O que são facetas dentárias?

As facetas dentárias consistem num fino revestimento de material estético, por norma de elevada resistência, desenhadas e personalizadas para cada pessoa, que se adere e cobre toda a superfície da frente dos dentes visíveis quando sorrimos. O nosso objetivo principal é sempre conseguir um sorriso natural e as facetas são uma ferramenta muito importante na correção de imperfeições ou côr, na harmonização dos espaços entre os dentes e para conseguir a melhor geometria para um sorriso bonito.

Ao colocar facetas dentárias é possível alterar completamente o seu sorriso e de uma forma bastante rápida. Conseguimos mudar rapidamente a cor, a forma, a orientação, o tamanho e o comprimento dos dentes.

​Com o tempo, os dentes vão se desgastando, essa fragilidade provoca o aparecimento de lascas ou provoca mesmo a perda de parte do dente. Ao colocar facetas dentárias pode reforçar a sua estrutura dentária, prevenindo a perda do dente

Marque já a sua consulta

Ao marcar a sua consulta online, os nossos assistentes irão entrar em contacto para confirmar a marcação

Tipos de Facetas Dentárias

Facetas de Porcelana

Facetas de Porcelana

As Facetas de Porcelana são compostas por um material cerâmico de elevada qualidade. Baseiam-se na moldagem dos dentes a revestir e são fabricadas em laboratório, usando-se revestimentos provisórios para fins de habituação neste intervalo.

Facetas de Resina

Facetas de Resina

Estas Facetas são feitas de resinas que imitam a cor da dentição. Hoje, alguns produtos disponíveis contam ainda com algumas partículas de cerâmica na sua composição.

Conheça os nossos casos clínicos

Um sorriso perfeito garantido

Peça um orçamento para
Facetas Dentárias

Peça o seu orçamento Marque a sua Consulta

Processo passo a passo - Facetas Dentárias

1.Consulta de Avaliação

Depois de preencher o formulário, marcamos uma consulta de avaliação clínica para percebermos o objetivo que tem para o seu sorriso.

2.Estudo e Planeamento digital

É feita uma sessão fotográfica, exames radiológicos e ortopantomografia. O paciente está envolvido durante todo o processo.

3.“Preview” do sorriso

Após o estudo é feito um “mock up”. O espelho passa para a mão do paciente para ver o resultado final aproximado e fazer os ajustes necessários.

4.Colocação das facetas definitivas

Uns dias após são aplicadas as facetas definitivas que passam a fazer parte dos seus dentes naturais.

Quais as vantagens das Facetas Dentárias?

As facetas dentárias ou veneers como também são chamadas, são finíssimas lâminas de cerâmica que revestem a face externa do dente. Para que é que elas servem, elas servem para fazer uma alteração do alinhamento do sorriso ou seja, podemos alterar variadíssimos parâmetros na parte dentária, sejam a cor dos dentes, a textura, o brilho, o posicionamento, inclusivamente fechar determinados espaços que existem entre os dentes, isto em termos de micro estética - estética dentária, no entanto quando abordamos um sorriso completo com facetas, podemos inclusivamente alterar, a estética facial do paciente porque criamos um sorriso com uma amplitude diferente que se enquadra na forma do rosto do paciente.

  • Alterar o sorriso de forma rápida
  • Corrigir um desalinhamento dentário
  • Fechar espaçamento entre os dentes
  • Reforçar os dentes lascados, desgastados ou partidos

Peça um orçamento para
Facetas Dentárias

Peça o seu orçamento Marque a sua Consulta

Colocar facetas dentárias vai melhorar o seu sorriso, a maneira confiante quando sorri vai mudar a sua vida!

O que dizem da Medway

Vila Nova de Gaia
★★★★★ 490 Comentários
Santa Maria da Feira
★★★★★ 149 Comentários

Dúvidas frequentes sobre facetas dentárias

Com que frequência as facetas dentárias precisam ser substituídas?

Não existe uma validade para a substituição de facetas dentárias. As facetas permanecem inalteradas ao longo dos anos. O que se altera sim são os tecidos de suporte (osso e gengiva). Com o avançar da idade é normal que haja alguma perda óssea de um modo geral e na cavidade oral não é exceção. Assim, é normal que após 20 anos os tecidos circundantes das facetas dentárias (osso e gengiva) estejam diferentes da altura em que colocou as facetas.

As facetas dentárias estragam os dentes?

Muito pelo contrário, as facetas dentárias podem ser inclusivamente consideradas como um reforço natural da estrutura dentária. As facetas são uma finíssima lâmina cerâmica que após aderida na superfície dentária tem um comportamento óptico e funcional muito parecida à estrutura dentária natural. 

Como é o procedimento para colocação de facetas nos dentes?

Podemos considerar um procedimento simples na execução, porém complexo no planeamento. Assim, conseguimos poupar o máximo de estrutura dentária natural. 

Num primeiro momento é feito um setting fotográfico para estudar o caso e comunicar com o técnico de laboratório que irá produzir as facetas dentárias. Deste estudo origina-se o 'Mock up' que se trata de um projeto aproximado do resultado final. Este projeto é colocado em boca no paciente e o espelho passa para a mão do paciente. Neste momento, é discutido os pormenores a alterar e definir qual a forma final do sorriso. Uma vez estabelecido o projeto final, são feitos os preparos com base no 'Mock up' inicial que já foi colocado em boca no paciente para garantir que nada falha.

Quando falamos em preparar falamos em arredondar superfícies dentárias e torná-las mais estáveis para receber as facetas dentárias. Há casos em que por exemplo não é sequer necessário preparar a superfície dentária por serem casos mais favoráveis como são casos de diastemas (espaços entre os dentes) e casos de microdentes (dentes com anomalia anatómica genética sendo bastante mais pequenos que o normal)

As facetas dentárias podem durar uma vida inteira?

Sem dúvida! As facetas não se alteram e não se degradam com o tempo. No entanto é preciso ter em atenção que consultas de rotina para higienização e prevenção devem sempre acontecer! Afinal a saúde oral não está apenas relacionada com o aspeto estético do sorriso, mas sim como um todo.

Quanto custa um conjunto completo de facetas dentárias?

O valor depende do número de facetas a realizar e do material cerâmico a utilizar. Por isso nesta área todos os orçamentos são personalizados e à medida.

Quanto custam as facetas dentárias para os 4 dentes da frente?

O preço das facetas dentárias depende em grande parte do material a ser usado e do tipo de preparação ou extensão e complexidade pelo que todos os orçamentos são personalizados.

Quanto custam as facetas de porcelana?

As facetas de porcelana custam normalmente entre 500 e 600 euros.

Quanto tempo duram os facetas dentárias?

Não existe um tempo limite para a duração das facetas dentárias. Duram tanto como os dentes naturais, isto é, se forem bem cuidadas durarão para sempre.

Especialistas em Facetas

Dr.ª Joana Monteiro

Médica Dentista, Endodontia e Reabilitação Estética
Saber Mais

Clínica Dentária Vila Nova de Gaia

Av. da República 1226, 2º Piso
(Entre o El Corte Inglês e a Câmara de Gaia, junto às Finanças Gaia2 e Pingo Doce)
4430-192 Vila Nova de Gaia
Telefone: 223 754 351
Telemovel: 912 564 430
Clínica Dentária <strong> Vila Nova de Gaia</strong>

Clínica Dentária Santa Maria da Feira

Rua do Centro Social 448
(junto à Igreja de São Miguel de Souto)
4520-709 Souto, Santa Maria da Feira
Telefone: 256 802 348
Telemovel: 912 564 430
Clínica Dentária <strong> Santa Maria da Feira</strong>

Fale Connosco

ou pode ligar já 912 564 430

Peça um orçamento para
Facetas Dentárias

Peça o seu orçamento Marque a sua Consulta