Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Fios de sustentação ou ácido hialurónico: 7 perguntas para entender as suas diferenças e escolher entre eles

Para quem pretende uma pele mais jovem e bem cuidada, colocar fios de sustentação ou ácido hialurónico é uma decisão vantajosa. Ambos são tratamentos muito eficientes, apesar de se distinguirem em vários aspetos.

Como conseguir escolher entre um e o outro? Ao conhecer mais informações sobre estes tratamentos, será mais fácil decidir.

Hoje respondemos a algumas questões sobre estas duas opções, para que entenda melhor as suas diferenças.

1. Qual é a função dos fios de sustentação ou do ácido hialurónico?

De modo geral, os fios de sustentação ou o ácido hialurónico permitem harmonizar a face sem cirurgias, reduzindo sinais de envelhecimento. Podem ser aplicados de forma preventiva, antes de os sinais da idade aparecerem, ou de forma corretiva, quando já são marcados.

Ainda assim, cada uma das opções tem funções específicas.

No caso dos fios, o principal intuito é levantar a pele, oferecendo um efeito de lifting e a impressão de um rosto mais sustentado. Como resultado, há maior firmeza e estruturação da pele. É por isso que também são conhecidos como fios tensores.

Os fios têm ainda a função de estimular uma maior produção de colagénio, para tornar a pele mais elástica e revitalizada. Estes são os conhecidos fios de PDO ou polidioxanona.

Já um dos objetivos mais habituais do ácido hialurónico é preencher certas zonas do rosto, dando-lhes maior volume. Portanto, permite reestruturar a face, corrigindo assimetrias, e disfarçar certos sulcos, rugas ou olheiras evidentes.

O ácido hialurónico também tem a função de reter moléculas de água, hidratando a pele e fazendo-a parecer mais luminosa.

2. Em que zonas se pode aplicar fios de sustentação ou ácido hialurónico?

Visto que pretendem levantar a pele, os fios são mais habituais na zona superior da face: perto das sobrancelhas, em redor dos olhos ou nas bochechas. Podem ainda ser aplicados na região da papada, com o mesmo objetivo.

Também é possível colocá-los no corpo, para eliminar a flacidez e melhorar a textura da pele. São exemplos de locais a zona do decote, a barriga, os braços, o interior das coxas e a região dos glúteos.

O preenchimento com ácido hialurónico, por sua vez, é injetado onde se identificam mais perdas de volume ou onde existem mais rugas vincadas. Os locais mais habituais são:

  • Olheiras;
  • Maçãs do rosto;
  • Lábios;
  • Zona da mandíbula;
  • Em redor do nariz;
  • Testa;
  • Em redor dos olhos;
  • Em torno da boca.

3. Como é o processo de colocação de fios de sustentação ou ácido hialurónico?

Ambos os tratamentos são realizados de forma rápida, em consultório. O processo começa com:

  • Desinfeção da face;
  • Marcação dos pontos de aplicação;
  • Aplicação de anestesia tópica.

A partir deste ponto, o procedimento para colocar fios de sustentação ou ácido hialurónico difere.

A colocação dos fios é feita com uma agulha ou cânula, a pouca profundidade na pele. Dependendo dos fios, os tecidos moles fixam-se a estruturas próprias que se encontram ao longo do seu comprimento. Nesta fase, é possível sentir uma leve sensação de pressão.

Aplicar ácido hialurónico traduz-se na injeção de um produto em forma de gel, com uma agulha. A injeção é feita de forma lenta e cuidadosa, nos pontos marcados. O procedimento costuma ser muito confortável, dispensando dor.

4. Qual é o tratamento que oferece resultados mais rápidos: os fios de sustentação ou o ácido hialurónico?

Os fios de sustentação ou o ácido hialurónico podem apresentar alguns efeitos imediatos.

Por exemplo, após a colocação dos fios é possível notar a pele um pouco mais esticada. Contudo, os resultados reais vão aparecendo de forma progressiva, durante o primeiro mês, à medida que a bioestimulação de colagénio começa a ser mais acentuada.

O ácido hialurónico cria logo resultados visíveis, ao preencher certas regiões do rosto. Pode existir um leve inchaço, que também torna as mudanças mais evidentes. Ao fim de cerca de 15 dias, os resultados são mais reais e poderá ver o efeito máximo.

5. Entre os fios de sustentação e o ácido hialurónico, que tratamento oferece resultados mais duradouros?

Os resultados que os fios de sustentação ou o ácido hialurónico oferecem são temporários. Por isso, ambas as soluções precisam de ser repetidas de forma periódica para que os efeitos se mantenham.

A nível de durabilidade, os tratamentos são semelhantes. Em média, os efeitos podem perdurar por até 12/18 meses. Regra geral, este é o tempo que o organismo demora até absorver os produtos colocados na pele.

Em certas situações, comparando, os fios podem manter os efeitos por um pouco mais de tempo, mesmo que já tenham sido absorvidos, dada a acentuada estimulação de colagénio que promovem.

6. É possível colocar fios de sustentação e fazer preenchimento com ácido hialurónico ao mesmo tempo?

O mesmo paciente pode colocar os dois produtos. Assim, evita ter de escolher fios de sustentação ou ácido hialurónico como única solução. O intuito é melhorar os resultados, cobrir mais zonas do rosto e combinar as potencialidades de cada produto.

Por exemplo, pode ser vantajoso utilizar os fios para levantar a zona superior do rosto e o ácido hialurónico para marcar os traços faciais ou até disfarçar rugas ao mesmo tempo.

A possibilidade de combinação destes dois tratamentos precisa de ser avaliada por um profissional.

7. Quem é um bom candidato a colocar fios de sustentação ou ácido hialurónico?

Já vimos que os dois tratamentos são adequados para quem procura uma solução de rejuvenescimento, apesar das funções distintas.  Para saber em que casos usar cada um deles, é preciso realizar uma avaliação estética, analisando a pele e identificando os objetivos individuais.

Encontra na Medway uma equipa especializada neste tipo de procedimentos que oferece uma avaliação pormenorizada e um plano de tratamento personalizado.

Se decidir avançar com a colocação destes produtos na pele, os nossos profissionais conseguem realizar o procedimento com o máximo rigor e segurança, garantindo ainda resultados naturais.

Marque uma consulta na Medway para saber se pode colocar fios de sustentação ou ácido hialurónico e transformar a sua pele.

Artigos recentes

Branqueamento Dentário: Alertas e principais cuidados a ter para preservar a sua Saúde Oral

Procura um branqueamento dentário seguro e eficaz? Conheça os principais riscos das soluções caseiras e opte por tratamentos especializados.

Saber mais
Saúde Oral Infantil: Aprenda a cuidar dos dentes das crianças para proteger o seu sorriso

Saiba como deve cuidar da saúde oral infantil dos seus filhos em cada uma das diferentes etapas do seu desenvolvimento.

Saber mais
Está a pensar colocar Implantes Dentários? Confie o seu sorriso aos especialistas!

Descubra em que situações colocar implantes dentários é uma boa opção e conheça um caso real em que esta solução ajudou a renovar um sorriso.

Saber mais