Higiene Oral - Destartarização

Clínica Dentária especialista em Limpeza dentária, Destartarização, Tratamento de Tartaro nos dentes

Profilaxia e destartarização sem dor

Somos obcecados no propósito de alcançar uma experiencia no dentista com o máximo conforto e sem dor e a destartarização ou também conhecida por limpeza dentária, foi um dos tratamentos que nos deu mais prazer em resolver! Agora já pode marcar a sua consulta para fazer uma destartarização em Gaia ou Santa Maria da Feira, sem dor.

Todos os anos investimos em tecnologia e métodos para reduzir o stress provocado por uma ida ao dentista. Ir ao Dentista em Gaia ou em Santa Maria da Feira já não é um problema.

O objetivo principal da limpeza dentaria é eliminar o tártaro dos dentes e a placa bacteriana. A remoção eficaz de toda a placa bacteriana e tártaro reduz a acumulação de bactérias, ajuda a evitar inflamações nas gengivas e facilita a limpeza dos dentes no dia-a-dia.

Nas clínicas dentárias Medway, vai encontrar a mais recente tecnologia e inovação na área da periodontia e higiene oral. Utilizamos a Air Flow Profilaxys Master da EMS, empresa Suiça fabricante líder de dispositivos médicos de precisão para profilaxia dentária. Veja o vídeo.

Este é o equipamento que vai encontrar nas nossas clínicas dentárias em Gaia e em Santa Maria da Feira. Veja a imagem com a Air Flow Profilaxys Master da EMS.

Muito além das vantagens relacionadas com o conforto durante o procedimento, a Air Flow Profilaxys Master da EMS apresenta-se como uma inovação porque altera o protocolo da destartarização que vamos detalhar mais em baixo.

Higiene oral

Como conseguir uma boa higiene oral a escovagem é essencial. Não há muitos segredos e a Ordem dos Médicos Dentistas até simplificou e criou a mnemónica da regra dos dois!

  • Escovar os dentes duas vezes ao dia. Se for mais não faz mal!
  • Durante dois minutos. Se for mais também não faz mal!
  • Visitar o seu dentista duas vezes ao ano. 

Nada mais simples e o resultado é muito valioso. Um sorriso ao longo da vida, com baixa probabilidade de episódios de dor aguda ou visitas de urgência ao dentista. Garantimos que desta forma vai poupar muito dinheiro. Lembre-se que uma cárie é a porta de entrada de bactérias que podem levar à perda dentária.

Marque já a sua consulta

Ao marcar a sua consulta online, os nossos assistentes irão entrar em contacto para confirmar a marcação

Destartarização sem dor vantagens

O máximo conforto do paciente e melhores resultados

Com o método de limpeza dentária sem dor o paciente sente-se muito confortável e relaxado durante um procedimento que deve ser feito com frequência bianual e que por isso, é importante que seja encarado sem o estigma da dor. Com o método GBT (guided biofilm therapy) os resultados finais, nomeadamente na remoção de biofilme e manutenção das peças dentárias, são superiores aos métodos tradicionais.

​Melhor aparência e boca mais saudável

Os dentes ficam com melhor aparência, mais brancos, limpos e brilhantes. A limpeza dos dentes previne problemas dentários tais como as cáries, a gengivite, a periodontite e muitos outros.

​Quando se sentar na cadeira para uma destartarização vai sentir estas diferenças:

  • Projeção de um pó muito fino sem causar dor nas gengivas
  • Temperatura da agua ajustável 
  • Menor vibração
  • Procedimento mais rápido
  • Acessórios específicos para higienização de facetas, coroas e implantes dentários

Destartarização sem dor com o método GBT

O objectivo do GBT é eliminar todo o tipo de biofilme (placa bacteriana) dos dentes, implantes e tecidos moles. É utilizado um revelador para como o próprio nome indica, revelar a presença de bactérias e desta forma fazer incidir o procedimento nas zonas mais necessárias.

​O protocolo GBT ilustrado pela EMS na imagem seguinte.

A destartarização previne a gengivite

O revelador de biofilme (roxo na imagem da direita) mostra de forma visível a presença de biofilme inicial e maduro.

A zona do sulco (margem gengival) mostra biofilme maduro devido a uma técnica de escovagem inapropriada que deixa o biofilme intacto.

Neste caso utilizou-se o GBT ate 3mm, verificando-se algum sangramento da margem gengival, indicando gengivite de grau reduzido. O GBT promove a motivação do paciente em usar técnicas adequadas de escovagem de dentes.   

  • O GBT (guided biofilm therapy) previne e trata a gengivite

O melhor e mais recente sistema de limpeza dentária para aparelhos dentários

O melhor e mais recente sistema para limpeza dentária em crianças - odontopediatria

O melhor e mais recente sistema para limpeza dentária de implantes

Dúvidas frequentes sobre destartarização

Qual a frequência indicada para fazer uma limpeza dentária?

A destartarização deve ser efetuada de seis em seis meses, salvo casos de patologia em que esse tempo deva ser diminuído.

As limpezas dentárias desgastam os meus dentes?

destartarização, vulgarmente conhecida como limpeza dentária, não provoca nenhum dano nos dentes. Pelo contrário, a acumulação de tártaro (“pedra”) é que é responsável pelo aparecimento de doenças como a gengivite ou periodontite.

A limpeza dos dentes deixa-os mais sensíveis?

É normal após uma destartarização sentir maior sensibilidade dentária, uma vez que a remoção do tártaro deixa as superfícies novamente expostas à cavidade oral. No entanto, esta sensibilidade é temporária, desaparecendo ao final de alguns dias.

Marque já a sua consulta

Ao marcar a sua consulta online, os nossos assistentes irão entrar em contacto para confirmar a marcação

O que dizem da Medway

Vila Nova de Gaia
★★★★★ 357 Comentários
Santa Maria da Feira
★★★★★ 115 Comentários

Veja a comparação entre uma limpeza tradicional e o novo método da limpeza com o protocolo GBT

Especialistas em Higiene Oral

Dr.ª Filipa Santos

Médica Dentista

Dr.ª Inês Fernandes

Médica Dentista