Marcações: Gaia: 223 754 351 * Feira: 256 802 348 *
Agendar Consulta
Marcação de Consulta
Toxina Botulínica

Quanto tempo dura o botox? Descubra qual é, afinal, a duração do botox no rosto

Daniela Oliveira Médica Dentista, Harmonização Orofacial

Já ouviu falar de tratamentos com recurso a toxina botulínica para melhorar a aparência da pele do rosto e gostaria de saber quanto tempo dura o botox e esclarecer outras dúvidas?

Ao longo deste artigo, respondemos a uma questão muito comum: Quanto tempo dura o botox após a sua aplicação no rosto? Descubra a resposta a esta e outra perguntas frequentes sobre este procedimento tão procurado.

Em que consiste a aplicação de botox no rosto?

Mais conhecida como botox, a toxina botulínica é uma substância injetável que promove o relaxamento ou a redução dos movimentos dos músculos. Ao ser aplicado em diferentes zonas da face, o botox reduz a tensão que causa as rugas visíveis, alisando a aparência da pele - é uma solução muito usada em neuromodulação orofacial.

Na Medway, este tratamento é precedido de várias etapas de avaliação e preparação para garantir total segurança e os melhores resultados.

A aplicação de botox decorre em poucos minutos, em consultório médico e é efetuada por um profissional de saúde certificado. A pele é preparada e a toxina botulínica é aplicada por via injetável nas áreas a tratar.

Quanto tempo leva até ver a ação do botox? É instantâneo?

 Saber quanto tempo dura o botox é uma questão comum nos tratamentos de rejuvenescimento facial.

Quando as fases de avaliação e preparação do paciente são feitas de modo adequado, os resultados tendem a ser mais satisfatórios. É também essencial seguir as recomendações e cuidados após a aplicação de botox no rosto, para potenciar os seus efeitos.

Em menos de uma semana vai conseguir ver a ação do botox na sua pele. De facto, bastam 3 a 5 dias para visualizar as primeiras diferenças nas zonas intervencionadas. No entanto, os resultados finais só se atingem cerca de 10 a 15 dias após a aplicação da toxina botulínica.

4 Fatores que podem impactar a duração do botox

A toxina botulínica é uma substância sensível que pode ser afetada, depois de aplicada, por diversos fatores, internos ou externos. Destacamos 4 situações que podem interferir com a duração do botox após a sua aplicação:

1. Exposição a temperaturas elevadas

O botox injetável é sensível a temperaturas demasiado altas, portanto, permanecer em espaços muito quentes como saunas, termas ou banhos turcos pode ter consequências negativas neste tipo de tratamento.

2. Tomar certos medicamentos

A toma de alguns medicamentos, com ação anti-inflamatória ou antibióticos, pode interferir com o tempo de duração do botox. Assim, se tomar alguma medicação, deve falar com o seu médico sobre esta possibilidade para esclarecer as suas dúvidas.

3. Resistência natural do organismo 

Apesar de ser uma substância segura para aplicação no corpo humano, a toxina botulínica pode, em casos muito raros, ser alvo de alguma resistência imunitária por parte do organismo. Estas situações podem afetar a duração do botox, diminuindo os seus efeitos no rosto.

4. Técnicas antiquadas ou inadequadas

Outro fator importante que pode afetar a duração do botox é o tipo de técnica com que se aplica. 

Na atualidade, são usadas doses muito diminutas, para garantir um resultado mais natural e uma durabilidade maior. O recurso a técnicas antiquadas ou incorretas pode resultar numa diminuição da duração do botox.

Quanto tempo depois devo reaplicar botox?

Por ser um procedimento pouco invasivo, quase indolor e com resultados notórios no aspeto da pele da face, muitos pacientes optam por fazer aplicações regulares ao longo do ano. Assim, para além de preservarem a aparência da pele, vão também prevenir o acentuar das linhas de expressão. No entanto, é importante fazer um intervalo de, por norma, 6 meses. 

Nas Clínicas Medway, recomendamos que faça 1 ou 2 aplicações anuais de manutenção, com um intervalo de 6 a 8 meses entre cada uma.

Quanto tempo dura o botox no rosto e como posso potenciar os seus efeitos?

Aqui deveria ser uma foto da face toda da paciente antes a após botox (não do direcionada para a testa por uma questão de legislação das clínicas )

Recolher informação e rebater mitos sobre quanto tempo dura o botox é o melhor ponto de partida para alcançar um rosto harmonioso.

Quando passarem 10 dias da primeira aplicação da toxina botulínica no rosto vai poder observar uma melhoria significativa na sua pele! Depois desse período os resultados devem manter-se visíveis durante meses.

Quando o procedimento é bem preparado, feito com rigor e de forma adaptada às expectativas do paciente, a duração do botox no rosto é de 4 meses, em média. Por isso, procure sempre profissionais certificados, experientes e de confiança para este tipo de intervenções.

Como fazer o botox durar mais?

A aplicação de botox com fins estéticos é hoje um procedimento seguro que oferece efeitos satisfatórios e visíveis por muito tempo. A melhor garantia de eficácia e durabilidade de resultados é procurar clínicas e profissionais com experiência e habilitados para o efeito.

É também fundamental seguir todas as recomendações do seu médico quanto aos cuidados pós botox que deve ter nos primeiros dias após a intervenção.

Na Medway, os nossos médicos especialistas possuem formação específica neste tipo de técnicas para garantir que as suas expectativas são concretizadas. Saiba mais sobre todo o potencial da aplicação do botox nas Clínicas Medway e invista na sua autoestima!

Artigos recentes

Cuidados especiais com a saúde oral nos meses frios: como cuidar dos dentes no inverno?

Neste artigo, fique a saber como manter a saúde oral no inverno e os cuidados a ter com os dentes nos meses frios.

Saber mais
A idade certa para colocar botox: saiba quando pode ou deve realizar o tratamento

Em que idade se deve aplicar botox? Será que existe uma altura ideal? Conheça aqui todas as respostas agora e saiba quando realizar o tratamento.

Saber mais
Como funciona o implante de carga imediata? Tudo o que deve saber sobre o tratamento

Entenda como ter dentes novos num dia com um implante de carga imediata! Leia este artigo, conheça as vantagens e quem pode realizar o tratamento.

Saber mais