Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Toxina Botulínica

8 perguntas frequentes sobre a aplicação de Botox para conhecer tudo sobre o tratamento

João Faria Médico Dentista, Periodontologia, Cirurgia e Implantologia

O Botox é um dos tratamentos estéticos de eleição, quando o desejo é renovar a aparência da pele. No entanto, ainda provoca algumas questões em muitas pessoas. Antes de o realizar, é essencial esclarecer todas as dúvidas sobre a aplicação de Botox e conhecer tudo o que envolve.

Desta forma, é possível tomar decisões mais informadas e perceber se esta pode ser uma solução para cada caso.

Com este artigo, vai poder eliminar as interrogações de uma vez por todas - reunimos algumas das perguntas mais comuns sobre o Botox e apresentamos a resposta dos especialistas da Medway.

1. Como é a aplicação de Botox?

O Botox é um composto cujo agente ativo é a Toxina Botulínica, uma neurotoxina que atua sobre os impulsos nervosos. A sua função é bloquear a neurotransmissão entre determinados nervos e músculos e reduzir a contração repetitiva dos mesmos.

Na Harmonização orofacial , este composto é administrado por injeções locais, através de agulhas muito finas, em pontos específicos bem planeados. Sendo considerado pouco invasivo, o procedimento do Botox é executado segundo os seguintes passos:

  • Administração de pomada anestésica, se necessário, para melhorar o conforto do paciente;
  • Limpeza da pele com soluções adequadas;
  • Marcação dos pontos de injeção;
  • Injeção do produto nas zonas planeadas.

2. Quais os benefícios da colocação de Botox no rosto?

Ao longo da vida, a pele vai perdendo algumas das substâncias que lhe conferem sustentação e firmeza, como a elastina e colagénio. Como consequência, é frequente que surjam no rosto algumas marcas, conhecidas como linhas de expressão ou rugas.

Estas rugas podem resultar da contração repetida de certos músculos faciais, durante movimentos naturais como sorrir ou levantar as sobrancelhas, sendo conhecidas como rugas dinâmicas. Ao servir como relaxante muscular, o Botox permite atenuar estas marcas, tornando a pele do rosto mais lisa e com aspeto mais jovem.

Deste modo, considera-se que a aplicação de Botox em harmonização facial rejuvenesce o rosto e funciona como neuromodulador em toda a musculatura que envolve o sorriso, promovendo mais harmonia e equilíbrio facial.

Ao permitir relaxar certos músculos, este composto pode ainda prevenir, corrigir ou melhorar situações como:

  • Sorriso gengival (excesso de exposição da gengiva superior ao sorrir);
  • Bruxismo (ato recorrente de apertar ou ranger os dentes);
  • Sialorreia (produção de saliva em excesso);
  • Paralisia facial ou assimetria facial (incapacidade de movimentar certos músculos da face).

3. Quais as áreas do rosto para colocar Botox?

Quando o objetivo é atenuar rugas e rejuvenescer a pele, o Botox costuma ser aplicado no terço superior da face após reabilitação e reestruturação do terço inferior da face, pois é nesta zona que as rugas dinâmicas são mais frequentes. Então, é comum colocar Botox:

  • Entre as sobrancelhas;
  • Na testa;
  • Em redor dos olhos.

Em certos casos, também é possível administrar o composto de Toxina Botulínica na parte inferior do rosto e até no pescoço.

Dada a sua função na correção de outro tipo de problemas, o Botox também pode ser colocado:

  • No músculo do lábio superior, nos casos de sorriso gengival;
  • Nos músculos da mandíbula, nos casos de Bruxismo;
  • Nas glândulas submandibulares e parótidas (abaixo da mandíbula e das orelhas), nos casos de Sialorreia;
  • No músculo ocular externo, nos casos de Estrabismo;
  • Nos nervos responsáveis pela Paralisia, no caso da Paralisia Facial.

4. O efeito da aplicação de Botox é permanente?

O Botox demora até 15 dias para revelar o seu efeito máximo, sendo este resultado temporário. Com o tempo, o organismo vai absorvendo a substância injetada e os efeitos vão desaparecendo, por volta dos 4 meses após a aplicação.

Depois deste período, é preciso repetir a aplicação de Botox, para que os resultados se mantenham. A primeira repetição pode ser realizada cerca de 5 meses após o primeiro tratamento. No caso de repetições recorrentes, os especialistas aconselham que existam 6/8 meses de intervalo entre elas, para dar tempo ao músculo de recuperar.

5. Como funciona a aplicação de Botox nas diferentes idades?

É muito comum aplicar Botox aos 40 ou 50 anos, uma vez que, nestas idades, os sinais de envelhecimento da pele são mais evidentes, graças à quebra dos níveis de elastina e colagénio. Nestes casos, a função do Botox é corretiva.

Porém, o Botox também pode ser preventivo, sendo aplicado em faixas etárias mais jovens, quando as marcas de envelhecimento são inexistentes. Nestas situações, a sua ação irá diminuir a contração dos músculos e reduzir a hipótese de se formarem rugas.

6. Colocar Botox tem riscos?

aplicação de Botox é segura, desde que realizada por profissionais especializados.

Uma vez que é administrado em doses muito reduzidas e é bem aceite pelo organismo, o risco de complicações é mínimo. Apenas é possível notar alguns efeitos transitórios, como vermelhidão, inchaço, hematoma, dor no local da injeção ou dor de cabeça.

A única advertência é que se respeitem as suas contraindicações. São elas:

  • Mulheres grávidas ou a amamentar;
  • Doenças autoimunes ou neuromusculares;
  • Histórico de reações alérgicas graves;
  • Alergia a algumas das substâncias presentes no Botox.

7. Quais devem ser os cuidados após a aplicação de Botox no rosto?

Para que o tratamento com Botox tenha o efeito desejado e para evitar efeitos indesejáveis, recomendam-se algumas medidas, a respeitar durante as primeiras horas após a aplicação do produto.

É importante evitar:

  • Exposição solar e a outras fontes de calor;
  • Exercício físico intenso;
  • Tocar no local intervencionado.

8. Qual é o preço da aplicação de Botox no rosto?

O custo de aplicar Botox costuma rondar os 250 e os 300€ por sessão. Contudo, este preço é variável de caso para caso, sendo necessária uma avaliação individualizada com profissionais para chegar a um valor mais exato.

Na Medway, realizamos avaliações estéticas sem qualquer compromisso ou custo. Ao estudar cada quadro clínico definimos a extensão da área a tratar e calculamos as doses adequadas de produto a administrar, tendo em conta as características do paciente. Com base nestas informações e com transparência, oferecemos um orçamento mais aproximado de quanto pode custar a aplicação de Botox em cada caso.

Corresponder às suas expectativas é também uma grande preocupação dos nossos especialistas. É por isso que definimos o plano de tratamento ideal em conjunto com os pacientes, ouvindo as suas opiniões e receios e esclarecendo as suas dúvidas.

Confie no nosso apoio e mude a sua autoestima com o Botox.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais