IMG_1064.JPG

Facetas Dentárias

O que é o Invisalign?

O que são facetas dentárias?

As facetas dentárias consistem num fino revestimento de material estético, por norma de elevada resistência, desenhadas e personalizadas para cada pessoa, que se adere e cobre toda a superfície da frente dos dentes visíveis quando sorrimos. O nosso objetivo principal é sempre conseguir um sorriso natural e as facetas são uma ferramenta muito importante na correção de imperfeições ou côr, na harmonização dos espaços entre os dentes e para conseguir a melhor geometria para um sorriso bonito.

Porquê colocar facetas dentárias?

Ao colocar facetas dentárias é possível alterar completamente o seu sorriso e de uma forma bastante rápida. Conseguimos mudar rapidamente a cor, a forma, a orientação, o tamanho e o comprimento dos dentes.

Colocar aparelho ortodôntico resolve os problemas causados pelo desalinhamento dentário, mas é comum apos o tratamento ortodôntico melhorando a aparência estética do sorriso com recurso a facetas dentárias.

Muitas pessoas sofrem de diastema ( um espaço entre os dentes ), através da colocação de facetas dentárias conseguimos preencher os espaços e criar harmonia no sorriso.

Com o tempo, os dentes vão se desgastando, essa fragilidade provoca o aparecimento de lascas ou provoca mesmo a perda de parte do dente. Ao colocar facetas dentárias pode reforçar a sua estrutura dentária, prevenindo a perda do dente.

Quais as vantagens das Facetas Dentárias?

As facetas dentárias ou veneers como também são chamadas, são finíssimas lâminas de cerâmica que revestem a face externa do dente. Para que é que elas servem, elas servem para fazer uma alteração do alinhamento do sorriso ou seja, podemos alterar variadíssimos parâmetros na parte dentária, sejam a cor dos dentes, a textura, o brilho, o posicionamento, inclusivamente fechar determinados espaços que existem entre os dentes, isto em termos de micro estética - estética dentária, no entanto quando abordamos um sorriso completo com facetas, podemos inclusivamente alterar, a estética facial do paciente porque criamos um sorriso com uma amplitude diferente que se enquadra na forma do rosto do paciente.

  • Alterar o sorriso de forma rápida

  • Corrigir um desalinhamento dentário

  • Fechar espaçamento entre os dentes

  • Reforçar os dentes lascados, desgastados ou partidos

Consulte-nos para mais informações 

Dúvidas frequentes sobre facetas dentárias

Os sorriso dos famosos com facetas dentárias, são todos iguais?

As facetas dentárias não criam um sorriso estereotipado ou seja, não se criam sorrisos iguais para todas as pessoas. O protocolo para realização de facetas ou de alteração da arquitetura do sorriso de um paciente é feito com o planeamento totalmente digital, onde são determinados parâmetros para escolher o tamanho, a forma e a cor de acordo com a fisionomia mas também com a expetativa e objetivo do paciente.

Relativamente a naturalidade do resultado final, hoje em dia existem sistemas cerâmicos que muitos se assemelham ao dente natural, pelo que, existe quase uma simbiose entre a estrutura natural de dente e estrutura cerâmica. Portanto, nos dentes artificiais com os laminados cerâmicos que se utilizam hoje em dia podemos contar sempre com a naturalidade e originalidade do resultado.

Para colocar facetas dentárias, é necessário desgastar os dentes?

Relativamente a desgaste dentário, nem todos os casos para facetas levam a desgaste dentário como é o caso de facetas dentárias non-prep, ou seja, sem preparo. E nos casos em que temos de provocar algum tipo de desgaste, o desgaste é mínimo, portanto, a haver necessidade desse procedimento, é um tratamento minimamente invasivo.

É possível colocar facetas dentárias sem desgastar os dentes?

Ainda sobre o desgaste dentário provocado pelas facetas convém também acrescentar que muitas das vezes, quando é feito o planeamento estético do sorriso do paciente, consegue-se prever que derivado ao posicionamento dos dentes pode ser necessário um pouco mais de desgaste do que aquele que nós consideramos que é o minimamente invasivo para colocar as facetas, face à necessidade de espaço para colocar a cerâmica. Nesses casos propomos ao paciente iniciar o processo com o alinhamento dentário, ou seja, realizar um tratamento ortodôntico afim de colocar já os dentes no devido posicionamento para evitar esse desgaste que seria maior no caso não fazer alinhamento. No final do tratamento ortodôntico, já está tudo planeado, e basicamente os dentes já se encontram no sítio correto para levar as facetas sem qualquer tipo de desgaste.

Como se colocam as facetas?

Neste tipo de tratamento, o paciente acaba por ter uma posição muito ativa, uma vez que o planeamento do tratamento é feito do fim para o início ou seja, é feito um projeto digital tridimensional adaptado aos dentes, ao sorriso, ao fluxo dentro labial do paciente e também à arquitetura facial do próprio paciente, servindo de base para o estudo a ser desenvolvido pelo médico dentista e o laboratório e daí sairá um projeto final que será colocado em boca diretamente no paciente. O paciente pode assim ver, sentir e opinar relativamente ao projeto que lhe foi proposto. Nesse momento podem-se fazer determinadas alterações, quer da forma quer de espessura. Nesta fase definimos todos os parâmetros e é a partir daí que vamos começar a trabalhar, ou seja o paciente logo desde o primeiro momento, na primeira consulta, já consegue prever como é que vai finalizar o seu tratamento estético. O que no fundo acaba por se traduzir em bastante confiança ao paciente porque consegue sentir com segurança, qual será o resultado final.

Quais os cuidados a ter com as facetas?

Em termos de resistência ou durabilidade dos tratamentos estéticos com facetas, como qualquer tratamento de reabilitação, seja com facetas, coroas, pontes, implantes ou até inclusivamente com os dentes naturais, basicamente o importante é manter uma correta higienização. Evitar problemas para-funcionais, como o hábito de roer unhas, canetas, abrir objetos com os dentes, piercings intraorais, enfim tudo o que possa traumatizar a superfícies dentária natural também irá traumatizar as facetas porque elas têm exatamente o mesmo comportamento. Também fazer as consultas periódicas e as higienizações recomendadas pelo médico dentista, no mínimo de seis em seis meses para controlo e higienização periodontal.

As facetas ficam com a mesma cor dos dentes naturais?

Sim, os materiais dentários de última geração mimetizam de forma perfeita a dentição natural e são resistentes a manchas pelo que não mudam de cor.

As facetas dentárias são todas elaboradas com o mesmo material?

Existem muitas alternativas de materiais passíveis de utilizar no fabrico de facetas dentárias, mas de um modo geral todos se incluem num de três grupos: Facetas de Cerâmica, Facetas de Resina Composta e Fragmentos Cerâmicos.

facetas-dentarias-clinica-dentaria-medway
checkup e avaliação sem custo por um pro

Conheça os nossos casos clínicos

Um sorriso perfeito garantido

Colocar facetas dentárias vai melhorar o seu sorriso, a maneira confiante quando sorri vai mudar a sua vida!

IMG_3418.JPG