não passar

Tiago Correia Médico Dentista, Cirurgia e Implantologia

Se tem daquelas dores de dentes que teimam em não passar, daquelas que impedem de comer ou trabalhar e até de pensar com clareza, saiba que pode ter os sisos a nascer e essa condição estar na génese dessa dor incomodativa. O dente do siso provoca dor e afeta grande parte da população em idade adulta.

Para perceber o que é o dente do siso, se é normal sentir dor e qual a melhor forma de acabar com ela e resolver a questão, avance abaixo no texto e veja tudo o que precisa de saber sobre o dente do siso e a dor.

O que é o dente do siso e porque provoca dor?

Os dentes do siso são os últimos dentes a nascer da dentição definitiva, facto que ocorre, por norma, até aos 25 anos de idade. Também designados por terceiros molares, os dentes do siso nascem na parte de trás da gengiva.

Nem todas as pessoas têm dentes do siso. Muitas vezes, só são detetados após a realização de um raio-x, que permite ver se o paciente tem ou não os chamados “dentes do juízo”.

Porque o dente do siso causa dor?

Uma vez que nasce quando todos os outros dentes já estão no seu lugar definitivo, por vezes não existe espaço suficiente para albergar o dente do siso e isso faz com que provoque dor e outros tipos de problemas.

Quando isso sucede, é urgente contatar um médico dentista para saber o que se passa com os seus dentes do siso e que tipo de condicionalismos estão a provocar na cavidade oral. São várias as causas de dor provocada pelo dente do siso:

  • Dentes do siso mal posicionados - por vezes, o dente do siso pode nascer inclinado ou desalinhado, comprimindo o nervo mandibular, o que provoca uma dor muito forte. Se estiver virado para o molar mais próximo, pode mesmo começar a reabsorver a raíz do dente do lado, posicionando-se quase horizontalmente.
  • Doenças das gengivas e cáries - como nem sempre existe espaço suficiente para nascer, o dente do siso pode ser muito difícil de higienizar, podendo ser suscetível ao aparecimento de cáries e outro tipo de infeções.

Quando não são tratadas, essas infeções podem provocar cárie no dente do siso, dente do siso inflamado ou até estender-se às gengivas e causar gengiva inchada ao redor do siso e outros problemas, como a gengivite.

Será que tem cáries?

Faça o teste e descubra em 3 minutos

  • Abcessos - a dificuldade em higienizar de forma eficaz o dente do siso faz com que possa originar abcessos dentários ou até mesmo quistos, nos casos mais graves, o que pode obrigar à extração do siso inflamado para não afetar os dentes mais próximos e evitar a sua contaminação e posterior remoção.  

Como identificar se a dor que sente é provocada pelo dente do siso?

O dente do siso causa dor quando rompe a gengiva e provoca a inflamação do tecido ao redor do local.

Essa condição causa dor, que pode ser mais leve ou mais intensa, podendo causar uma infeção no local e provocar um inchaço visível do exterior.

É nesse momento que podem aparecer infeções, que podem causar febre, secreções ou outros sintomas mais invulgares. Mas, o aparecimento do dente do siso pode manifestar-se ainda de outras formas:

  • Mau hálito ou halitose;
  • Dor quando abre a boca;
  • Gengivas inflamadas e com vermelhidão;
  • Sangue nas gengivas;
  • Dor forte na gengiva do siso.

Se tiver algum destes sintomas, deve, de imediato, consultar um médico dentista para evitar o alastramento do processo ou outros problemas mais graves, como o dente do siso com cárie profunda.

O especialista irá avaliar as causas da sua condição de saúde oral e definir o tratamento que deve efetuar para resolver o seu quadro clínico.

Qual o melhor tratamento para eliminar a dor do dente do siso?

É do senso comum que o melhor tratamento para eliminar a dor do dente do siso passa pela remoção do molar. Mas essa não é a única solução. Existem outras que podem resolver a sua condição de saúde oral e eliminar a dor até que o dente do siso nasça por completo.

A prevenção é sempre a primeira opção a tomar. Faça uma higienização adequada e limpe com cuidado os dentes do siso duas vezes por dia com uma escova dentífrica macia. É recomendado também o uso de anti-sépticos orais, uma vez que o dente do siso nem sempre é de fácil acesso.

Soluções para aliviar a dor do dente do siso

  • Utilize gel anestésico;
  • Aplique gelo no local afetado e onde tem dor;
  • Irrigue o local com soro fisiológico;
  • Aplique uma compressa de água morna.

Quando estes métodos não resultam, a solução mais viável para acabar com a dor provocada pelo dente do siso deverá ser a sua extração. Cada caso é um caso! Por isso, o melhor é consultar um médico dentista para ser observado e, eventualmente, agendar uma cirurgia de remoção.

Agora que já sabe porque o dente do siso provoca dor e quais as causas dessa condição e já conhece os sintomas do nascimento do “dente do juízo”, termine já com esse pesadelo e marque uma consulta com um médico dentista da MEDWAY.

Os nossos médicos dentistas têm uma elevada experiência e recorrem à mais moderna tecnologia dentária para tratamentos eficazes e com o maior conforto. Se tiver dúvidas, contacte os serviços da MEDWAY e obtenha todos os esclarecimentos de que necessita.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais