Dentista Infantil
Cuidamos da saúde oral infantil na consulta de odontopediatria para assegurarmos um futuro sorridente e sem complicações!- Tratamentos simples e preventivos
- Equipa especializada, atenta e dedicada
Odontopediatria - especialistas da saúde oral infantil
A odontopediatria ou dentista infantil é a especialidade da medicina dentária que acompanha e trata da saúde oral dos bebés, crianças e jovens até aos 15 anos. A principal finalidade é acompanhar o crescimento e desenvolvimento da dentição de leite e definitiva. Nesta fase também se asseguram as funcionalidades da boca como a dicção, fonética e mastigação. Desta forma, podem ser prevenidos alguns problemas e outros detectados cedo, permitindo um tratamento mais adequado e eficaz. O odontopediatra é o médico especialista na saúde oral infantil que cuida de forma atenta e carinhosa dos seus pacientes para nunca recearem o dentista, criarem bons hábitos de higiene oral e quando forem adultos terem dentes fortes e saudáveis. Esta especialidade contribui para a prevenção de doenças periodontais ou distúrbios como bruxismo, que podem acompanhar os pacientes na fase adulta.
Benefícios da odontopediatria
Os cuidados com a saúde oral devem iniciar a partir do nascimento dos primeiros dentes. Assim, a criança habitua-se ao consultório com confiança e mantém as consultas quando for adulta. A finalidade desta consulta é realizar cuidados preventivos como a higiene oral, tratamentos simples e acompanhar o desenvolvimento da estrutura dentária.
- Prevenção - resulta em mais saúde oral e dentes bonitos
- Confiança - elimina ansiedade em relação ao dentista
- Detecção precoce - evita tratamentos mais complexos
- Pedagógico - cria bons hábitos de higiene oral
Especialistas
Profissional especializada, experiente e atenta aos detalhes, acredita no valor da formação contínua para prestar os melhores cuidados ao paciente com empenho e dedicação.
Daniela Paiva
A Dra Daniela Paiva é médica dentista, professora universitária e diretora clínica da Medway. Formou-se na CESPU e completou as pós-graduações em odontopediatria, ortodontia e alinhadores e o mestrado em ortodontia. Conta com mais de 1000 casos tratados, assumindo o compromisso total com cada paciente assente no rigor clínico e nos mais elevados padrões de qualidade.
A Dra Daniela Paiva é médica dentista, professora universitária e diretora clínica da Medway. Formou-se na CESPU e completou as pós-graduações em odontopediatria, ortodontia e alinhadores e o mestrado em ortodontia. Conta com mais de 1000 casos tratados, assumindo o compromisso total com cada paciente assente no rigor clínico e nos mais elevados padrões de qualidade.
- Docente na Pós Graduação de Ortodontia, IUCS
- Especialista em Ortodontia e Odontopediatria
- Formação em aparelhos autoligados Damon
- Certificação em Invisalign
- Prática exclusiva de ortodontia e odontopediatria
Casos possíveis de tratar em odontopediatria
Dentes cariados
É fundamental que os dentes de leite estejam saudáveis para que os dentes definitivos também nasçam sem problemas. A placa bacteriana e o tártaro devem ser removidos e as cáries tratadas.
Dentes desalinhados
Quando os dentes de leite começam a crescer e depois a serem substituídos pelos dentes definitivos, podem surgir desalinhamentos devido à falta de espaço ou pelo contrário, espaço a mais.
Bruxismo infantil
O comum ranger e apertar os dentes por norma acontece na hora de dormir. Nas consultas regulares, o dentista consegue identificar sinais nos dentes que indicam que existem esses movimentos.
Doenças gengivais
A inflamação das gengivas é comum nas crianças, uma vez que a sua causa é a má escovagem e a falta de uso do fio dentário. É preciso garantir que a higiene oral seja feita de forma correta.
Mordida cruzada
Quando os dentes superiores encaixam demasiado à frente ou atrás dos inferiores. A avaliação precoce desta situação permite iniciar o tratamento cedo e os resultados serão mais eficientes.
Traumatismo
Na infância é comum as quedas e acidentes devido às brincadeiras que podem levar a traumas na estrutura dentária. É aconselhável consultar um dentista, mesmo em casos de dentição de leite.
Tratamentos preventivos de odontopediatria
Nas consultas de odontopediatria asseguramos o tratamento de situações atuais e a prevenção de problemas futuros, garantindo um sorriso saudável ao longo da vida adulta.
Aplicação tópica de fluor e controlo de placa bacteriana
A aplicação de flúor é uma prática comum nas consultas de dentista infantil, de acordo com as necessidades de cada paciente. Esta substância permite reduzir a formação da placa bacteriana e reforçar o esmalte dos dentes. O controlo da formação da placa bacteriana contribui para a prevenção de cáries, gengivites e outras doenças dentárias.
- Prevenir a extração de dentes no futuro
- Fortalecer o esmalte dos dentes
- Proteger contra hábitos alimentares
- Controlar e eliminar a placa bacteriana
Tratamento preventivo com selantes para afastar as cáries
Os selantes são tratamentos preventivos que protegem os dentes do aparecimento de cáries. São uma espécie de verniz que é colocado no dente e atua como uma capa protetora contra bactérias. Essas capas são colocadas nos molares definitivos por apresentarem mais irregularidades na superfície mastigatória, podendo acumular restos de comida.
- Impedir o aparecimento de cáries
- Tratar pequenas fissuras nos dentes
- Prevenir periodontite e outras doenças
- Cuidar da saúde dos dentes e gengivas
O que dizem os nossos pacientes da Odontopediatria
Medway - Clínica Dentária Vila Nova de Gaia
Av. da República 1226, 2º PisoToda a nossa família tem visitado a clínica Medway há quase 2 anos e é altura de escrever o meu pequeno feedback. A Medway Gaia é composta por profissionais que adoram o seu trabalho e se preocupam com os seus pacientes. Estamos muito satisfeitos e felizes por sermos clientes da clínica Medway Gaia. Quero agradecer especialmente à Dra. Daniela, os filhos estão encantadas consigo, e cada visita é só emoções positivas para eles. Agradeço também à Dra. Inês e ao resto da equipa de médicos e assistentes pelos vossos cuidados. Também um agradecimento especial ao Pedro e à equipa da receção pelos lembretes atempados e pela atitude positiva 24 horas por dia, 7 dias por semana. E, finalmente, agradeço ao Dr. Bruno pela sua liderança na criação de uma equipa tão boa. Até breve!
Dentista infantil - consulta passo a passo
Consulta de Avaliação Oral
Num ambiente confortável e tranquilo, o odontopediatra apresenta à criança o consultório. Depois, faz a avaliação cuidadosa da saúde oral, dos dentes e das gengivas.
Prevenção e tratamentos
Conforme o diagnóstico, pode ser necessário alguns cuidados dentários como higienização, remoção de placa bacteriana, tratamento de cáries ou colocação de selantes.
Aconselhamento pedagógico
Nesta consulta, o odontopediatra tem uma intervenção mais pedagógica e esclarece os pais e crianças em relação às boas práticas para cuidar e prevenir a saúde oral.
Acompanhamento regular
Prevenir é sempre melhor que tratar, além de ser mais barato. As visitas regulares devem começar a partir dos primeiros dentes, conforme a recomendação do dentista.
O primeiro passo para um novo sorriso
Vamos brincar ao faz de conta? Imagine sorrisos com o seu filho e simule um sorriso de crescido! Veja o novo sorriso do seu filho!Experimente um sorriso novo
- A fotografia deve ser de rosto e não somente do sorriso
- Evite tirar a fotografia deitado ou com ângulos estranhos
- Procure um local com boa iluminação
Perguntas Frequentes sobre dentista infantil (odontopediatria)
Os primeiros dentes definitivos nascem a partir dos 6 anos de idade e surgem atrás dos últimos molares de leite, ou seja sem queda de nenhum dente de leite. A dentição definitiva fica completa aos 14 anos, sem contar com os dentes do siso. Estes surgem, habitualmente, entre os 17 e os 21 anos.
As consultas com o dentista devem começar após o nascimento dos primeiros dentes, caso não existam motivos de urgência médica relacionados com a boca, esta é uma consulta de caráter preventivo e pedagógico junto dos pais e crianças. É preciso criar, desde cedo, bons hábitos, uma boa higiene oral dirária e cuidados com a alimentação, evitando açucares e certos hidratos, prejudiciais à saúde oral das suas crianças.
O bruxismo infantil carateriza-se pelo apertar e ranger dos dentes que podem ocorrer durante o sono ou quando a criança está acordada. Quando se verificam esses movimentos deve-se corrigir e consultar um médico dentista especialista em Odontopediatria.
Os selantes nos dentes das crianças servem para tapar fissuras e impedir a acumulação de comida e bactérias, funcionam como uma espécie de adesivo protetor. Consiste num tratamento preventivo para manter a saúde oral e evitar o aparecimento de cáries. A colocação dos selantes é um procedimento confortável, indolor, sem necessidade de anestesia e bastante seguro para o paciente. Por norma, são colocados pela primeira vez entre os 5 e os 8 anos e depois entre os 11 e os 14 anos.
Os primeiros passos na higiene oral devem iniciar antes do nascimento dos dentes. Os pais devem limpar e massajar as gengivas do bebé com uma compressa humedecida com soro ou água. Depois, a partir do aparecimento do primeiro dente é recomendado o uso de uma escova própria para a idade e um pouco pasta de dentes com flúor, a medida é a unha do dedo mindinho da criança.
Os dentes de leite servem para desenvolver o processo de mastigação, criar espaço para a erupção dos dentes definitivos, assim como para apoiar no desenvolvimento da fala e fonética e ainda têm efeitos sobre a respiração. É muito importante cuidar destes dentes, tal como se cuida dos definitivos, para evitar cáries e outras infecções que podem dar origem a extrações precoces e afetar a saúde oral.
Os primeiros dentes do bebé nascem a partir dos 6 meses. Porém, cada bebé tem o seu ritmo e por isso pode variar. A dentição de leite são 20 dentes e fica completa mais ou menos aos 2 anos e meio.
A duração dos selantes nos dentes depende dos hábitos da criança, podendo durar 1 ou mais anos. Os fatores que podem determinar a sua durabilidade são a ingestão excessiva de doces, açúcar ou alimentos mais duros.