8 cuidados que deve ter após a colocação de Implantes Dentários

Resolver a perda de dentes ao colocar Implantes Dentários é uma decisão transformadora que melhora a qualidade de vida. Contudo, devemos ter em conta que é um procedimento que envolve uma cirurgia. Por isso, as preocupações com a possível dor e com os cuidados que os exigirá nas semanas seguintes são comuns.

Antes de tomar decisões, deve saber o caminho que tem pela frente, para que possa enfrentá-lo com maior segurança até ao resultado final.

Assim, se pensa colocar Implantes Dentários, este artigo é para si: vamos mostrar-lhe os principais cuidados para cumprir após o tratamento.

 

O papel dos Implantes Dentários na reestruturação da dentição

Os Implantes Dentários são pequenas estruturas feitas de titânio, com formato semelhante a um parafuso. São colocados no osso maxilar superior ou inferior, por baixo da gengiva. O objetivo é substituir as raízes dos dentes que se perderam e dar um suporte estável e firme para a colocação de próteses ou coroas dentárias artificiais, que se assemelham aos dentes naturais.

 

Desta forma, é possível restituir o efeito estético e a capacidade mastigatória da boca, comprometida pela perda total ou parcial de dentes.

É possível escolher entre vários tipos de Implantes Dentários, que variam na forma como são utilizados:

  • Unitários - para substituir apenas um dente;
  • Duplos - para perdas de três dentes sucessivos;
  • Para prótese semifixa - usam-se 2 a 6 Implantes para perdas totais de dentes;
  • Para prótese fixa (técnica All-on-4) – utilizam-se 4 Implantes para perdas dentárias totais.

 

 

Colocação de Implantes Dentários na boca – como é o processo?

As raízes artificiais de titânio podem ser colocadas em quase qualquer local do maxilar, desde que exista sustentação óssea suficiente. Mas para estabelecer um quadro clínico e apresentar soluções personalizadas e adequadas, é preciso passar por um processo de avaliação, diagnóstico e planeamento. Nele são discutidas e analisadas questões como:

  • Objetivo do tratamento;
  • Estado das estruturas orais (através de exames radiológicos, TAC e ortopantomografias);
  • Etapas do tratamento.

Finalizado o diagnóstico e planeamento, o próximo passo é preparar o procedimento. Os Implantes Dentários são fixados no osso maxilar através de uma intervenção cirúrgica pouco invasiva, sem dor graças ao uso de anestesia. O processo envolve a realização das seguintes etapas:

  • Corte na gengiva para chegar ao osso;
  • Perfuração do osso;
  • Colocação do Implante;
  • Sutura da gengiva.

Após este processo, é colocada uma prótese fixa provisória ou permanente, dependendo dos casos, responsável por substituir os dentes.

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

Cuidar dos Implantes Dentários para aumentar a sua durabilidade

Após o procedimento cirúrgico, é imprescindível cumprir cuidados simples a curto e longo prazo. Estes contribuem para que a recuperação seja o mais simples e confortável possível. Assim, dispensam-se riscos de complicações, como dor ou sangramento excessivo.

 

Todos os cuidados permitem ainda promover uma eficaz absorção da raiz artificial pelo osso, essencial para a eficiência do tratamento. Também ajudam a garantir o bom estado dos Implantes Dentários, cuidando da saúde oral e evitando, por consequência, a inflamação dos tecidos, que poderia comprometer a sua funcionalidade.

Por fim, cuidar dos Implantes Dentários influencia a sua durabilidade– quanto melhores forem os cuidados, mais anos durarão estas raízes artificiais.

 

Quais os cuidados que deve cumprir logo após a cirurgia de colocação de Implantes Dentários?

O principal objetivo dos cuidados a curto prazo passa por permitir uma boa cicatrização dos tecidos e garantir o máximo conforto dos pacientes.

Assim sendo, durantes as primeiras horas ou dias após o procedimento, é importante seguir recomendações como:

  1. Tomar a medicação prescrita (anti-inflamatórios, analgésicos ou antibióticos), para eliminar o eventual desconforto ou risco de infeção;
  2. Aplicar gelo na área intervencionada algumas vezes ao dia, para reduzir possível inchaço;
  3. Evitar a exposição ao sol ou a fontes de calor, pois podem provocar sangramento;
  4. Dormir com a cabeça mais alta que o corpo, para diminuir o afluxo de sangue na zona operada;
  5. Preferir alimentos frios, moles e pastosos, em detrimento dos quentes, duros, crocantes, ácidos ou pegajosos;
  6. Evitar atividade física intensa ou movimentos bruscos com a cabeça, para evitar magoar o local do Implante;
  7. Realizar a higiene oral sem passar com a escova no local operado e sem bochechar, para evitar lesões nos tecidos;
  8. Evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas, pois podem atrapalhar a cicatrização.

 

Cuidados a respeitar a longo prazo depois de colocar Implantes Dentários

As recomendações a longo prazo visam prevenir problemas com os Implantes Dentários e garantir que permanecem em bom estado. Devem, então, prolongar-se pelo resto da vida para garantir também a sua durabilidade.

O principal cuidado prende-se com a realização de uma correta e regular higienização oral para manter a saúde da boca, incluindo dos locais onde se encontram os Implantes Dentários. Esta rotina deve ser realizada, de preferência, após as refeições e antes de dormir. Também aconselhamos a utilizar pastas dentífricas e elixires recomendados pelo profissional médico e escovas de cerdas macias.

 

Além disso, é muito importante comparecer a consultas de rotina regulares para ir acompanhando o estado das suas estruturas orais e o resultado do procedimento. Estas ocasiões devem servir também para realizar métodos de limpeza profissional que beneficiam a saúde da boca.

 

Pedir Orçamento Gratuito

 

Peça mais recomendações a profissionais para cuidar dos Implantes Dentários

Estes são alguns dos cuidados mais importantes a manter para que os Implantes Dentários permaneçam na boca por muito tempo. Todavia, os especialistas nestes tratamentos podem partilhar mais conselhos, adequados ao tipo de Implante que colocar, se decidir avançar com o processo.

Encontre na Medway uma equipa de profissionais experientes na colocação de Implantes Dentários, disponível para responder a todas as questões e para fornecer o aconselhamento necessário.

Além do mais, caso resolva realizar o tratamento, utilizamos as técnicas mais avançadas para que possa deixar para trás os constrangimentos da falta de dentes de uma vez por todas. Fazendo isso, pode voltar a sorrir e a comer com total confiança.

Dr. Tiago Correia Ver mais informações
Médico Dentista, Cirurgia e Implantes
AnteriorTudo o que sempre quis saber sobre o processo de colocação de Facetas Dentárias
SeguinteConheça os principais Prós e Contras da Prótese Dentária Removível