Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

As melhores dicas práticas para escolher um bom dentista

Se está à procura mas tem dúvidas sobre como escolher um bom dentista e qual a clínica dentária mais indicada, então as próximas linhas são para si. Há uma máxima que deve sempre ter em conta: quando falamos de saúde e bem-estar nem sempre a opção mais barata é a melhor. Mas, há mais.

Existem diversos fatores a ter em conta e, se já não consulta um dentista há alguns anos ou teve uma experiência menos positiva e pretende saber como escolher a melhor clínica odontológica, deixamos algumas dicas sobre como avaliar a melhor opção.

O que ter em conta para escolher um bom dentista?

Entre os vários fatores a avaliar, há alguns que devem ser primordiais na escolha de um bom dentista. Desde logo:

  • Higiene - no campo da saúde e do bem-estar, a higiene assume um papel fundamental. Uma clínica dentária deficitária em higiene pode provocar infeções e complicações ao nível da saúde oral;
  • Tecnologia - se já passaram alguns anos desde a última vez que foi ao dentista, é importante que saiba que a tecnologia evoluiu. E muito. Hoje, existem tecnologias avançadas e dispositivos dentários que minimizam a dor, o desconforto e o tempo de duração dos tratamentos;Confiança - é muito importante poder confiar num médico dentista e numa equipa odontológica, que prioriza o bem-estar e o acompanhamento dos seus pacientes;
  • Profissionalismo - um bom médico dentista aconselha sempre sobre os tratamentos mais indicados para cada caso concreto. A transparência, o profissionalismo e a proximidade e preocupação com os pacientes são muito importantes na escolha de um bom dentista.
  • Preço - como já referimos, nem sempre a opção mais barata é a melhor. A eficácia dos tratamentos e a priorização da saúde oral e do bem-estar nem sempre são apanágio das clínicas dentárias mais baratas.

No campo da saúde e do bem-estar, a higiene assume um papel fundamental

Conselhos práticos para escolher a melhor clínica odontológica

Tendo em conta os fatores que descrevemos acima, existem alguns conselhos práticos que pode seguir para escolher um bom dentista e a clínica odontológica mais indicada para si ou para a sua família.

1. Procure obter recomendações

Se tem dúvidas sobre como escolher um bom dentista, peça recomendações a familiares ou amigos que tenham ido a clínicas dentárias há pouco tempo. Tente saber como foram as suas experiências, atendimento, tratamento e outros pormenores.

Pode também aconselhar-se junto do seu médico de família ou de outros profissionais de saúde que o acompanham ao longo dos anos. Ou ainda pesquisar na Internet e redes sociais, analisando comentários de outros pacientes.

2. Informe-se sobre a reputação da clínica odontológica

Procure em jornais ou revistas, pesquise avaliações na Internet para aferir o grau de satisfação dos pacientes. Procure também reclamações no portal da queixa e noutras plataformas similares que estão online.

A reputação é algo que se constrói ao longo do tempo e reflete a satisfação de quem é tratado na clínica, assim como o profissionalismo dos médicos dentistas que aí trabalham

3. Tente conhecer o local

O espaço onde poderá vir a ser tratado é muito importante. Tente conhecer as instalações, o equipamento utilizado, o grau de avanço da tecnologia aí existente, o grau de higiene e de organização da clínica. Quanto mais elevado for, mais segura estará a sua saúde oral.

A localização, a existência de estacionamento e a acessibilidade, seja através de viatura individual, seja pela proximidade de transportes públicos, são outros fatores a ter em conta para escolher a sua clínica odontológica. 

4. Tente informar-se sobre os procedimentos disponibilizados

Quanto mais modernos e sofisticados forem os procedimentos, maior será a segurança e o conforto da sua experiência. Procedimentos mais evoluídos tornam também os tratamentos mais rápidos e eficazes.

Informe-se também sobre o tipo de procedimentos e especialidades disponibilizados.

Ao escolher uma clínica odontológica com uma oferta abrangente, que inclua exames, próteses e consultas, evita deslocar-se de um lado para o outro e consegue completar todo o tratamento no mesmo local. Além disso, tem a grande vantagem de ser acompanhado por uma única equipa que irá acompanhar o seu caso de A a Z.

Agora que já sabe como escolher um dentista, é hora de fazer a sua escolha.

Com 13 anos de histórias e muitas provas dadas, a Medway diferencia-se por ser uma extensão de um local familiar onde nos sentimos bem, seguros e confiantes. A exigência e o rigor dos processos clínicos são obrigatórios e prestar atenção à pessoa é uma prioridade. Tratamos a doença mas alimentamos também o sorriso do paciente.

Agende já a sua consulta e trate da sua saúde oral numa clínica odontológica de qualidade.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a MEDWAY e obtenha toda a informação de que necessita. Conheça a nossa equipa e todas as nossas especialidades.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais