Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Toxina Botulínica

A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Daniela Paiva Diretora Clínica, Médica Dentista, Ortodontia e Odontopediatria

O botox é a escolha de milhares de pessoas em todo mundo para atenuar rugas e para rejuvenescer. Mas será que pode ser utilizado em qualquer fase da vida? Esta é uma dúvida comum. É importante saber se existe uma idade ideal para aplicar botox, para descobrir quando realizar o tratamento.

Hoje vamos esclarecer tudo sobre o assunto. No final da leitura, conseguirá avaliar melhor se este é o tratamento perfeito para si, em função da sua faixa etária, e perceber que tipo de função pode ter o botox, consoante a idade de aplicação.

Existe uma idade ideal para aplicar botox?

O botox é um tratamento cada vez mais seguro, pois é bem planeado, as doses do produto aplicado são inofensivas e a substância injetada é bem aceite pelo corpo, na grande maioria dos casos. Posto isto, quanto à idade, existem poucas limitações. Apenas é recomendado que o paciente tenha mais de 18 anos, sem existirem recomendações quanto à idade máxima.

Respeitando esta indicação, a idade ideal para colocar botox é variável, consoante o caso em questão. De forma mais específica, depende dos objetivos do paciente e das características da sua pele. Assim sendo, há casos que iriam beneficiar mais se o aplicassem mais cedo, pois o principal objetivo com a aplicação de toxina botulínica nessa fase é a prevenção da ruga estática, enquanto noutras situações a aplicação mais tardia é suficiente para criar o efeito desejado. De modo geral, os pacientes decidem realizar este tratamento em duas fases principais: na casa dos 30 anos e após os 40 anos.

Para desvendar aquela que poderá ser a altura mais adequada, é imprescindível passar por uma avaliação individualizada, com médicos especialistas.

Colocar botox aos 30 anos de idade – qual é a razão?

Na faixa etária dos 30 anos, o botox pode ser preventivo ou corretivo. Vamos explorar cada uma destas possibilidades de seguida.

Botox aos 30 anos para prevenção

Com as expressões faciais que realizamos, os músculos da face movimentam-se de forma constante e repetida. Esta movimentação acaba por ter reflexo na pele, levando ao aparecimento de linhas e rugas de expressão, em especial na zona da testa, entre as sobrancelhas e em redor da boca, que podem ficar cada vez mais evidentes com o tempo.

 O botox preventivo contribui para prevenir este agravamento das rugas de expressão, evitando que fiquem vincadas na pele, ao relaxar os músculos da face a ao interromper a sua contração contínua. Deste modo, é uma forma de garantir que a pele irá permanecer jovem, mesmo com o passar dos anos. Para isso, é realizado numa fase em que as rugas são menos comuns e marcadas, por volta dos 30 anos.

Em certos casos, pode até ser usado mais cedo. Algumas pessoas escolhem aplicar botox a partir dos 25 anos de idade para compensar a redução da produção de colagénio e elastina e prevenir, assim, o aparecimento de rugas estáticas ou mesmo pela existência de problemas funcionais. O colagénio e a elastina são duas substâncias responsáveis por uma pele jovem, cujos níveis começam a decrescer por volta desta idade.

Para manter o efeito do botox preventivo, é preciso que este seja repetido ao longo do tempo, a cada 6 meses, em média.

Botox aos 30 anos para correção

Algumas pessoas apresentam sinais evidentes de envelhecimento cutâneo quando ainda se encontram na casa dos 30 anos, com rugas já muito marcadas. As causas deste envelhecimento precoce são a predisposição genética, a exposição solar desprotegida e o tabagismo, entre outras. Pessoas com pele fina e clara também têm maior tendência para este fenómeno.

Nestes casos, é possível aplicar botox para atenuar este envelhecimento precoce da pele e as rugas já existentes. O processo é o mesmo: paralisam-se certos músculos faciais para impedir a formação da ruga. Por isso, o tratamento contribui para rejuvenescer a pele, tornando-a mais tonificada e lisa e dando aos pacientes um ar mais leve e relaxado.

Como tratamento corretivo, o botox pode ainda ser usado nestas faixas etárias para resolver ou atenuar casos de bruxismo, sialorreia (produção de saliva em excesso), paralisia facial ou assimetrias do rosto, por exemplo.

Tal como no botox preventivo, o botox de correção também precisa de ser repetido cerca de duas vezes por ano, para que o seu potencial continue ativo.

Aplicar botox a partir dos 40 anos de idade – qual é o objetivo?

A partir dos 40 anos, é muito natural que a maioria das pessoas já apresente rugas muito marcadas, pelo envelhecimento cutâneo. É por isto que o botox é mais comum nesta fase, tendo uma função corretiva.

Portanto, ao aplicar botox a partir dos 40 anos de idade recupera a vivacidade da pele, que já se perdeu por esta altura, rejuvenesce-a e melhora a sua firmeza e suavidade. Isto significa que consegue recuar alguns anos, em termos de aparência. Ao mesmo tempo, previne ainda o aparecimento de mais rugas.

Nestas faixas etárias, as pálpebras também podem começar a cair, pela perda de firmeza da pele. O botox pode ainda ser útil para as levantar.

Por fim, tal como aos 30 anos, nestas fases o tratamento também permite corrigir bruxismo, sialorreia, paralisia facial e assimetrias faciais.

A repetição regular do tratamento é também necessária nestas idades, para que o resultado se mantenha.

Descubra qual é a idade ideal para aplicar botox no seu caso específico com a Medway

Ao ler este artigo, percebemos que o botox pode ser aplicado em diversas fases da vida, com diferentes funções, e que é preciso passar por uma avaliação para estabelecer uma idade ideal para a sua colocação. Então, caso queira realizá-la, certifique-se que escolhe bons profissionais, que indiquem a altura certa para si.

A Medway tem especialistas neste tratamento, estando aptos a realizá-lo em várias fases da vida. Com os seus recursos e meios de diagnóstico, ajudam a descobrir qual é a idade adequada para aplicar botox de acordo com os seus objetivos específicos – prevenção, correção ou ambos – e consoante as suas características.

Além disso, esclarecem qual poderá ser o valor do botox preventivo ou corretivo no seu caso, uma vez que pode variar. Depois, se decidir avançar com o tratamento, realizam-no com toda a segurança e eficiência, com técnicas avançadas.

Agende uma consulta na Medway se procura especialistas em botox na zona do Porto e descubra qual é o momento certo para melhorar a sua pele.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais
Sorrir é o melhor remédio: 6 Benefícios importantes para a sua saúde

Descubra o poder que um sorriso tem na saúde. Ajuda a aliviar o stress, a combater a dor, a depressão e muito mais! Conheça aqui todos os seus benefícios.

Saber mais