Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Toxina Botulínica

Aplicação de botox: descubra em que zonas pode ser colocado e com que utilidade

Daniela Oliveira Médica Dentista, Harmonização Orofacial

Há algum traço do seu rosto ou corpo que gostava de alterar? Uma das possibilidades é recorrer à aplicação de botox para conseguir a aparência que deseja. Mas, primeiro, é preciso saber em que zonas pode ser colocado e com que função. Desta forma, conseguirá ter uma ideia se poderá ser utilizado no seu caso.

Neste artigo, vamos explorar algumas possibilidades para aplicar o botox, para entender mais sobre este tratamento e a sua utilização.

A aplicação de botox e os seus benefícios

O botox diz respeito à injeção de um composto que inclui uma toxina – a toxina botulínica. A função desta substância é controlar a movimentação de determinados músculos e promover o seu relaxamento. Com este relaxamento muscular, é possível atenuar marcas na pele ou características faciais indesejáveis que derivam do excesso de contração dos músculos em questão.

O produto é aplicado através de injeções intramusculares, em doses muito controladas. As primeiras mudanças começam a ser visíveis cerca de3 dias após a sua administração. Depois, o efeito da aplicação de botox dura cerca de 4 meses, dependendo do paciente, sendo que a sua reaplicação deve ser feita só após 6 meses.

Este tratamento traz diversas vantagens, como por exemplo:

  • É rápido de aplicar (cerca de 30 minutos);
  • A administração é confortável
  • As injeções dispensam cicatrizes na pele;
  • Os eventuais efeitos colaterais são leves e passageiros.

4 zonas possíveis para a aplicação de botox

Ao equilibrar determinadas feições e ao disfarçar certas marcas, o botox é conhecido como um dos principais tratamentos de Harmonização Facial, podendo ser usado sozinho ou em relação com outros tratamentos estéticos.

Além disso, também pode servir como complemento a tratamentos dentários. Nestes casos, o objetivo é contribuir para uma melhoria ainda maior da estética dos sorrisos dos pacientes, integrando os processos de Harmonização Orofacial.

Assim sendo, pode ser aplicado em diversas regiões, consoante as necessidades individuais.

Vamos conhecer algumas e o intuito que o tratamento tem em cada uma delas.

1. Zona superior da face

A aplicação de botox pode servir para atenuar rugas e linhas de expressão no terço superior do rosto. Este é um local muito propício ao surgimento destas marcas, pois apresenta muita atividade e contração muscular, com as expressões faciais que realizamos.

De forma mais específica, pode ser usado nas rugas:

  • Em redor dos olhos, conhecidas como “pés de galinha” (zona periocular);
  • Entre as sobrancelhas (região da glabela);
  • Na testa.

Com a injeção deste composto os músculos vão relaxar e estas rugas vão deixar de ser formadas. As diferenças entre o antes e depois da aplicação de botox nesta zona são evidentes: a pele ganha um aspeto mais liso e toda a expressão parece mais relaxada, jovial e leve.

Nesta zona, o botox também pode ser utilizado como medida preventiva, evitando que as rugas se possam vir a formar.

O botox pode ainda ser aplicado na região das sobrancelhas, para evitar que caiam sobre os olhos com a perda de firmeza da pele. Neste caso, o resultado é um olhar mais aberto e menos cansado.

2. Em redor da boca

Também é possível colocar botox na zona perioral, isto é, em torno da boca, no lábio superior e/ou até no queixo. Nestes locais, as rugas também são comuns, como as rugas estilo “código de barras”, por cima da boca. O objetivo é impedir a sua formação com a movimentação dos músculos.

O botox também pode servir para “levantar” os cantos da boca, nas situações em que se nota a sua queda.

Então, nestes casos, a aplicação do botox permite melhorar o aspeto do sorriso, tornando-o mais jovem, natural e menos marcado, e rejuvenescer o rosto no geral.

3. Acima do lábio superior

O botox pode ser aplicado por cima do lábio superior, com o intuito de corrigir um sorriso gengival. Nestes quadros, existe uma grande quantidade de gengiva visível ao sorrir, graças ao levantamento excessivo do lábio.

Uma vez aplicado neste local, o botox permite relaxar o seu músculo, fazendo-o cair com naturalidade sobre a boca. O resultado é um sorriso mais equilibrado, que se reflete nas feições gerais.

4. Pescoço

Embora menos óbvio, o pescoço é outro local em que o botox pode ser administrado. Esta região também pode sofrer com o aparecimento de linhas e marcas, que resultam do constante franzir e dobrar da pele. A flacidez também é comum.

Nestas situações, aplica-se botox no músculo que se encontra entre a clavícula e a mandíbula, para alisar a pele e melhorar a sua firmeza. Esta mudança traz efeitos para a estética global dos pacientes, renovando-a e tornando-a mais jovem.

A aplicação de botox com funções terapêuticas

Além da função estética, o composto à base de toxina botulínica pode também ter um papel terapêutico na presença de alguns problemas, pelo que os locais de administração podem ser ainda mais alargados.

Por exemplo, a aplicação de botox pode ser útil em pacientes com paralisia, em especial no rosto, permitindo minimizar os seus efeitos. Para isso, a injeção é feita na zona afetada.

Este método também pode ser útil nos seguintes casos:

  • Excesso de produção de saliva (sialorreia) – é aplicado em glândulas abaixo das orelhas;
  • Bruxismo – é administrado nos músculos mandibulares;
  • Enxaqueca crónica ou cefaleia de tensão – é injetado em zonas específicas da cabeça e pescoço;
  • Disfunções da articulação temporomandibular (ATM) - é colocado nos músculos da mandíbula;
  • Transpiração excessiva (hiperidrose) – é aplicado nas axilas, mãos ou pés.

Quando utilizado nestes quadros, o objetivo do botox é reduzir os sintomas que derivam do problema e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Explore as possibilidades da aplicação de botox com a Medway

Como vimos, existem várias zonas de aplicação de botox possíveis. Em certos casos, pode até ser administrado noutras regiões diferentes das apresentadas. Para que o seu contributo seja eficiente, é essencial que estes locais sejam bem indicados, considerando as particularidades de cada situação específica.

Na Medway, procuramos sempre encontrar as melhores soluções para valorizar ainda mais o seu sorriso e, ao mesmo tempo, encarar o rosto como um todo.

Para isso, realizamos uma rigorosa avaliação antes de qualquer procedimento estético ou terapêutico, como o botox. Definimos as necessidades de cada paciente e ouvimos os seus desejos. O planeamento do tratamento é feito com base nestes fatores, garantindo uma maior satisfação e eficácia.

Marque uma consulta e saiba como a aplicação de botox pode ser feita no seu caso particular.

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais