Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Toxina Botulínica

Efeito do botox: Saiba o que esperar após a sua aplicação no rosto

Daniela Oliveira Médica Dentista, Harmonização Orofacial

O principal efeito do botox, quando aplicado no rosto, é atenuar os primeiros sinais do envelhecimento, como linhas finas e rugas. Este derivado da toxina botulínica relaxa os músculos responsáveis pelo enrugamento da pele em áreas específicas. Assim, o efeito do botox é diminuir linhas de expressão já marcadas, mas também evitar que se acentuem.

De um modo geral, podemos afirmar que o principal efeito do botox (ou toxina botulínica) é melhorar a estética facial, melhorar patologias - como bruxismo, assimetrias faciais ou dores de cabeça - e melhorar o rosto, por exemplo, após uma reabilitação dentária ou um tratamento de ortodontia. A sua aplicação dá à pele do rosto um aspeto mais jovem e descansado, contribuindo para melhorar a autoestima.

Neste artigo, explicamos-lhe, em detalhe, o que pode esperar depois da aplicação do botox no rosto. Reforçamos ainda a importância de alguns cuidados para que obtenha os melhores resultados.

Efeitos do botox após o procedimento

 

 

Se está a ponderar aplicar botox na face é comum surgirem algumas dúvidas, tais como “O efeito do botox é imediato?” ou “Existem efeitos adversos da aplicação de botox?” Assim, recolher o máximo de informação é essencial para tomar a melhor decisão. 

Importa reforçar que, quando aplicado por profissionais de saúde habilitados para o efeito, este procedimento é seguro e eficaz para rejuvenescer a aparência da pele e harmonizar o rosto. 

O efeito do botox pode ter uma ação corretiva, ao reduzir rugas de expressão já instaladas, mas também preventiva, pois evita o surgimento de novas, ao corrigir sorriso gengival ou até mesmo patologias como o bruxismo e as assimetrias faciais. 

Assim, depois da aplicação de botox, pode esperar uma pele de textura mais suave e com uma aparência mais firme e rejuvenescida, bem como maior equilíbrio muscular.

Tempo de recuperação após a aplicação do botox

Por ser um tratamento estético simples e pouco invasivo, a recuperação pós-botox é rápida. O procedimento de aplicação do botox decorre em consultório médico, com recurso a um anestésico tópico local. A sua administração é feita por via injetável nas áreas a tratar. 

Sem necessidade de internamento, a aplicação é feita em minutos e a recuperação leva apenas 1 ou 2 dias. Com os cuidados certos, em pouco tempo vai notar os efeitos do botox e ver a sua aparência renovada.

Cuidados necessários após a aplicação do botox

Para minimizar possíveis efeitos adversos e garantir os melhores resultados, há determinados cuidados que deve ter após a aplicação do botox. Nas primeiras 48 horas após o procedimento, deve seguir estas recomendações:   

  • Evite fazer esforços físicos ou exercícios intensos;
  • Proteja-se da exposição solar direta;
  • Evite tocar na região tratada com botox;
  • Resguarde-se de temperaturas extremas (frias ou quentes);
  • Mantenha os músculos do rosto em repouso, evitando movimentos faciais bruscos.

Na maioria das situações, após este período, se a área intervencionada já estiver recuperada na totalidade, é possível voltar às rotinas normais.

No entanto, cada caso é um caso e por isso a avaliação e as indicações do seu médico são determinantes neste processo.

Possíveis reações após a aplicação do botox

 O efeito do botox é eficaz para melhorar a estética do rosto. Apesar de ser quase isento de riscos, este procedimento pode causar desconforto durante as primeiras horas. Para saber o que esperar é fundamental que coloque todas as dúvidas ao seu médico antes de aplicar botox. 

Alguns dos possíveis efeitos secundários do botox são:

(Frequentes)

  • Desconforto ou dor leve na área intervencionada;
  • Hematomas ou inchaços pouco significativos.

(Raros)

  • Pálpebra descaída temporária (ptose palpebral) (quando a intervenção envolve a área da testa ou dos olhos);
  • Alterações leves na fala  (quando a intervenção envolve a área da boca).

Estes efeitos são pouco comuns e devem ser passageiros. Contudo, se experienciar algum sintoma mais grave, ou que não tenha sido previsto pelo profissional de saúde, contacte de imediato com o seu médico e exponha a situação para saber o que deve fazer.

 

O botox pode causar alergia?

Sim, apesar de ser uma situação rara, pode acontecer fazer uma reação alérgica a este derivado da toxina botulínica. Por essa razão, antes da aplicação é de extrema importância que converse com o seu médico sobre o seu historial de alergias, caso existam.

Quanto tempo duram os efeitos do botox e como os pode prolongar

Depois de aplicar botox a sua pele vai adquirir uma textura mais suave e rejuvenescida.

Ao fim de uma semana já deve conseguir ver os efeitos do botox no rosto, mas pode demorar até 15 dias para os visualizar na totalidade. O resultado final vai manter-se visível por um período de tempo que pode variar entre os 4 e os 6 meses. 

Passado esse tempo, para prolongar o efeito do botox, é necessário fazer uma reaplicação do produto. Com aplicações regulares (com intervalos de, em média, 6 meses) é possível manter os traços do rosto mais suaves e retardar o envelhecimento natural das estruturas da pele.

Confie nos especialistas da Medway para os seus tratamentos médico-estéticos

A aplicação de toxina botulínica é um procedimento cada vez mais procurado para tratar rugas e linhas de expressão ou prevenir o seu aparecimento. Um dos principais efeitos do botox é conseguir um rejuvenescimento natural do rosto.

Para garantir os melhores resultados, é essencial que procure clínicas médicas de confiança e profissionais experientes e certificados.  

Na Medway, o bem-estar dos nossos pacientes é uma das nossas prioridades. Partimos de uma avaliação estética completa para recomendar os tratamentos mais apropriados para cada objetivo, desenhando um plano de tratamento à sua medida. Descubra todo o potencial da aplicação de botox e renove a sua aparência connosco!

Artigos recentes

Limpeza de pele antes e depois do botox: as indicações que precisa de saber para beneficiar o tratamento

Saiba como é que a limpeza de pele antes e depois do botox deve ser feita. Descubra a sua importância para o sucesso do tratamento.

Saber mais
Qual é o preço do botox? Conheça 4 fatores que determinam o custo do tratamento

Quer saber o preço do botox? Veja aqui agora! Descubra o que pode fazer o valor variar e conheça o custo de ter o aspeto dos seus sonhos.

Saber mais
8 verdades e mitos sobre o dente do siso

Neste artigo, conheça os mitos e verdades sobre o dente do siso e as soluções existentes para acabar com a dor.

Saber mais