Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Reabilitação oral com implantes dentários: a solução para a falta de dentes

João Faria Médico Dentista, Periodontologia, Cirurgia e Implantologia

Pouco mais de 32% dos portugueses tem a dentição completa e mais de 28% tem 6 ou mais dentes em falta. Esta é a conclusão de um estudo de 2022 da Ordem dos Médicos Dentistas sobre a saúde oral dos portugueses. Sabia que a reabilitação oral com implantes dentários podia deixá-lo de fora destas estatísticas? Siga-nos nas linhas abaixo e saiba porquê.

O que é a reabilitação oral e quando é indicada?

A reabilitação oral é o nome dado ao conjunto de tratamentos que permite devolver o seu sorriso e fortalecer a sua saúde oral, incluindo o reforço dos tecidos e das estruturas dos dentes. Os tratamentos utilizados na reabilitação da saúde da sua boca vão depender dos problemas que estão a afetar o seu sorriso. A reabilitação oral com implantes dentários é uma das práticas mais comuns.
É indicada sempre que os seus dentes têm dificuldade em recuperar de uma lesão ou infeção. Essa ausência de recuperação pode implicar uma ameaça à sua saúde oral quando não tratada convenientemente e a tempo.
Além disso, permite restaurar o seu sorriso e a saúde da sua boca e pode incluir um ou mais procedimentos médicos. A reabilitação oral com implantes dentários é um dos mais utilizados.

Quais os benefícios da reabilitação oral?

São vários os benefícios que a reabilitação oral pode trazer à sua vida. Entre os mais importantes, destacam-se:

  • Restaurar o funcionamento regular da boca;
  • Reforçar as estruturas ósseas, articulares e musculares;
  • Eliminar dores, condicionalismos e desconforto quando fala ou come;
  • Contribuir para a recuperação de funções como a dicção, oclusão e mastigação;
  • Melhorar o processo digestivo;
  • Devolver o sabor aos alimentos;
  • Melhorar a simetria e harmonia faciais;
  • Rejuvenescer a face;
  • Melhorar o sorriso;
  • Aumentar a autoestima;
  • Melhorar as relações sociais e profissionais.

Implantes dentários como solução de reabilitação oral

Os implantes dentários são uma das melhores soluções de reabilitação oral, sobretudo pelos resultados que proporcionam na substituição de dentes. O implante é fixo no osso, substituindo a raiz do dente, deixando de fora a coroa, que é concebida para ser exatamente igual aos seus dentes de origem.

Os procedimentos de reabilitação oral com implantes dentários são muito simples e apenas implicam uma pequena anestesia local.

Os implantes dentários constituem uma solução confortável e esteticamente agradável e evitam os constrangimentos das próteses amovíveis. Podem ser utilizados em casos de falta de um único dente ou na ausência da dentição total, com recurso à aplicação da prótese total fixa.

Trata-se de uma solução de reabilitação oral cómoda, esteticamente perfeita e mais confortável de implementar face a alternativas menos dispendiosas.

A reabilitação oral com implantes dentários evita o desconforto e as contingências das próteses amovíveis e apresenta resultados iguais aos dentes originais.

Passo a passo da reabilitação oral com implantes dentários na Medway

1. Avaliação e diagnóstico

Na Medway, o primeiro passo é o diagnóstico. Para isso, é realizada uma avaliação clínica e radiográfica do paciente. Além disso, este é também um momento para os nossos pacientes colocarem as suas questões e verem as suas dúvidas esclarecidas pelos nossos médicos especialistas, garantindo também que as suas expectativas do tratamento são consideradas. O mais importante para um paciente é a sensação de segurança e confiança para avançar com a reabilitação do seu sorriso e a recuperação da sua autoestima. Na Medway, procuramos garantir essa segurança logo desde o primeiro momento.

Após a avaliação, cada caso é planeado de forma digital, através de Tomografia Computorizada (TAC) e sessão fotográfica para definir, de forma mais precisa e previsível, o plano de tratamento, individualizando-o e ajustando-o ao paciente.

O plano de tratamento nestes casos passa, por norma, pela reabilitação total sobre implantes, sendo a cirurgia realizada de forma digital. Desta forma, a cirurgia é executada de acordo com o planeado, apresentando vantagens como a previsibilidade do procedimento clínico e a tranquilidade dos pacientes.

2. Planeamento do tratamento

O plano de tratamento é sempre ajustado às necessidades de cada paciente, como a questão da perda de dentes (se é total ou parcial), podendo tratar-se de uma reabilitação parcial ou reabilitação total sobre implantes.

Após a avaliação clínica inicial e o registo fotográfico, é avaliada a disponibilidade óssea e a realizada aquilo a que chamamos “cirurgia digital”, através da TAC dos pacientes, que permite antecipar as dificuldades cirúrgicas e garantir que o dia da cirurgia flui sem complicações. Assim, é possível uma cirurgia com menos riscos, mais previsível e com melhores resultados.

Após esta fase, o processo é explicado ao paciente e é marcada a cirurgia. Pode ser necessária a realização de análises clínicas, caso o médico considere necessário na consulta de avaliação inicial.
O paciente irá ter um protocolo medicamentoso ajustado, para não ter dor no pós operatório.

3. Dia da cirurgia

O paciente chega à clínica Medway e é confirmada a medicação que tem de fazer. Neste momento, toda a equipa médica está pronta para iniciar a intervenção: anestesia, exodontias, preparação do leito ósseo, colocação de implantes e realização de dentes fixos na hora.

Dependendo do grau de dificuldade cirúrgica e da extensão do caso, o procedimento para a colocação de dentes fixos pode durar de 4 a 8 horas. A anestesia é aplicada de forma local e precisa, garantindo que todo o processo decorre com conforto e que o paciente não sente dor.

O Técnico de Prótese Dentária faz parte da equipa e encontra-se junto do médico, durante a cirurgia, para que o paciente seja realizada a aplicação de dentes de forma imediata. Desta forma, o cliente não precisa de sair da clínica, em momento algum, sem dentes fixos. Todo o processo é realizado num só dia!

4. Pós cirúrgico 

Logo após o procedimento cirúrgico, o paciente deve ser acompanhado no final da cirurgia para não conduzir.

O pós-operatório, por norma, decorre sem dor, uma vez que é realizada uma prescrição de medicamentos ajustada ao caso. O paciente submetido ao procedimento deve ficar em repouso entre 2 e 5 dias. Após esta fase, são aconselhados alguns cuidados e restrições durante a fase de cicatrização, essencialmente no que diz respeito à alimentação e exercício físico.

Importa ainda que o paciente seja sempre alertado de que os hábitos tabágicos podem prejudicar o processo de cicatrização.

Na fase pós-operatória, são realizadas, no mínimo, 4 consultas, mas pode haver necessidade de agendar consultas extra, de acordo com cada caso. Estas consultas estão também incluídas no plano de tratamento.

Como saber se é a solução certa para o seu caso? Recorra a especialistas em Implantologia

A falta de dentes é uma realidade, capaz de afetar o seu bem estar e a sua autoestima. Mas lembre-se que existe tratamento! A melhor forma de saber se a reabilitação oral com implantes dentários é a melhor solução para o seu caso em concreto é recorrer a especialistas em implantologia.

Volte a sorrir hoje mesmo com a ajuda dos especialistas das clínicas MEDWAY!

Marque já a sua consulta com um dos médicos dentistas das clínicas MEDWAY e resolva de vez o seu problema de falta de dentes.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais