Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Medicina Dentária

Antes e depois dos Implantes Dentários: veja um caso real e conheça o tratamento passo a passo

João Faria Médico Dentista, Periodontologia, Cirurgia e Implantologia

Os Implantes Dentários são excelentes soluções para quem quer recuperar uma dentição completa, segura e confortável. Porém, o processo de tratamento pode parecer complexo, provocando alguns receios e dúvidas.Conhecer o antes e depois dos Implantes Dentários e estar a par de como tudo se processa é importante para aumentar a confiança dos pacientes.

Neste sentido, hoje damos-lhe uma visão mais aproximada e realista do processo de tratamento com Implantes, através de um caso real da Medway.

O processo de colocação de Implantes Dentários de um caso de sucesso

A colocação de Implantes Dentários do caso real que apresentamos começou com uma pesquisa na Internet por parte da paciente, após a visita a algumas clínicas. Depois de um contacto telefónico com a Medway, teve início o verdadeiro processo de transformação, dividido em várias fases.

Vamos conhecê-las.

1. Avaliação e diagnóstico

O tratamento começou com a realização de exames, entre os quais radiografias, e também com uma sessão fotográfica, cujo objetivo é registar o antes e depois dos Implantes Dentários

Esta fase é fundamental em todos os casos de colocação de Implantes. É com base nas informações que permite obter que é possível:

  • Avaliar o estado geral da boca;
  • Perceber a causa do problema existente;
  • Averiguar a disponibilidade óssea (fundamental para a fixação de Implantes).

Neste caso, a avaliação revelou que a paciente apresentava falta de várias peças dentárias. Existia também uma doença periodontal marcada, que contribuía para a destruição progressiva do suporte dentário e impedia a permanência dos restantes dentes na boca.

A fase de diagnóstico também pode servir para esclarecer dúvidas e para prescrever análises clínicas, caso o médico considere relevante para o caso em questão.

2. Planeamento do tratamento

Com base na avaliação, e considerando o problema da paciente, foi apresentado um plano de tratamento adaptado às suas necessidades – a reabilitação total com Implantes Dentários e Próteses fixas – para recuperar uma dentição completa.

Após esta conclusão, foi feito o planeamento do tratamento, com recurso a uma cirurgia digital através de uma Tomografia Computorizada (TC) da boca da paciente. A cirurgia, além de planeada digitalmente, é realizada de forma virtual (ou seja, é feita uma simulação) antes de avançar para a cirurgia propriamente dita. Esta é uma prática comum na Medway que traz vantagens como:

  • Antecipar as dificuldades cirúrgicas que podem surgir;
  • Diminuir os riscos da cirurgia real e torna-a mais previsível;
  • Ajustar a cirurgia real aos pacientes e melhora os resultados;
  • Tranquilizar os pacientes e mantém-nos a par do que vai acontecer.

Esta fase também incluiu:

  • Explicação do processo à paciente;
  • Marcação da cirurgia;
  • Exposição do protocolo medicamentoso adequado para o pós-operatório.

3. Dia da cirurgia para colocação de Implantes Dentários

 No dia da cirurgia, à chegada da paciente à clínica e depois da confirmação da medicação a tomar após o procedimento, o primeiro passo foi a administração da anestesia local. 

É graças a esta anestesia, aplicada em todos os casos, que os Implantes são uma solução cómoda e indolor.

Depois, seguiram-se as seguintes práticas, comuns a tratamentos com Implantes:

  • Remoção cirúrgica dos dentes que ainda existiam (Exodontias);
  • Preparação do leito ósseo para receber e integrar os Implantes;
  • Colocação de 4 Implantes em cada maxilar;
  • Fixação da Prótese/Coroas na hora sobre os Implantes.

Regra geral, a duração do processo de colocação de Implantes Dentários é de 4 a 8 horas. Contudo, esta duração depende do grau de dificuldade da cirurgia e do número de Implantes a colocar. Neste caso, o procedimento durou entre 6 e 7 horas.

Após a cirurgia, como usámos um método de colocação imediata de Prótese fixa, a paciente saiu da clínica com dentes novos. Esta é uma técnica cada vez mais comum, que visa aumentar o conforto e satisfação dos pacientes, evitando que tenham de esperar por longos períodos de cicatrização para terem uma nova dentição.

4. Pós-cirurgia

Existem cuidados essenciais para garantir a eficácia dos Implantes Dentários, que foram explicados à paciente após a cirurgia. São eles:

  • Evitar conduzir (é por isso que se recomenda que os pacientes vão acompanhados);
  • Estar em repouso por 2 a 5 dias;
  • Colocar gelo e evitar a exposição ao calor;
  • Elevar a cabeça ao dormir;
  • Preferir alimentos líquidos ou pastosos;
  • Evitar exercício físico durante a fase de cicatrização;
  • Evitar fumar.

Nesta etapa também são partilhadas recomendações acerca da higienização dos Implantes Dentários, de forma a evitar prejudicar a cicatrização e a mantê-los em bom estado e saudáveis. À semelhança do que acontece com os dentes naturais, esta higienização deve ser feita:

  • Com movimentos de escova suaves;
  • Com escovas de cerdas macias;
  • Duas vezes ao dia ou mais;
  • Com pastas pouco abrasivas e fio dentário.

A paciente foi ainda informada do plano de acompanhamento mais adequado para si. Tal plano engloba sempre a realização de consultas periódicas (no mínimo quatro), incluídas no tratamento, para acompanhamento da recuperação.

Visto tratar-se de um procedimento rápido e confortável, e graças ao plano medicamentoso recomendado, o período pós-cirurgia foi vivido sem complicações e sem dor, tal como acontece na grande maioria dos casos. No espaço de uma semana, a paciente conseguiu retomar o trabalho.

As diferenças entre o antes e depois dos Implantes Dentários

Todos os tratamentos com Implantes Dentários têm impactos significativos na imagem dos pacientes, que melhoram a sua autoestima. As mudanças alcançadas são ainda imediatas, uma vez que o processo é concluído num dia, e muito naturais.

Neste caso específico, o que antes era uma boca desarmoniosa, com falta de vários dentes, passou a ser uma boca com dentição completa e alinhada, com dentes uniformes a nível de cor e forma. Como consequência, o sorriso tornou-se mais harmonioso.

As diferenças funcionais entre o antes e depois dos Implantes Dentários foram também evidentes. Agora, a paciente consegue:

  • Sorrir com confiança;
  • Falar com naturalidade;
  • Mastigar com segurança.

Confie na Medway para realizar o seu tratamento com Implantes Dentários

Agora já conhece melhor a forma como realizamos os tratamentos de Implantologia. Caso possa e queira submeter-se a este procedimento, poderá contar com um processo semelhante, mas personalizado à sua medida, com soluções adequadas.

Contamos com especialistas neste tratamento, o Dr. João Faria e o Dr. Tiago Correia, que utilizam técnicas avançadas e inovadoras para mudar a vida dos nossos pacientes, tal como aconteceu no caso apresentado, e oferecem um acompanhamento próximo.

Além disso, ajudam a conhecer o antes e depois dos Implantes Dentários para cada caso, para que sinta mais segurança no processo.
Aproveite a nossa experiência e beneficie do poder dos Implantes Dentários.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais