O Terapeuta da Fala o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e distúrbios com ela relacionados. A sua área de atuação inclui os processos associados à compreensão e produção oral e escrita e formas de comunicação não verbal. Para além destas áreas, intervém ao nível da deglutição. Algumas das áreas de intervenção mais específicas são a Comunicação, Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Fala, Motricidade Orofacial, Fluência, Voz e Deglutição.
Indivíduos de todas as faixas etárias podem necessitar de intervenção nesta valência, de modo a melhorarem as suas competências funcionais e qualidade de vida.
Ao marcar a sua consulta online, os nossos assistentes irão entrar em contacto para confirmar a marcação
A intervenção do Terapeuta da Fala inicia com uma entrevista inicial onde são recolhidas as informações pessoais e clínicas importantes para a análise da queixa/problema.
Segue-se uma avaliação que inclui a aplicação de testes formais e informais ao paciente. Após identificação e análise dos resultados obtidos é traçado um plano de intervenção que irá ser aplicado em sessões (com frequência semanal variável de acordo com as necessidades/gravidade do problema).
A intervenção é realizada de acordo com os objetivos do paciente e em conjunto com todos os elementos relevantes para o sucesso da intervenção (familiares, professores, educadores, parceiros comunicativos no geral, etc...), de forma direta ou indireta.
Periodicamente e de acordo com o caso são realizadas reavaliações até se atingirem os objetivos estipulados.
Melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida dos pacientes e dos seus familiares é o principal objetivo do Terapeuta da Fala.
Poderá variar, pelo que sugerimos que entre em contacto connosco para uma informação mais precisa.
A gaguez é comum até aos 5 anos de idade e tende a desaparecer. Tal acontece devido ao processo de aprendizagem que a criança está a passar, ou seja, o seu pensamento é mais rápido que a capacidade de produzir as palavras que quer transmitir. Quando esta situação acontece, deve deixar a criança terminar a ação sozinha, pois completar a frase ou corrigi-la poderá ter efeito negativo. Caso verifique que a situação não é passageira consulte um terapeuta da fala.
Sim, o terapeuta da fala pode auxiliar quanto a problemas de deglutição