Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Ácido Hialurónico

8 perguntas frequentes sobre harmonização facial para tirar as suas dúvidas

Daniela Oliveira Médica Dentista, Harmonização Orofacial

Está descontente com alguns aspetos da sua aparência? Fazer uma harmonização facial é uma solução cada vez mais procurada, de tão completa e vantajosa que é. Porém, é normal existirem dúvidas sobre o procedimento.

Neste artigo revelamos algumas das questões mais comuns sobre esta solução. Assim, consegue perceber se pode ser uma opção para si e ajuda a tomar decisões mais conscientes.

1. Em que consiste a harmonização facial?

A harmonização facial, ou, mais especificamente, a harmonização orofacial diz respeito a um tratamento estético e funcional que, como o nome indica, harmoniza os traços do rosto, tornando-os mais equilibrados . De forma mais específica, dedica-se à modelação de certas características faciais e ao disfarce de eventuais sinais de envelhecimento que possam desequilibrar o rosto e causar insegurança. Pode ainda ser preventiva, evitando o aparecimento destes sinais.

Este tratamento também é conhecido como harmonização orofacial visto que pode servir como complemento a tratamentos dentários realizados (aparelhos dentários, implantes ou facetas, por exemplo). Neste caso, o objetivo é valorizar ainda mais as mudanças que estes procedimentos conseguiram alcançar.

2. Que tipo de tratamentos podem ser usados na harmonização do rosto?

A harmonização da face pode envolver vários tratamentos. Por vezes, podem ser usados em simultâneo, até na mesma sessão.

Um dos mais comuns é o preenchimento facial com ácido hialurónico, que permite preencher as células da pele e os tecidos, oferecendo-lhes maior sustentação e volume.

Outro dos procedimentos habituais na harmonização da face é a aplicação de botox, cujo composto ativo é a toxina botulínica. Diferente do ácido hialurónico, serve para limitar a contração de certos músculos faciais, que possam originar determinadas imperfeições.

Para além destes, existem outros tratamentos que podem ser realizados ao fazer uma harmonização facial, como por exemplo:

  • Skinbooster – usa um complexo vitamínico com ácido hialurónico para revitalizar e hidratar a pele;
  • Peeling – utiliza substâncias ácidas para descamar e regenerar a pele, renovando as suas células;
  • Hidroxiapatita de cálcio – estimula a produção de colagénio, dando firmeza e elasticidade à pele;
  • Fios tensores – usa fios especiais para levantar os tecidos da pele;
  • Microagulhamento - realiza microlesões na pele e promove a cicatrização para assegurar a sua firmeza;
  • Adipoestruturação - Reorganiza o tecido adiposo no que diz respeito à sua estrutura, fisiologia e biomecânica, sendo o tratamento ideal para faces volumosas ou com muita flacidez.

3. O que é que a harmonização facial corrige?

Cada procedimento usado neste tratamento apresenta os seus objetivos específicos. Contudo, de forma geral, os problemas que a harmonização facial corrige são:

  • Rugas dinâmicas (as que aparecem com a contração dos músculos faciais);
  • Rugas estáticas (as que já estão marcadas na pele);
  • Pele flácida, desidratada e/ou com pouco brilho;
  • Falta de volume;
  • Olheiras marcadas;
  • Cicatrizes de acne;
  • Traços pouco simétricos ou definidos.

Quais as zonas que a harmonização da face trata?

O tratamento de harmonização da face pode incidir sobre diversos locais. Os mais habituais são a testa, em redor dos olhos, maçãs do rosto, lábios, zona abaixo do nariz, queixo, entre outros.

A zona de aplicação dos métodos de tratamento depende de cada caso em particular, das necessidades específicas de cada paciente e das características do seu rosto. Para determinar estes dados, realiza-se uma avaliação prévia ao procedimento.

4. Que benefícios traz a harmonização do rosto?

Ao equilibrar as feições e ao corrigir os problemas acima apresentados, a harmonização da face permite eliminar constrangimentos com a própria imagem. Portanto, contribui para aumentar a autoestima dos pacientes, que se reflete de forma positiva em todas as áreas da sua vida.

Por atenuar sinais de envelhecimento, também torna a aparência mais jovem, melhorando a autoconfiança.

Outra das vantagens deste tratamento é o facto de poder ser personalizado, a nível de locais de aplicação e de doses utilizadas. Este fator contribui para obter resultados muito naturais, que se enquadram de forma perfeita na estética geral do rosto, sem exageros.

 

5. A harmonização facial inclui cirurgia?

Realizar uma harmonização facial com ácido hialurónico ou botox dispensa cirurgia, assim como com qualquer outro método. Regra geral, os tratamentos são realizados através de micro-injeções na pele, num processo muito pouco invasivo.

 A ausência de cirurgia permite que:

  • O tratamento seja mais rápido (na maioria dos casos, até 1 hora);
  • O paciente possa voltar à sua vida normal logo após o tratamento;
  • O procedimento seja muito seguro;
  • Existam poucas limitações durante a recuperação;
  • A anestesia geral possa ser evitada (utiliza-se apenas anestesia tópica, em alguns casos).

6. Em quanto tempo é que a harmonização facial produz resultados?

Depois de fazer uma harmonização da face, o tempo até que os resultados sejam visíveis é variável consoante o método utilizado.

Por exemplo, com o ácido hialurónico pode haver mudanças logo após a sessão. Já com o botox, pode ter de esperar alguns dias.

Ainda assim, de modo geral, os resultados reais de todos os métodos só são possíveis de observar após cerca de 15 dias, pois nesta altura os tecidos cutâneos já integraram as substâncias aplicadas e o inchaço natural já passou.

7. Os resultados da harmonização do rosto são definitivos?

À medida que as substâncias injetadas durante a harmonização facial vão sendo absorvidas pelo corpo, os efeitos vão desaparecendo. O tempo até isto acontecer varia de acordo com o organismo e com as doses utilizadas.

O método realizado também ajuda a ditar a durabilidade dos resultados. Com o botox, o peeling e o microagulhamento, por exemplo, os efeitos perduram por até 6 meses. Já os do ácido hialurónico, skinbooster, hidroxiapatita de cálcio e fios tensores podem ser notórios por cerca de 12/18 meses.

Depois deste tempo, é necessário repetir o tratamento para manter os resultados.

8. Como saber se a harmonização facial é para si?

Por ser muito segura e pouco invasiva, a harmonização da face tem poucas contraindicações. Apenas é desaconselhada para grávidas, mulheres a amamentar, pacientes com alergia a algum dos produtos usados ou pessoas com doenças autoimunes.

No entanto, ainda é preciso ter a certeza de que pode ser realizada em cada caso. Além disso, também é crucial descobrir se é o ideal para os objetivos em questão. A única forma de perceber é através de uma avaliação individual, com um médico especializado.

Na Medway temos uma equipa multidisciplinar que realiza procedimentos de harmonização orofacial. Com o seu vasto conhecimento, avaliam cada paciente e relacionam as suas características, as suas informações médicas e as suas necessidades e desejos para perceber se é possível fazer uma harmonização facial e que métodos serão mais úteis.

Conforme o veredito, têm ainda a experiência necessária para realizar planos de tratamento eficazes e seguros.

Marque uma consulta connosco e saiba como harmonizar e renovar a sua aparência.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais