7 Vantagens do Aparelho Invisível que o tornam a opção certa

O constante desenvolvimento dos tratamentos ortodônticos traz novas soluções, nomeadamente quanto a sistemas de correção dentária – o aparelho invisível é hoje uma das opções que suscitam maior interesse.

Falar em aparelho invisível é falar em Invisalign, o sistema com alinhadores removíveis mais avançado do mundo. Apesar de existirem outras opções, a verdade é que esta veio revolucionar o mundo dos aparelhos dentários.

Para perceber porquê, reunimos 7 vantagens deste aparelho invisível comparativamente a outras opções disponíveis.
 

 

1. Correção Ortodôntica com o máximo conforto

O objetivo dos aparelhos invisíveis é o mesmo dos restantes: aplicar forças para tratar problemas como dentes mal posicionados ou encaixe desadequado dos maxilares. Mas com esta opção, o processo é muito mais confortável. Porquê?

Através dos alinhadores, aplicam-se pequenas forças, suave e gradualmente, tornando o trabalho quase impercetível, ainda que possa sentir alguma pressão nos primeiros dias.

Além disso, o material SmartTrack com que o Invisalign é fabricado contribui também para uma maior comodidade, mesmo comparando com outros modelos de aparelhos invisíveis – trata-se de um plástico flexível patenteado que proporciona um encaixe perfeito na dentição, eliminando desconfortos.
 

2. Discrição é a palavra de ordem

Se a vertente estética é uma preocupação, vai gostar de saber que, com este modelo, é provável que quase ninguém perceba que está a usar aparelho dentário. Como dispensa os elásticos, brackets e arcos metálicos, e recorre a alinhadores transparentes que se ajustam perfeitamente à linha da gengiva, torna-se quase impercetível.

Assim, o único efeito que notará é a correção do seu sorriso, beneficiando a autoestima.
 

3. Cuidados de higiene oral facilitados

Com os aparelhos dentários fixos, a higiene oral pode exigir um esforço maior, pois existe a probabilidade de certos resíduos alimentares ficarem presos na estrutura metálica.

Isto não acontece com os aparelhos invisíveis: o seu caráter removível permite realizar a rotina de higiene oral, escovagem e uso de fio dentário, com total facilidade, removendo os alinhadores nestas ocasiões e voltando a colocá-los assim que terminar.

Também os próprios alinhadores são fáceis de higienizar.
 

4. Sem restrições alimentares

A possibilidade de remover os alinhadores, com os aparelhos invisíveis, permite-lhe saborear o que quiser, sem medos – basta tirar e recolocar depois da higienização oral.

Esta é uma vantagem face aos aparelhos mais convencionais – é comum evitar certos alimentos, seja porque se prendem facilmente na estrutura de metal ou porque podem danificar a mesma.

Se quiser, pode estender esta capacidade de remoção do aparelho a certas ocasiões especiais, como eventos sociais.

Mas atenção: certifique-se que o usa por, pelo menos, 20 a 22 horas diárias para evitar prejudicar o tratamento.
 

5. Previsibilidade ao mais alto nível

Se há uma característica que distingue o Invisalign é a sua componente tecnológica. Mas em que situações é usada?

Este é um tratamento totalmente planeado digitalmente, através de um software próprio de última geração – o ClinCheck - que permite delinear o processo com a máxima precisão.

Isto possibilita que, mesmo antes do processo começar, os pacientes consigam visualizar o efeito final. Assim, é provável que sintam maior motivação para cumprir todas as recomendações que favorecem o processo – higienização adequada, utilização durante as horas necessárias e assiduidade nas consultas de controlo.
 

6. Adaptabilidade total aos mais variados casos

O mesmo sistema tecnológico permite obter uma imagem bastante precisa das arcadas dentárias, captando todas as suas características.

Depois, através do planeamento virtual, é possível personalizar todo o processo e adequá-lo às necessidades específicas de cada paciente, determinando todas as movimentações necessárias e as forças exatas a aplicar em cada local e em cada momento para alcançar o resultado esperado.

Por fim, através de um molde tridimensional, são fabricados os alinhadores à medida e com base no planeamento, garantindo a adaptabilidade.

Mais: a evolução constante dos modelos assegura a sua eficácia em quase todo o tipo de situações, mesmo as mais complexas, contrariamente à ideia habitual.

Aliás, o modelo Invisalign pode servir-se de pequenas formas como a tecnologia SmartForce precisamente para tratar situações severas sem recorrer a outros sistemas ortodônticos.
 

7. Menos idas ao dentista

A ausência de estruturas metálicas, características dos aparelhos mais convencionais, evita a formação de pequenas feridas ou irritações. Desta forma, dispensa visitas de urgência ao dentista.

Além do mais, graças ao planeamento pormenorizado, pode trocar os alinhadores em casa (normalmente a cada 1 ou 2 semanas) à medida que vai avançando no tratamento.

Contudo, as consultas periódicas, geralmente a cada 4/6 semanas, continuam a ser essenciais para garantir a monitorização e sucesso do procedimento.
 

Quer saber mais sobre o Aparelho Invisível? Conte com a MEDWAY

Já vimos que são muitos os benefícios dos aparelhos invisíveis, nomeadamente o Invisalign, comparativamente a outros métodos clássicos e fixos.

Mas saiba que o tratamento com este modelo implica certificação específica.

Se tem interesse em saber mais informações sobre estes aparelhos invisíveis, deve procurar uma solução que respeite esse requisito, como a MEDWAY, que conta com profissionais habilitados e experientes neste procedimento.

Além de uma avaliação completa, que lhe permite perceber se este é o método ideal para o seu caso, usufrui dos equipamentos mais inovadores. Depois, é só esperar por alcançar o resultado que tanto deseja.

Dr.ª Daniela Paiva
Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria
AnteriorFalta de osso impede a colocação de Implantes Dentários?
SeguinteHarmonização Facial: os melhores Tratamentos para a alcançar