Facetas de Porcelana e Facetas de Resina: entenda os prós e contras de cada uma

As Facetas Dentárias são capazes de transformar o seu sorriso. Na verdade, é por conta dos benefícios estéticos que proporcionam, com impacto na autoestima e na vida em geral, que são cada vez mais procuradas.

Isto faz com que a gama de opções aumente, com especial variação quanto aos materiais de confeção – as mais habituais são as Facetas de Porcelana e as Facetas de Resina, ambas opções eficazes, mas cada uma com os seus prós e contras.

Para que possa fazer melhores escolhas, reunimos todas estas informações para si neste artigo.

 

Para que servem as Facetas Dentárias?

As Facetas Dentárias tratam-se de revestimentos de espessura muito fina que se colocam na parte externa dos dentes – a superfície visível quando sorrimos ou falamos -, de preferência com efeitos naturais, disfarçando-se na dentição natural.

O objetivo: corrigir imperfeições dentárias, seja qual for o tipo de Faceta. Assim, são indicados para remediar as seguintes situações nos dentes:

  • Variações de cor no esmalte (manchas), como escurecimento ou amarelecimento, ou ausência de brilho;
  • Tamanho ou forma – em casos de dentes muito pequenos, por exemplo;
  • Lascas ou falhas;
  • Diastemas;
  • Pequenos desalinhamentos.

 

O que são Facetas de Porcelana e quais as suas vantagens?

As Facetas de Porcelana são compostas por um material cerâmico de elevada qualidade. Baseiam-se na moldagem dos dentes a revestir e são fabricadas em laboratório, usando-se revestimentos provisórios para fins de habituação neste intervalo.

Graças ao material de qualidade que as compõem, conseguem manter as suas características mecânicas, resistindo a impactos, danos ou até às forças mastigatórias. Esta resistência faz delas opções muito duráveis – em certos casos, podem durar mais de uma década.

Além disso, as Facetas de Porcelana são também capazes de manter as suas propriedades estéticas ao longo do tempo, resistindo a manchas e a perdas de brilho que podem ocorrer.

A capacidade de mimetizar de forma perfeita os dentes naturais é também uma das maiores vantagens das Facetas de Porcelana: a forma como são fabricadas permite reproduzir detalhes dos dentes naturais, em especial quanto à reflexão de luz, transparência e brilho.

Existem ainda mais pontos a favor destas opções, como:

Capacidade de cobrir a maioria das imperfeições – até as mais pronunciadas, seja quanto à cor ou forma dos dentes, por exemplo;

  • Previsibilidade de tratamento – antes de o iniciar, é possível antever o resultado;
  • Possibilidade de adaptação – como precisam de ser fabricadas em laboratório e são utilizados revestimentos provisórios, é possível testar a sua utilização;
  • Personalização máxima - imitam as características pessoais dos dentes dos pacientes.
     

Desvantagens das Facetas de Porcelana

Apesar de muito resistentes, duráveis e naturais, as Facetas Dentárias de Porcelana apresentam algumas desvantagens, entre as quais:

  • Maior tempo de procedimento – pois exigem mais etapas, em relação a outras opções;
  • Irreversibilidade – não podem ser retiradas, exceto se precisarem de ser substituídas;
  • Custo elevado – quanto ao material e quanto à necessidade de mais etapas até à sua aplicação, que encarece o procedimento;
  • Possibilidade de desgaste dentário para a sua colocação.

 

Facetas de Resina: descubra os seus prós

Estas Facetas são feitas de resinas que imitam a cor da dentição. Hoje, alguns produtos disponíveis contam ainda com algumas partículas de cerâmica na sua composição.

Estes avanços, em complementaridade com outros desenvolvimentos no que respeita ao alargamento da gama de cores, aproximam as Facetas de Resina do modelo anterior quanto à eficácia, já que permitem melhorar aspetos estéticos e funcionais.

Uma das principais vantagens das Facetas de Resina está relacionada com a rapidez do procedimento – a aplicação é realizada na superfície do dente numa só sessão, sem etapas laboratoriais, até quando se intervencionam vários dentes. Isto também permite reduzir o custo.

 

Outras vantagens:

  • Dispensam o desgaste dentário – são até mais indicadas para casos em que não são necessárias grandes preparações;
  • Podem ser reparadas com relativa facilidade – em caso de lascarem ou descolarem, por exemplo;
  • Adaptam-se sem dificuldade aos dentes;
  • São facilmente manipuláveis;
  • Dispensam a necessidade de etapas especiais de adaptação

 

Quanto aos contras das Facetas de Resina…

Ainda que, como vimos, as Facetas de Resina hoje tenham mais resistência e melhores efeitos estéticos, continuam a apresentar algumas desvantagens, em especial face às opções de porcelana:

  • São menos duráveis, graças às suas propriedades físicas e à baixa resistência ao desgaste – as Facetas de Resina duram, em média, 5 a 7 anos;
  • São instáveis na manutenção da cor original e do brilho;
  • Exigem mais sessões de manutenção para garantir o seu bom estado;
  • São mais suscetíveis a danos e manchas;
  • Apresentam limitações quanto à sua utilização – podem ser desadequadas para grandes transformações ou para corrigir dentes escurecidos, por exemplo.

 

Facetas de Porcelana ou de Resina: quais as melhores para o seu caso?

Já percebemos que as diferenças entre as Facetas de Porcelana e as Facetas de Resina vão muito além dos materiais com que são fabricadas. Além disso, ambas conseguem garantir elevados graus de satisfação.

Assim, pode ser difícil prever qual a melhor opção para determinada situação, sendo necessária uma avaliação das suas estruturas bucais e das suas necessidades. Afinal, o verdadeiro segredo para o sucesso do tratamento está na indicação correta do tipo de Faceta a utilizar para cada caso.

É por isso que deve procurar especialistas, como os da MEDWAY, realizar um diagnóstico, discutir os prós e os contras de cada opção e, com isso, chegar à solução certa para si. Esta preparação, aliada ao uso de bons produtos, vai garantir que obtém o resultado que deseja.

Dr.ª Joana Monteiro
Médica Dentista, Endodontia e Reabilitação Estética
AnteriorAparelho Autoligado Damon VS. Aparelho Invisalign
SeguinteComo provocar o Rejuvenescimento do Rosto com resultados imediatos